O Mestrado em Bioquímica, devido à sua natureza transversal a várias áreas das ciências da vida, tais como a biologia molecular, biofísica, biotecnologia, e bioquímica estrutural, oferece uma formação multidisciplinar preparando os alunos para os mais variados desafios das suas futuras vidas profissionais. O curso tem uma forte componente laboratorial, fornecendo através das suas aulas práticas formação avançada em metodologias emergentes. Sendo o corpo docente deste mestrado constituído por docentes e investigadores com currículo científico excecional e integrados em Unidades de Investigação/Laboratórios Associados (UCIBIO e LAQV) reconhecidos no sistema de avaliação nacional como excelentes, os alunos terão a oportunidade de tomarem contacto com linhas de investigação de grande relevância científica e atuais.
Adicionalmente, os estudantes irão adquirir competências em empreendedorismo, assim como proficiência no tratamento e análise crítica de dados, e apresentação científica para pares.
Este enquadramento garante aos alunos uma formação de qualidade, versátil, em sintonia com as necessidades do mercado empregador, coadunando-se inclusivamente com a carreira em investigação científica.
Na “Dissertação em Bioquímica”, realizada no segundo ano do curso, o aluno pode optar entre laboratórios de investigação da NOVA FCT, de outras unidades orgânicas da universidade, ou outras instituições de ensino superior e/ou de investigação científica nacionais; ou mesmo pela modalidade de dissertação em empresa ou ERASMUS.
As aulas são lecionadas em português ou inglês de forma a garantir a inclusão de alunos internacionais.
O Mestre em Bioquímica poderá seguir uma carreira a nível nacional ou internacional nas seguintes áreas:
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Diurno
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
Vagas para 2023/2024:
25
Regras de acesso:
Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal em Bioquímica, Química, Biologia,
Ciências da Saúde ou áreas afins;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Sofia R. Pauleta
DGES
Registo n.º R/A-Cr 6/2012/AL03 em 07/07/2022
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 04/04/2022
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.
Saber mais