A área de Carreiras da NOVA FCT apoia o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes e Alumni, facilitando a sua transição para o mercado de trabalho. Trabalhamos para fortalecer a ligação entre a Faculdade, as empresas e a sociedade, promovendo empregabilidade, inclusão e impacto no território.
Missão
A área de Carreiras da NOVA FCT tem como missão apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes e Alumni da NOVA FCT, facilitando a sua transição para o mercado de trabalho e promovendo oportunidades de crescimento e de aprendizagem prática. Promovemos a empregabilidade, a inclusão e o impacto territorial através de oportunidades práticas e de crescimento.
Objetivos
O que fazemos
Para melhor servir a comunidade, a equipa de Carreiras da NOVA FCT dinamiza sessões de gestão de carreira, um programa de mentoria e o Career Discovery Month. Estes momentos têm como objetivo dar a conhecer as principais oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional disponíveis para estudantes e Alumni.
A área de Carreiras disponibiliza atendimento individual e personalizado a todos os estudantes da NOVA FCT.
Nestas sessões, poderás esclarecer dúvidas relacionadas com o teu percurso académico e profissional, adaptar o teu currículo, identificar oportunidades de emprego ou saber mais sobre estágios adequados ao teu perfil.
Também será possível esclarecer questões sobre a utilização da plataforma de Gestão de Carreira - CareerOS.
As sessões podem ocorrer em formato presencial no campus da NOVA FCT ou online através do Google Meet.
Marca a tua sessão aqui.
A área de Carreiras da NOVA FCT disponibiliza gratuitamente o acesso a uma plataforma que te permite organizar, gerir e implementar o teu plano de carreira.
No careerOS tens acesso a várias funcionalidades que te permitem:
Como aceder à plataforma?
Nota: Durante o registo, ser-te-ão colocadas algumas questões sobre as tuas preferências de carreira.Caso não saibas o que responder, não te preocupes - estas respostas podem ser alteradas mais tarde.
Para instruções detalhadas de utilização, consulta o manual de utilizador (brevemente disponível).
Caso tenhas alguma dificuldade na utilização da plataforma contacta-nos em careers@fct.unl.pt .
Os estágios constituem uma etapa fundamental na formação académica dos estudantes, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em contexto real de trabalho. Esta experiência contribui para o desenvolvimento de competências técnicas mas sobretudo de competências pessoais essenciais, para o aprofundamento do conhecimento do mercado e para a construção de uma trajetória profissional sólida e informada.
A área de Carreiras apoia os estudantes em todas as fases do processo de estágio, assegurando que cada oportunidade contribui para uma experiência formativa de qualidade.
Estágios curriculares PIPP/PIIC
Todos os alunos da NOVA FCT realizam no último ano da sua licenciatura um estágio curricular de curta duração – podem optar entre o Programa de Introdução à Prática Profissional (PIPP) ou o Programa e Introdução à Investigação Científica (PIIC). Mais informações aqui.
Estágios de Dissertação
São estágios curriculares de duração entre 6 meses a 1 ano, no âmbito da Unidade Curricular de Dissertação de Mestrado, que permitem aos estudantes desenvolver o seu projeto final em contexto real de investigação ou de empresa. Estes estágios oferecem a oportunidade de aplicar conhecimentos avançados, aprofundar competências técnicas e trabalhar em desafios concretos, contribuindo para a produção científica ou para a inovação em ambiente profissional. Sob orientação conjunta da Faculdade e da entidade de acolhimento, os estudantes desenvolvem trabalho autónomo, estruturado e alinhado com os objetivos da sua dissertação, fortalecendo a sua preparação para a integração no mercado de trabalho ou para a continuidade de estudos.
Estágios Extracurriculares
Vê as oportunidades de estágios aqui.
A nova Unidade Curricular de Atividades Complementares A e B (Licenciatura) e Atividades Complementares C e D (Mestrado) permite transformar essas experiências em 3 ECTS, através de um sistema simples de pontos que reconhece o vosso envolvimento real em diferentes contextos.
O que é que conta?
Como funciona?
Quem pode inscrever‑se?
Todos os estudantes de Licenciatura ou Mestrado com opção livre no plano de estudos.
Como submeter?
Através da plataforma Moodle, com certificado válido da atividade (modelo disponível no regulamento em anexo).
Esta UC foi criada para reconhecer o vosso percurso real — aquilo que fazem, aprendem, constroem e representam dentro e fora da NOVA FCT.
Se tiverem dúvidas ou quiserem confirmar se uma atividade é elegível, estamos totalmente disponíveis para ajudar: tsss@fct.unl.pt (pfv colocar no assunto do email "UC Atividades Complementares").
Regulamento Atividades Complementares A e B (Licenciatura) e Atividades Complementares C e D (Mestrado)
Oportunidades
A colaboração entre a NOVA FCT e as empresas aproxima o talento ao mercado e gera benefícios para ambos os lados. As organizações têm acesso direto a estudantes qualificados e a novas perspetivas, enquanto contribuem para o desenvolvimento de competências e para a empregabilidade dos futuros profissionais. Em conjunto, fortalecemos a ligação entre academia e setor produtivo e criamos impacto real no território.
A colaboração entre a NOVA FCT e os parceiros interessados em participar ativamente na formação dos futuros profissionais pode materializar-se de diversas formas, aqui totalmente customizadas de forma a responder às necessidades e objetivos de ambas as partes.
Se pretende estabelecer uma parceria, divulgar ofertas de estágio ou emprego pedimos que entre em contacto connosco através de careers@fct.unl.pt. Conheça as opções de colaboração e faça parte da rede que aproxima estudantes e mercado de trabalho!
A marcação para horário de atendimento é realizada através do seguinte link:
https://calendly.com/div-rcaapdn-coord-fct/atendimento-alunos-gestao-de-carreira?month=2026-02
Poderás realizar a tua marcação às 2ª Feiras das 14:00 às 16:00 e às 4ª Feiras das 10:00 às 12:00. A sessão será online através do Google Meet.
Não, na área de Carreiras estamos sempre disponíveis para te receber e esclarecer as tuas dúvidas. Contudo, a marcação de uma hora de atendimento permite que não tenhas de esperar para ser atendido e que tenhamos mais tempo para acompanhar as tuas questões.
Podes participar no Programa de Mentoria como Mentor ou como Mentorando. Para seres Mentor deverás estar já no teu 2º ano de curso.
Para participares no programa de mentoria como mentor ou mentorando deverás realizar a tua inscrição no formulário https://ctne.fct.unl.pt/mod/questionnaire/complete.php?id=27168
As inscrições decorrem num período definido para o efeito que podes consultar em: https://www.fct.unl.pt/programa-de-desenvolvimento-e-inovacao-pedagogica/programa-de-mentoria-da-nova-fct
Todas as ofertas de estágio e emprego são divulgadas na plataforma de Carreiras da NOVA FCT – CareerOS.
Para consultares as ofertas deves:
Todos os alunos da NOVA FCT realizam no último ano da sua licenciatura um estágio curricular de curta duração – podem optar entre o Programa de Introdução à Prática Profissional (PIPP) ou o Programa e Introdução à Investigação Científica (PIIC). Têm uma duração mínima de 80 horas e decorrerem num período de quatro a cinco semanas, em janeiro/fevereiro ou em junho/julho de cada ano.
Quando for altura disso, os alunos inscritos em PIPP/PIIC, poderão candidatar-se em simultâneo às ofertas PIPP e PIIC disponíveis na plataforma de carreiras - https://employer.thecareeros.com/. Mais informações sobre este tema aqui: TUTORIAL CAREEROS (PIPP/PIIC)
Sim, são organizados ao longo do ano, várias atividades (em diferentes formatos) de descoberta de Carreira e de exploração de percursos profissionais, incluindo carreiras na indústria, investigação e academia, (workshops, alumni talks, feiras de emprego, desafios reais, round tables e apresentações de empresas e projetos). Para saberes mais sobre estas iniciativas, segue as redes sociais da NOVA FCT, consulta o CareerOS e está atento ao email CLIP que recebes mensalmente.
Sim, os alumni da NOVA FCT podem contactar o gabinete de carreiras e usufruir do nosso apoio. Para este contacto devem pfv utilizar o seguinte email: alumni@fct.unl.pt.
