Mestrado em Matemática Atuarial

Ensino

Mestrado em Matemática Atuarial

Candidaturas

O que é um Atuário?

Um Atuário tem como função definir, avaliar e gerir o risco, por forma a optimizar os impactos financeiros resultantes da incerteza associada a eventos futuros.  As áreas de atuação de um Atuário são múltiplas, embora tradicionalmente sejam classificadas em termos de área Financeira, Fundos de Pensões, Atuariado Vida e Atuariado Não Vida. As análises de risco de crédito, a avaliação de empréstimos e de carteiras de seguros, a construção de tarifas, a constituição de reservas financeiras adequadas a responsabilidades futuras, são alguns exemplos de atividades realizadas por um Atuário.

Objetivos

O Mestrado em Matemática Atuarial tem como objectivo formar especialistas, a nível de um 2º ciclo de estudos, no domínio das áreas de atuação do atuário: matemática, estatística, finanças, informática. Destina-se a candidatos com formação ao nível do 1º ciclo de estudos possuidores de formação em Ciências Exatas, Tecnologias, Engenharias ou Economia, Gestão e Contabilidade com forte apetência pela Matemática Aplicada.
O curso desenvolve competências relativamente à gestão de riscos, técnicas de tarifação, seguros vida, saúde, não vida, fundos de pensões, modelos de solvência, provisões, entre outros.
Os objectivos do curso estão alinhados com os Syllabus da IAA (International Actuarial Association) e da AAE (Actuarial Association of Europe) com vista à acreditação internacional.

Saídas profissionais

O Mestrado em Matemática Atuarial visa a educação de gestores de risco, especialistas em atuariado. Estes especialistas são procurados, a nível nacional e internacional, por um largo espectro de organizações que lidam com gestão do risco, nomeadamente companhias de seguros, bancos, sociedades de investimento, consultoras, autoridades de supervisão ou regulação, sociedades gestoras de fundos de pensões, governos, etc.

Permite ainda liderar e desenvolver projetos de inovação e investigação, em contexto empresarial e/ou académico, podendo os alunos prosseguir uma vertente de investigação e ingressar no 3º ciclo de estudos.

Estrutura Curricular

Ao longo da formação, é transmitida aos alunos a noção de que o risco é elemento transformador da vida das pessoas, empresas e sociedades, e que com os instrumentos adequados, pode ser gerido para a criação de valor. Desde o início, um dos objectivos da formação é garantir a identificação, quantificação, mitigação e gestão de vários tipos de riscos mensuráveis e assegurar que os seus alunos compreendem a filosofia de Enterprise Risk Management e desenvolvem toda a sua actividade num âmbito mais alargado do que a análise matemática do risco. Nesse sentido, a formação é complementada com conhecimentos nas áreas da Economia e Informática.

Todas as Unidades Curriculares do Mestrado são lecionadas por docentes doutorados do Departamento de Matemática com formação e prática atuarial. Diversas unidades curriculares serão lecionadas em parceria com convidados ligados à atividade profissional, por forma a ilustrar a relevância no mundo empresarial dos conteúdos lecionados e a permitir às empresas um papel mais activo na adequada formação dos alunos.

Para finalizar o Mestrado, os alunos devem atingir 120 ECTS:

  • 69 ECTS - UCs da área científica de Matemática
  • 12 ECTS - UCs da área científica da Ciência da Computação
  • 3 ECTS - Empreendedorismo
  • 6 ECTS - UC da área científica a escolher
  • 30 ECTS - Dissertação

Plano curricular

Horário de funcionamento

Prevê-se que aulas decorreram em 4 dias da semana, maioritariamente a partir das 16h00, com excepção de um dos dias, em que iniciarão às 14h00.

Idioma de Ensino

O idioma oficial de ensino será o inglês. Não existindo alunos internacionais, as aulas serão ministradas em português.
Os materiais pedagógicos do mestrado serão em inglês.

Propinas (aguardam aprovação do Conselho Geral da NOVA)

Estudantes nacionais: 2000 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Candidaturas

FaseDatas Comunicação de resultados
1ª Fase17 a 28 de fevereiro 2021

Até 5 de março

2ª Fase18 de junho a 22 de julho 2021

Até 27 de julho

3ª Fase

30 de agosto a 5 de setembro

Até 8 de setembro

Taxa de Inscrição: 51€

Taxa de Aceitação: 300€ (a deduzir no valor das propinas)

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

25

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal contendo 120 créditos nas áreas de Matemática ou Estatística;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista;
  5. Eventual Prova de Admissão.

Coordenador do curso:

Pedro Corte Real

mmat.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 45/2020 em 26/05/2020

A3ES

Acreditação em 04/05/2020, por 6 anos

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática Atuarial, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da UNL e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área da Matemática dos diversos cursos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Saber mais