Mestrado em Engenharia Química e Biológica

Ensino

Mestrado em Engenharia Química e Biológica

Objetivos

Este ciclo de estudos forma Mestres em Engenharia Química e Biológica,  acreditado pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)e pela ordem dos engenheiros com o certificado EURACE. O Mestre em Engenharia Química e Biológica  tem uma formação avançada em engenharia de processos químicos e biológicos, alavancada na investigação científica de vanguarda do seu corpo docente, bem como na proximidade com as indústrias nacionais e internacionais nas áreas de energia, ambiente, materiais e (bio)farmacêutica. Alia uma formação de banda larga, com elevada empregabilidade, aos desafios tecnológicos do futuro na área da sustentablidade, abrindo ainda portas a uma carreira nacional e internacional nas áreas de inovação e desenvolvimento de processos e produtos. O ciclo de estudos está integrado numa rede europeia de escolas de engenharia através do programa ERASMUS+ permitindo aos seus alunos uma experiência de formação em rede à escala europeia.

Porquê ENGENHARIA QUÍMICA E BIOLÓGICA?

O Mestrado em Engenharia Química e Biológica da NOVA aprofunda a formação nas matérias integradoras de desenvolvimento, projecto, optimização e digitalização de processos químicos e biológicos com forte implementação industrial. A transição para uma economia sustentável motiva uma implementação industrial crescente de processos de cariz biotecnológico. Desta forma, uma formação híbrida integrada em processos químicos e biológicos apresenta-se como muito vantajosa para dar resposta aos enormes desafios da transição tecnológica para uma economia descarbonizada e sustentável. Por outro lado, o Mestre em Engenharia Química e Biológica da NOVA tem a oportunidade de se iniciar no mundo da investigação científica com o projecto de dissertação de mestrado, integrado em dois centros de investigação de excelência (LAQV e UCIBIO), em redes nacionais e internacionais de I&D, em contexto académico ou empresarial.

Plano curricular

Saídas profissionais

A profissão de Engenharia Química e Biológica goza de enorme prestígio a nivel mundial num contexto de empregabilidade próxima da plenitude. Os Engenheiros Químicos e Biológicos estão na base do desenvolvimento das tecnologias relacionadas com a qualidade da água e do ar, os materiais, a energia, a saúde, a alimentação e muitos outros. A profissão de Engenheiro Químico e Biológico é de tal forma diversificada que penetra em praticamente todos os setores industriais e de serviços. Alguns exemplos são:

Energia: refinação petroquímica, biorefinação e biocombustíveis, desenvolvimento e produção de painéis solares eficientes, baterias e células de combustível para automóveis, Indústria do hidrogénio, etc

Materiais: polímeros e biopolímeros sustentáveis, plásticos e bioplásticos biodegradáveis, indústia dos cimentos, tintas, colas e vernizes, materias isolantes térmicos e acústicos, etc

Saúde: Indústria farmacêutica e biofarmacêutica, focando-se na produção em larga escala de fármacos (princípio activo de base química sintética) e biofármacos (princípio activo de base biológica, por exemplo vacinas).

Ambiente: captação e tratamento de água potável; tratamento e valorização de águas residuais, sequestração de CO2 para mitigar o aquecimento global, eliminação de fontes de poluição, etc.

Para além duma carreira de carácter tecnológico, os Engenheiros Químicos e Biológicos têm uma forte tradição na gestão de empresas, na inovação e na criação de novos negócios. Alavancada numa forte tradição, a profissão de Engenharia Química e Biológica está na linha da frente dos desafios para a sustentabilidade, no desenvolvimento e produção das fontes de energia limpa, nos materias biodegradáveis e sustentáveis, nos processos de reciclagem de subprodutos e desperdícos, na qualidade do ar e controlo do aquecimento global, na disponibilização e universalização de fármacos à escala planetária a um custo acessível. Em suma, uma profissão prestigiada, altamente compensadora e na linha da frente dos grandes desafios do futuro.

 

DESTINATÁRIOS

O Mestrado em Engenharia Química e Biológica destina-se a candidatos com o grau de licenciatura em ciências de Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia Biológica ou áreas científicas afins (Engenharia Biomédica, Engenharia dos Materiais, Engenharia do Ambiente). Candidatos com licenciatura em ciências Químicas ou Biológicas (Química, Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Biotecnologia ou áreas científicas afins) têm a sua elegibilidade condicionada a análise curricular e entrevista prévias. O ciclo de estudos destina-se igualmente a profissionais que pretendam aprofundar a sua formação em ciências de Engenharia Química e Biológica orientada para projeto, inovação, digitalização e sustentabilidade.   

Horário de funcionamento

Diurno

Propinas

Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Candidaturas

1.ª Fase: 12 de fevereiro a 22 de março de 2024

2.ª Fase: 3 de junho a 17 de julho de 2024

TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

80

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Ciências de Engenharia Química, Engenharia Biológica ou afins;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Critérios de seriação:

  1. Classificação do curso;
  2. Currículo académico e científico;
  3. Currículo profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Professor Rui Oliveira

meqb.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr61/2021 em 26/02/2021

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 04/02/2021

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.

Saber mais