Investigação

Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

A investigação no  CIUHCT tem como missão mostrar a importância da História da Ciência, da Tecnologia e da Medicina na construção da cidadania e da identidade europeias, focando-se em particular, mas não exclusivamente, em estudos de caso portugueses enquadrados numa perspectiva  internacional. O CIUHCT participa activamente nos debates internacionais mais relevantes da sua área científica, nomeadamente sobre os conceitos de centro (s) e periferia(s) e sobre a relevância dos saberes e práticas de ciência, tecnologia e medicina na construção do mundo moderno e contemporâneo, usando uma grelha interdisciplinar inovadora baseada na trilogia circulação, apropriação e inovação.

Linhas Temáticas:

• Peritos, Instituições e a Globalização: aborda o papel dos peritos e das instituições no mundo contemporâneo, através de uma narrativa histórica que se foca  na co-produção de conhecimento técnico-científico, nas suas formas de circulação e apropriação e na sua interacção com as agendas políticas.
  • Instrumentos e Práticas, Culturas Visuais e Materiais: aborda, a partir do estudo dos objectos, artefactos e espaços da cultura material da ciência, tecnologia e medicina, as práticas subjacentes e os modos como foram moldadas por esses mesmos objectos e lugares, incluindo, pois, uma dimensão geográfica e os efeitos da contingência geopolítica.

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Membros

24 Membros Integrados (11 na NOVA FCT) e 12 Estudantes de Doutoramento (6 na NOVA FCT)

Instituições Parceiras