Mestrado em Engenharia Civil

Ensino

Mestrado em Engenharia Civil

Objetivos

O Mestrado em Engenharia Civil (MEC) da FCT NOVA proporciona a formação necessária ao exercício da profissão de Engenheiro Civil, que é muito abrangente. O mestre em engenharia civil da FCT NOVA vai poder planear, projetar, construir, reabilitar, gerir ou auditar construções públicas e privadas, tais como edifícios, pontes, túneis, fundações, estradas, ferrovias, portos, aeroportos, barragens e outras obras hidráulicas, ou ainda intervir em áreas como o ordenamento do território, a proteção civil e o desenvolvimento de produtos para a construção. 
 
O mestre em engenharia civil da FCT NOVA estará capacitado para responder aos desafios atuais de um ambiente construído que se pretende seguro, confortável, durável e sustentável, em linha com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
 
O MEC da FCT NOVA tem uma estrutura curricular flexível. O estudante pode optar por uma formação personalizada ou por uma especialização em construção, estruturas ou geotecnia. Os conteúdos de especialidade apresentam uma abordagem rigorosa e atualizada para que o estudante possa adquirir as competências que lhe permitirão inserir-se com sucesso no mercado de trabalho. Para além da forte formação de base na área da Engenharia Civil, o MEC da FCT NOVA inclui uma formação complementar transversal (empreendedorismo e soft-skills). A realização da dissertação, permite ampliar as competências na área de especialidade e também desenvolver competências pessoais ao nível da autonomia, ética e comunicação, as quais são amplamente valorizadas pelos empregadores. 
 
O mestre em Engenharia Civil poderá vir a colaborar em gabinetes de projeto e consultoria (de edifícios e pontes, de obras hidráulicas, de infraestruturas de transportes e vias de comunicação, ou de reabilitação do património); em empresas de construção e produção de materiais; em gabinetes de gestão e fiscalização; e na administração central, regional e local.

Propinas (aguardam aprovação do Conselho Geral da NOVA)

Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

 

Horário de funcionamento

Diurno

Candidaturas

FaseDatas Comunicação de resultados
1ª Fase17 a 28 de fevereiro 2021

(não aplicável)

2ª Fase18 de junho a 22 de julho 2021

Até 27 de julho

3ª Fase

30 de agosto a 5 de setembro

Até 8 de setembro

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

A anunciar em breve 

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, na mesma área científica;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, na mesma área científica;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da FCT-UNL, na mesma área científica;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Engenharia Civil.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de licenciatura;
  2. Currículo académico e científico;
  3. Currículo profissional;
  4. Eventual entrevista ou provas de admissão.

Coordenador do curso:

 

miec.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr187/2020 em 23/12/2020

A3ES

Acreditação em 31/07/2020, por 6 anos

Sobre o Departamento de Engenharia Civil

O Departamento de Engenharia Civil (DEC) foi criado em 1996, oferecendo atualmente um Mestrado Integrado em Engenharia Civil (5 anos), dois mestrados de 2.º ciclo (2 anos), em Estruturas e Geotecnia e em Reabilitação de Edifícios, um programa de Doutoramento em Engenharia Civil (4 anos) e cursos de formação e de pós-graduação nos domínios da Construção e Reabilitação Sustentável e da Engenharia de Fachadas.

Atualmente há mais de 600 alunos inscritos em Engenharia Civil na Universidade NOVA de Lisboa e o corpo docente do DEC totaliza 35 professores, 32 dos quais doutorados.

Saber mais