Em linha com as tendências atuais de evolução da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC) da NOVA FCT confere uma formação sólida e ampla em áreas chave de suporte à sociedade do século XXI, que incluem a Eletrónica e micro/nano eletrónica integrada (chips); engenharia de computadores; tecnologias de informação; telecomunicações; robótica; energia, sistemas e controlo Industrial; manufatura; gestão de projetos e, mais recentemente, em tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA).
These scholarships, worth 450 euros, are available to all students from the School or other Higher Education Institutions who are applying for the first time to the first year of a Master’s programme at NOVA FCT and have a final undergraduate grade of 15 or higher.
Check the regulations (in Portuguese only)!
Applications 2025/26
1st Phase: 3 FEV. a 22 de MAR.
2nd Phase: 2 JUN. a 18 JUL.
Vacancies: 170
Duration: 2 anos (120 ECTCS)
Format: Presencial, Diurno
Language: Português e/ou Inglês
Course Coordinator: João Pedro Abreu de Oliveira, meec.coordenador@fct.unl.pt
Academic division: mestrados@fct.unl.pt
Com o foco numa combinação otimizada entre a prática e a fundamentação teórica de suporte, refletindo a evolução e os novos paradigmas do ensino e aprendizagem no ensino superior, o mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC) da NOVA FCT segue uma metodologia que assegura que os conceitos tecnológicos subjacentes sejam compreendidos e aprendidos através da aplicação e desenvolvidos em projetos que refletem casos de uso práticos reais.
As unidades curriculares apresentam uma orientação prática (hardware e/ou software, “hands-on”), expondo o estudante à resolução de problemas complexos de engenharia eletrotécnica, com uma visão multidisciplinar e fomentando a organização e gestão de trabalho em grupo.
A presença da engenharia eletrotécnica em quase todas as atividades contemporâneas traduz-se num amplo e variado espectro de oportunidades de emprego.
Em várias indústrias:
Tuition fee - Portuguese students: 1250€ / ano
Tuition fee - Foreign students: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
Criado em 1993, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
More info