(em Associação com a Universidade de Évora)
No sentido de aproveitar conhecimentos, valências e instalações laboratoriais, a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e a Universidade de Évora juntaram-se para propor um 2.º ciclo de Paleontologia.
Este 2.º ciclo de estudos está concebido para ser aberto a um público com formação de base diversa, permitindo atrair estudantes de várias áreas do saber. Destacamos os que finalizarem o 1.º ciclo de estudos nas áreas da, biologia, geologia, arqueologia e outras. Está também gizado para atrair docentes dos Ensinos Básico e Secundário que, tendo terminado a sua formação no sistema pré Bolonha, queiram agora atualizar os seus conhecimentos e aperfeiçoar competências na área da Paleontologia.
O objetivo geral do ciclo de estudos é formar alunos pós-graduados sobre as questões atuais da evolução da Terra e da Vida. O mestrado promoverá um conjunto de ensinamentos coeso, com valor de empregabilidade e que atue como proteção e valorização sócio-económica do património paleontológico. Este mestrado preenche uma lacuna, em termos de oferta nacional, nesta área de formação.
São objetivos do curso de mestrado em Paleontologia:
a) Aprofundar a formação na área da Paleontologia, a fim de adquirir bases sustentáveis para transmissão de conhecimentos relacionados com esta área científica.
b) Adquirir formação científica e técnica no domínio da Paleontologia, permitindo compreender e resolver novos paradigmas em contextos multidisciplinares, nomeadamente para um melhor e mais consciente desempenho de atividades técnicas de classificação e gestão do meio natural, particularmente do Paleontológico, da responsabilidade de entidades públicas (Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e autarquias).
c) Desenvolver capacidades de integração de conhecimentos em situações complexas de âmbito geológico.
d) Desenvolver uma visão crítica sobre o registo fóssil e sua importância para a compreensão dos processos evolutivos.
e) Analisar e discutir os aspetos biológicos dos organismos do passado.
f) Discutir e aplicar teorias, paradigmas e conceitos a fim de obter uma visão global e adequada da História da Terra e da Vida.
g) Adquirir competências e autonomia para a formulação de propostas de projetos científicos a submeter, especialmente, a programas nacionais da responsabilidade da administração central e regional, num país com uma riqueza paleontológica ainda, em boa parte, por explorar.
h) Ganhar competências que permitam continuar a desenvolver e a adquirir formação ao longo da vida nas áreas disciplinares e afins da Paleontologia, com elevado grau de autonomia, nomeadamente a progressão para um 3.º ciclo de estudos.
CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS ESTUDANTES
Na aprendizagem, a tónica é posta na elaboração e apresentação de relatórios técnico-científicos e na capacidade de discussão crítica com sólida argumentação. A consolidação de competências no âmbito da pesquisa bibliográfica, escrita cientifíca e o desenvolvimento da comunicação oral são também estimuladas. Há que fornecer competências e qualificações práticas, bem como formação mais aprofundada aos atuais licenciados em Biologia e em Geologia e a um leque alargado de interessados, bem como proporcionar aos docentes do ensino básico e secundário mais adequada preparação para o desempenho da sua atividade.
O 2.º ciclo de Paleontologia inclui oito disciplinas obrigatórias e duas disciplinas optativas (total de 60 ECTS), no primeiro ano letivo. No segundo ano terá lugar a dissertação aplicando os conhecimentos adquiridos a um caso de estudo. Todas as unidades curriculares terão uma tónica aplicada. Parte das horas de contacto terá lugar no campo ou no laboratório, valorizando e desenvolvendo competências, previligiando a aprendizagem da autonomia como auto desenvolvimento.
See also the Master in Paleontology website (in English)
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
Diurno. Prevê-se que um semestre funcione nas instalações da UE e o outro semestre seja lecionado nas instalações da FCT NOVA.
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
Vagas para 2023/2024:
15
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenador do curso:
Professor Paulo Alexandre Legoinha
DGES
Registo n.º R/A-Cr 46/2012 em 12/06/2012
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 10/10/2022
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2022
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.
Saber mais