Número de Identificação Fiscal (NIF)

Qualquer pessoa que se mude para Portugal deve solicitar um NIF (Número de Identificação Fiscal), e é o número de identificação fiscal português. Este serve para identificar uma entidade ou uma pessoa quando solicitado pelas autoridades fiscais. Irás precisar de um NIF pessoal para lidar com várias transações, como obter uma assinatura de telefone, comprar ou alugar um imóvel a longo prazo, assinar serviços públicos, etc.

Os cidadãos estrangeiros não precisam de se deslocar a um serviço de finanças para fazer o seu pedido de NIF. Os pedidos de NIF por cidadãos estrangeiros são feitos através do e-Balcão, por um representante fiscal (cidadão com residência em Portugal). Sabe mais informações em https://sitfiscal.portaldasfinancas.gov.pt/ebalcao/home

Conta bancária

Portugal faz parte da Zona Euro, ou seja, o Euro (sinal: €; código: EUR) é a moeda de Portugal. Se vens de qualquer estado-membro da Zona Euro, não terás problemas com a moeda. Caso contrário, poderás converter a tua moeda em qualquer aeroporto ou Banco. Na maioria das lojas são aceites cartões de crédito e débito, bem como dinheiro e cheques emitidos por bancos portugueses. Existem muitas agências bancárias espalhadas pelo país. Há também muitos caixas Multibanco (ATM) e a maioria aceita cartões de crédito. Em Portugal, podes pagar a maioria das contas (água, luz, telefone, etc.) nos multibancos, bem como comprar bilhetes de comboio/autocarro ou alguns bilhetes para concertos e espetáculos. Em vários caixas Multibanco, podes até solicitar cheques e fazer depósitos. Para abrir uma conta bancária necessitas de um documento de identificação ou Passaporte válido, e do NIF (Número de Identificação Fiscal). Pode ser pedido prova da tua matrícula na Universidade.