Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias Limpas e Processos

A missão do REQUIMTE visa cooperar de forma contínua, competente e eficiente para alcançar um desenvolvimento sustentável através da promoção de novas tecnologias que procurem reduzir ou mesmo eliminar substâncias indesejáveis na conceção, produção e utilização de produtos químicos.

Linhas Temáticas:

• Novos compostos a partir de fontes renováveis;
  • Qualidade e segurança alimentar;
  • Controlo analítico e automação de processos;
  • Processos (Bio)químicos limpos ;
  • Moléculas e materiais funcionais para a sustentabilidade.

Grupos de investigação

• Processos de Engenharia (Bio)Química  Processos de  Engenharia -  Fermentação/reação, separação/purificação, síntese/processamento, água/tratamento de águas residuais e sistemas de biologia/modelação metabólica.
  • Catálise & Materiais Funcionais e Inteligentes – Química de Coordenação e  Materiais, Nanoquímica e Nanotecnologia. Sistemas Eco‐sustentáveis. Materais Funcionais e Inteligentes.
  • Química Ambiental e Saúde – Gestão de Resíduos, Controle Ambiental e (Bio)remediação, Segurança Alimentar e Saúde Pública.
  • Química Orgânica – Química Orgânica Experimental e Computacional no interface da Química com a Biologia.
  • Fotoquímica: Da Informação e Conversão de Energia à Protecção da Herança Cultural – A cor na Natureza e na Arte. A conservação da herança cultural e a conversão da energia solar. Materiais chromogénicos.
  • Produtos Naturais – Fitoquímica, Farmacognosia, Farmacologia e Microbiologia.
  • Ciência dos Alimentos – Métodos químicos, da biologia molecular e métodos quimiométricos para a autenticação e segurança de alimentos.
  • Química Analítica – Automação e miniaturização como instrumentos para a implementação de estratégias de química verde na química analítica.
Saber mais

Baltazar de Castro / João Paulo Crespo (FCT/UNL)

Membros

119 Membros Integrados (60 na FCT/UNL), 151 Estudantes de Doutoramento (68 na FCT/UNL)