Formação com Investig. Engenharia de Materiais, Nanotecnologias e Nanociências

Education

Formação com Investigação em Engenharia de Materiais, Nanotecnologias e Nanociências

Área científica predominante: Engenharia de Materiais / Nanotecnologia

O curso de Formação com Investigação em Engenharia de Materiais, Nanotecnologias e Nanociências pretende que os alunos ganhem competências na prática de trabalho científico, com ênfase no fabrico, caracterização, simulação ou aplicação de materiais ou de dispositivos neles baseados. O trabalho é enquadrado no âmbito de um projeto de investigação a decorrer no I3N-CENIMAT ou noutra unidade de investigação e desenvolvimento com que o centro tenha parcerias, ficando cada estudante sob a supervisão de um orientador doutorado integrado nessas instituições.

Duração

O curso é composto por quatro níveis (1, 2, 3 e 4) com durações e número de ECTS distintos, entre um mínimo de 6 meses / 3 ECTS (nível 1) e um máximo de 24 meses / 12 ECTS (nível 4).

Objectives

O curso pretende formar o estudante na prática da atividade científica direcionada para o fabrico, caracterização, simulação ou aplicação de materiais ou de dispositivos neles baseados. Como objetivos globais de aprendizagem para qualquer um dos níveis de 1 a 4 do curso, pretende-se que o aluno desenvolva o seu sentido crítico na análise de literatura científica e de resultados experimentais, que demonstre criatividade nas metodologias científicas empregues ao longo do trabalho, que desenvolva a sua capacidade de comunicação oral e escrita, e que com tudo isso adquira gradualmente a sua autonomia científica. Níveis mais avançados (2, 3, 4) permitirão expandir e consolidar estes conhecimentos (por exemplo, adaptar a capacidade de comunicação e discussão para diversas audiências, de especialistas e não especialistas, da academia à indústria e fomentar maior autonomia científica).

Metodologias de ensino e aprendizagem

Cada aluno será orientado individualmente por um membro doutorado integrado no i3N-CENIMAT ou noutra unidade de investigação e desenvolvimento com que o centro tenha parcerias. Nas unidades curriculares semestrais de “Prática laboratorial”, o aluno começará por efetuar pesquisa bibliográfica sobre o tema do seu trabalho de investigação, preparando depois, com base nessa pesquisa e nas ideias discutidas com o orientador, um plano detalhado para o seu trabalho experimental.

Durante o seu trabalho laboratorial, o aluno será integrado num projeto nacional ou internacional em curso na unidade de I&D, dentro da equipa de I&D que o está a desenvolver. Essa equipa, em articulação com o orientador, fornecerá ao aluno toda a formação necessária para operar os equipamentos laboratoriais e para analisar os resultados obtidos. O aluno será também integrado nas reuniões periódicas do projeto, quer internas, quer com os restantes parceiros do projeto (se aplicável), onde irá desenvolver competências de discussão e comunicação científica.

Nos níveis mais avançados do curso (2, 3 e 4) pretende-se que todas essas competências adquiridas pelo aluno sejam aprofundadas, permitindo construir gradualmente o seu perfil de investigador e fomentar a sua independência científica. No final de cada unidade curricular o aluno fará um relatório relativo às atividades desenvolvidas no seu trabalho de investigação, e adicionalmente, nos níveis 2 a 4, uma apresentação e discussão oral sob a forma de um seminário, com um especialista no tópico proveniente de outro laboratório.

Custo da formação

3 ECTS: 75 Euros

6 ECTS: 150 Euros

9 ECTS: 225 Euros

12 ECTS: 300 Euros

 

Candidaturas

Entrance requirements for the 2021/2022 academic year

Vacancies for 2021/2022:

 

Admission rules:

  1. Licenciados (1.º ciclo) ou Mestres (2.º ciclo), ou detentores de graus equivalentes, com formação em áreas consideradas adequadas à investigação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologias: formação em Engenharia de Materiais, Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Engenharia Química, Engenharia Física, Engenharia Biomédica, Biotecnologia, Bioquímica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica e áreas afins. Candidatos que não cumpram estes requisitos poderão ser considerados mediante parecer positivo da Coordenação do Curso.
  2. A candidatura deverá ser formalizada com a submissão de carta de motivação, curriculum vitae, certificado de habilitações com média final, podendo o candidato juntar documentação adicional que considere relevante. A seleção dos candidatos será feita com base no mérito académico/científico, podendo ser agendada uma entrevista, presencial ou remota, realizada por membro doutorado da equipa docente do curso nomeado pela comissão de curso, de acordo com a área científica em que o candidato realizará o seu trabalho.
  3. As candidaturas e matrículas estão abertas em permanência.

Coordenação

Professor João Paulo Borges