O MeRSIM oferece uma formação pós-graduada em áreas que não estão atualmente cobertas a nível nacional e em que o DEEC e a NOVA School of Science and Technology têm competências demonstradas e uma imagem de marca positiva e conhecida tanto em Portugal como na Europa, Médio Oriente e América Latina. Com efeito, uma formação que ofereça simultaneamente conhecimentos de manufatura inteligente e sistemas robóticos autónomos é inovadora a nível nacional e europeu, contribuindo para colmatar uma falha existente na formação de recursos humanos das fábricas do futuro em que haverá uma cada vez maior aplicação de robôs autónomos, soluções colaborativas entre equipamentos e subsistemas cada vez mais inteligentes e autónomos, bem assim como sistemas distribuídos de manufatura e redes colaborativas empresariais.
O MeRSIM está projetado para ter alunos com formação diversificada a nível de licenciatura, qualificando esses alunos com uma formação avançada, coerente e flexível em Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura.
O MeRSIM surge também como uma consequência natural da investigação e atividades de divulgação realizadas por docentes e investigadores da NOVA nas áreas da Robótica, Sistemas Inteligentes e Distribuídos de Manufatura e Redes Colaborativas, que é reconhecida a nível nacional e internacional. O número de projetos nacionais e internacionais do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores ao nível dos sistemas inteligentes e distribuídos de manufatura bem como de robótica autónoma garante o conhecimento e experiência necessárias para garantir a capacitação avançado nesta área. Assim, este mestrado pretende intensificar as relações de investigação, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia com as empresas e outras entidades e contribuir para a promoção de iniciativas de divulgação da ciência, que também são objetivos do projeto da NOVA.
O MeRSIM – Mestrado em Engenharia Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura tem como objetivo proporcionar formação técnica e científica avançada em Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura, e promover o desenvolvimento de aptidões pessoais e interpessoais adequadas ao trabalho em contexto profissional ou académico:
Os engenheiros MeRSIM da NOVA combinam competências no domínio de conhecimentos científicos fundamentais com competências tecnológicas avançadas, o que possibilita a sua fácil adaptação à rápida evolução dos processos e às novas exigências do mercado. Estas competências conferem uma contínua adaptação dos profissionais aos desafios colocados pela inovação tecnológica, sendo por isso o garante de uma carreira de sucesso.
O currículo do Mestrado em Engenharia Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura foi concebido para proporcionar o acesso a um vasto leque de saídas profissionais. Assim, apontam-se como exemplos:
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
A anunciar brevemente
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
3.ª Fase: 28 de agosto a 15 de setembro de 2023
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
Candidaturas InternacionaisVagas para 2023/2024:
30
Regras de acesso:
Para ingressar no Mestrado em Engenharia Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura, os estudantes terão que possuir uma formação de 1º ciclo nas áreas de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial ou áreas afins. Candidatos com formações similares serão avaliados com base no seu Curriculum e experiência profissional. Todos os candidatos terão de ser aprovados pela comissão científica, podendo ser sujeitos a uma entrevista, com o objetivo de avaliar a sua preparação e motivação para o curso de Mestrado.
Coordenador do curso:
Professor José Barata Oliveira
DGES
Registo n.º R/A-Cr 164/2022 em 27/07/2022
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 30/06/2022
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2022
O Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) constitui uma unidade de ensino e investigação da NOVA FCT, vocacionada para o progresso, investigação, qualidade de ensino e prestação à comunidade de serviços especializados na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
O DEEC foi criado em 1993, para promoção do ensino e da investigação científica nos domínios da Engenharia Eletrotécnica. No ano letivo 1994/1995 foi criada a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (LEE).
Atualmente, o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores tem uma participação maioritária e, consequentemente, a responsabilidade da lecionação de um Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores-MIEEC, um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica Sistemas e Computadores- MEESC (2.º Ciclo - Processo Bolonha), um Mestrado em Energias Renováveis Conversão Elétrica e Utilização Sustentável- MERCEUS (2.º Ciclo - Processo Bolonha), um Mestrado em Engenharia Robótica e Sistemas Inteligentes de Manufatura - MERSIM (2.º Ciclo - Processo Bolonha) e um Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e Computadores - PDEEC (3.º Ciclo - Processo Bolonha).
O DEEC é constituído por 44 docentes, dos quais 40 são doutorados.
Saber mais