29-07-2025
Fotografia: João Lima/NOVA FCT
Estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática da NOVA FCT apresentaram recentemente projetos tecnológicos inovadores para responder a um dos problemas mais prementes do país: os incêndios florestais.
O desafio foi lançado no âmbito da unidade curricular Atividade de Desenvolvimento Curricular e centrou-se na criação de soluções que facilitem a comunicação entre os diferentes agentes no terreno — desde bombeiros a autarquias e entidades de proteção civil.
A iniciativa foi inspirada no projeto Land IT, coordenado pela NOVA FCT, um sistema de apoio à decisão espacial, em formato de web app, que visa auxiliar as entidades gestoras das OIGP no planeamento e execução de estratégias de reordenamento do território. O projeto contou com a colaboração da Câmara Municipal de Mação, uma das regiões mais afetadas por incêndios nos últimos anos.
António Louro, representante da autarquia, visitou a NOVA FCT para conhecer os trabalhos dos alunos e destacou: “É de facto muito interessante e mesmo impressionante o que vimos nos catorze diferentes produtos que os alunos conseguiram realizar. É muito interessante como se chegou a sistemas que estão prontos a serem utilizados e experimentados e não apenas como simples demonstradores de pequena dimensão. Encontramos muitas ideias que são muito interessantes para serem consideradas por parte de organizações que lidam com a problemática da gestão e transformação e sustentabilidade do território.”
As propostas dos alunos incluíram aplicações móveis e web com funcionalidades como partilha de dados em tempo real, comunicação entre equipas e até formatos inspirados em redes sociais, promovendo maior colaboração entre os agentes no terreno. Os projetos revelam elevada complexidade e integração de ferramentas, desde infraestruturas cloud, monitorização remota, análise de dados em tempo real, até à gestão de operações por perfis com diferentes níveis de responsabilidade.
Segundo o coordenador da unidade curricular, Henrique Domingos, “estes são exemplos reais do que um aluno tem de saber fazer no 3.º ano: resolver problemas complexos, trabalhar em equipa e propor soluções tecnológicas com impacto na sociedade.”
A estudante Cláudia Faria destaca a utilidade da experiência: “Foi um projeto muito interessante e deu mesmo para aprender.” Já os colegas João Rivera e João Monteiro sublinham os desafios: “Foi difícil, porque o problema não era muito claro no início, mas foi importante porque deu para aplicar conhecimentos.”
Esta iniciativa reforça a aposta da NOVA FCT numa formação prática, interdisciplinar e alinhada com os grandes desafios do mundo atual.
Galeria de fotos (João Lima/NOVA FCT)