O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores resulta da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 ECTS (2 anos).
O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores confere uma formação sólida e abrangente em áreas chave de suporte à sociedade do século XXI, que incluem a Eletrónica, Engenharia de Computadores e Tecnologias de Informação, Telecomunicações, Robótica, Energia e Sistemas.
Este Mestrado fornece uma formação avançada sólida, predominantemente interdisciplinar, em áreas científicas e técnicas fundamentais como o desenho de sistemas eletrónicos, as telecomunicações e a energia, o controlo industrial e as tecnologias de informação.
Os engenheiros eletrotécnicos e de computadores da NOVA combinam competências no domínio de conhecimentos científicos fundamentais com competências tecnológicas avançadas, o que possibilita a sua fácil adaptação à rápida evolução dos processos e às novas exigências do mercado. Estas competências conferem uma contínua adaptação dos profissionais aos desafios colocados pela inovação tecnológica, sendo por isso o garante de uma carreira de sucesso.
O currículo do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores foi concebido para proporcionar o acesso a um vasto leque de saídas profissionais. Assim, apontam-se como exemplos:
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
A anunciar brevemente
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
3.ª Fase: 28 de agosto a 15 de setembro de 2023
Vagas para 2023/2024:
45
Regras de acesso:
Para ingressar no Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes terão que possuir a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores. Candidatos com formações similares serão avaliados com base no seu Curriculum e experiência profissional. Todos os candidatos terão de ser aprovados pela comissão científica, podendo ser sujeitos a uma entrevista, com o objetivo de avaliar a sua preparação e motivação para o curso de Mestrado.
Coordenador do curso:
Professor João Pedro Oliveira
DGES
Registo n.º R/A-Cr 114/2021 em 28/04/2021
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 25/03/2021
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020
O Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
O DEEC foi criado em 1993, para promoção do ensino e da investigação científica nos domínios da Engenharia Eletrotécnica. No ano letivo 1994/1995 foi criada a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (LEE).
Atualmente, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tem uma participação maioritária e, consequentemente, a responsabilidade da lecionação de um Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores-MIEEC, um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica Sistemas e Computadores- MEESC (2.º Ciclo - Processo Bolonha), um Mestrado em Energias Renováveis Conversão Elétrica e Utilização Sustentável- MERCEUS (2.º Ciclo - Processo Bolonha), um Mestrado em Engenharia Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura - MERSIM (2.º Ciclo - Processo Bolonha) e um Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e Computadores - PDEEC (3.º Ciclo - Processo Bolonha).
O DEEC é constituído por 44 docentes, dos quais 40 são doutorados.
Saber mais