Curso de Formação com Investigação em Engenharia Mecânica e Industrial

Education

Formação com Investigação em Engenharia Mecânica e Industrial

Área científica predominante: Engenharia Mecânica e Industrial

O curso de Formação com Investigação em Engenharia Mecânica e Industrial visa proporcionar aos estudantes uma visão integrada sobre três dos pilares fundamentais da atividade científica: a produção de conhecimento e as metodologias que lhe estão associadas, a comunicação científica e a sua disseminação para públicos mais alargados.

A produção de conhecimento científico deve assentar num conhecimento aprofundado das metodologias de investigação, focando particularmente aquelas que mais se ajustam à área científica do investigador, no caso vertente as das Engenharia Mecânica e da Engenharia e Gestão Industrial.

Para além deste foco nas diferentes metodologias, e nas questões que lhes são subjacentes, não é possível deixar de abordar as diferentes formas de financiamento da investigação científica, bem como as questões de natureza ética e social que decorrem das atividades de investigação.

A visibilidade do trabalho de investigação, consubstanciado na comunicação científica, é de primordial importância, não apenas por corresponder ao bem maior de progressão 3 das sociedades, mas também por potenciar a criação de redes de investigação, sejam estas de natureza formal ou informal, que alimentam por sua vez novos desafios de investigação e desta forma constituem um ciclo virtuoso na produção de conhecimento científico.

Finalmente, a cada vez maior “literacia científica” das sociedades atuais, assente numa maior apetência por estas temáticas, a par do extraordinário crescimento das formas de comunicação, leva a que a disseminação do conhecimento científico, expandindo-o para fora do meio restrito da academia, venha sendo reconhecida como responsabilidade dos investigadores.

A par desta responsabilidade social, a disseminação do conhecimento científico, e capacidade de o demonstrar, desempenha um papel fundamental na ligação das universidades ao tecido empresarial, lançando desta forma a semente para atividades bem-sucedidas de transferência de tecnologia.

Duração

12 meses (3 ECTS)

Objectives

Concluído o ciclo de estudos, o estudante deverá estar apto a:

  • Definir um objectivo de investigação e formular as hipóteses a testar
  • Seleccionar os procedimentos metodológicos mais adequados face aos objectivos de investigação
  • Compreender a diversidade de fontes de informação disponíveis, bem como as formas de a estas aceder
  • Escrever uma revisão da literatura, utilizando as fontes relevantes e os procedimentos de referenciação mais adequados
  • Compreender os desafios éticos que se podem colocar à investigação científica, equacionando-os no âmbito da sua própria actividade
  • Conhecer as diferentes formas de financiamento da investigação científica, nos contextos nacional e internacional
  • Conhecer e utilizar o formalismo da escrita científica
  • Dominar os diferentes tipos de indicadores associados à produção científica e sua relevância (H-index, Factor de Impacto, etc.)
  • Seleccionar o meio mais adequado para a disseminação do seu trabalho científico, avaliando as implicações das suas escolhas
  • Utilizar eficazmente diferentes formas de comunicação oral e escrita
  • Identificar diferentes canais de comunicação, seleccionando-os de acordo com o público-alvo de cada acção (redes sociais, revistas de divulgação científica, etc.)
  • Conceber um projecto demonstrador de tecnologia, orientado para um público especializado, não académico.

Metodologias de ensino e aprendizagem

A unidade curricular visa dar resposta aos objectivos definidos para o curso, assegurando competências no domínio das metodologias de investigação, assim como na promoção da visibilidade do trabalho de investigação, dentro e fora da comunidade académica.

Por outro lado, a metodologia de ensino a utilizar passará pela orientação tutorial, em estreita proximidade com os trabalhos de investigação em curso no departamento, sendo o estudante orientado no desenvolvimento dos trabalhos que virão a constituir peças de avaliação. Assim se assegura um contacto próximo com o estudante, ajustando a sua aquisição de competências aos objectivos do curso e concretizando-as através das diferentes peças de avaliação.

Custo da formação

75 Euros

Candidaturas

Entrance requirements for the 2021/2022 academic year

Vacancies for 2021/2022:

 

Admission rules:

  1. Podem ser admitidos a este “curso de formação com investigação e comunicação científica em Engenharia Mecânica e Industrial” candidatos Licenciados (1.º ciclo) ou Mestres (2.º ciclo) ou detentores de graus equivalentes Europeus, com formação nas áreas científicas da Engenharia Mecânica e Industrial ou afins.
  2. A candidatura deverá ser formalizada com a submissão de curriculum vitae, certificado de habilitações com média final e programa de trabalhos assinado pelo orientador, podendo o candidato juntar documentação adicional que considere relevante.
  3. A apresentação de um documento comprovativo de seleção para atribuição de bolsa de investigação no âmbito de projeto de investigação é considerado fator preferencial à admissão.
  4. As candidaturas e matrículas estão abertas em permanência.

Coordenação

Professor António Grilo
Professor Telmo Santos
Professor Rogério Puga Leal