Curso de Formação com Investigação em Ciências Biomoleculares

Education

Formação com Investigação em Ciências Biomoleculares

Área científica predominante: Bioquímica / Biotecnologia / Biologia / Biofísica / Química / Engenharia Química e Bioquímica

O curso de Formação com Investigação em Ciências Biomoleculares tem como objetivos iniciar o estudante na atividade científica, desenvolver o seu sentido crítico, criatividade, capacidade de comunicação oral e escrita, na língua inglesa, dos resultados científicos e fomentar alguma autonomia científica.

Este curso pretende que os alunos ganhem competências na prática de trabalho científico, com ênfase no desenvolvimento de um projeto de investigação científica original. O trabalho é enquadrado no âmbito de um projeto de investigação a decorrer na UCIBIO ou noutra unidade de investigação e desenvolvimento com que o centro tenha parcerias, ficando cada estudante sob a supervisão de um orientador doutorado integrado nessas instituições.

Duração

O curso é composto por quatro níveis (1, 2, 3 e 4) com durações e número de ECTS distintos, entre um mínimo de 6 meses / 3 ECTS (nível 1) e um máximo de 24 meses / 12 ECTS (nível 4).

Objectives

O curso pretende formar o estudante na prática da atividade científica direcionada para a caracterização de microrganismos, biomoléculas, mecanismos celulares, vias metabólicas assim como no desenvolvimento e caracterização de materiais ou dispositivos para aplicação em tecnologias da saúde. Como objetivos globais de aprendizagem para qualquer um dos níveis de 1 a 4 do curso, pretende-se que o aluno:

  • Adquira capacidade de análise crítica de literatura científica e de resultados experimentais;
  • Desenvolva a capacidade de interpretar dados científicos;
  • Demonstre espírito crítico e de iniciativa científica;
  • Desenvolva a capacidade de comunicar e discutir resultados recorrendo a linguagem científica apropriada, de forma sucinta e clara;
  • Integre e aplique conhecimentos multidisciplinares em ciências biomoleculares aplicadas e áreas afins.

Níveis mais avançados (3, 4) permitirão expandir e consolidar estes conhecimentos (por exemplo, adaptar a capacidade de comunicação e discussão para diversas audiências, de especialistas e não especialistas, da academia à indústira e maior autonomia científica).

Metodologias de ensino e aprendizagem

Cada aluno será orientado individualmente por um membro integrado da unidade de investigação UCIBIO - Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas ou outra unidade de investigação com que o centro tenha parcerias. Nas unidades curriculares de prática laboratorial, o aluno começará por realizar pesquisa bibliográfica sobre o tema de investigação científica e preparar, em articulação e discussão com o seu orientador, um plano detalhado para o projeto de investigação científica proposto.

Durante o trabalho laboratorial, o aluno será integrado num projeto nacional ou internacional em curso na unidade de I&D, e na equipa de I&D que o está a desenvolver. Essa equipa, em articulação com o orientador, fornecerá ao aluno toda a informação necessária para operar os equipamentos laboratoriais e para analisar os resultados obtidos. O aluno será também integrado nas reuniões periódicas do projeto, quer internas, quer com os restantes parceiros do projeto (se aplicável), onde irá desenvolver competências de discussão e comunicação científica.

Nos níveis mais avançados do curso (3 e 4) pretende-se que todas essas competências adquiridas pelo aluno sejam aprofundadas, permitindo construir gradualmente o seu perfil de investigador e fomentar a sua independência científica.

No final de cada unidade curricular o aluno fará um relatório relativo às atividades desenvolvidas no seu trabalho de investigação. Nos níveis mais avançadas (3 e 4) realizará também uma apresentação e discussão oral sob a forma de um seminário.

Custo da formação

3 ECTS: 75 Euros

6 ECTS: 150 Euros

9 ECTS: 225 Euros

12 ECTS: 300 Euros

Candidaturas

Entrance requirements for the 2021/2022 academic year

Vacancies for 2021/2022:

 

Admission rules:

  1. Podem ser admitidos a este curso de formação com investigação Licenciados (1.º ciclo) ou Mestres  (2.º ciclo) ou detentores de graus equivalentes Europeus, com formação em áreas consideradas  adequadas à investigação em Ciências Biomoleculares. Candidatos que não cumpram estes requisitos poderão ser considerados mediante parecer positivo da Coordenação do Curso.
  2.  A candidatura deverá ser formalizada com a submissão de curriculum vitae, certificado de habilitações com média final, e programa de trabalhos assinado pelo orientador, podendo o candidato juntar documentação adicional que considere relevante.
  3. A apresentação de um documento comprovativo de seleção para atribuição de bolsa de investigação no âmbito de projeto de investigação é considerado fator preferencial à admissão.
  4. As candidaturas e matrículas estão abertas em permanência.

Coordenação

Professora Sofia Pauleta, DQ
Professor Pedro M. Costa, DCV