Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica

Ensino

Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica

(em associação com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) 

Objetivos

A cerâmica e o vidro fazem parte de um grupo diversificado de materiais que partilham várias matérias primas, a similaridade de alguns processos e propriedades dos produtos finais, bem como outras de carácter projetual e de atitudes. Essa afinidade e o prazer de trabalhar em territórios comuns levaram à fundação da VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, e à investigação transdisciplinar aplicada à Cerâmica e ao Vidro, à exploração das intersecções entre a arte e a ciência e à promoção e partilha de conhecimentos e metodologias entre os dois campos.

O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica (MACVC) atual resulta de uma evolução do anterior Mestrado em Arte e Ciência do Vidro (MACV).

O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica cria, um programa de paridade inovadora e a possibilidade de efectiva transdisciplinaridade entre os campos relacionados com a arte e a ciência. Com este curso pretende-se introduzir o vidro e a cerâmica como materiais a explorar para utilização em arte. Na profundidade desse tratamento paralelo e cruzado, na sua reflexão e prática, criam-se as condições para o surgimento de novos resultados. Espera-se que percorrendo este caminho, os alunos explorem as referidas relações no âmbito da sinalização autoral, melhorem as capacidades críticas e beneficiem do treino e agilização das capacidades de comunicação e divulgação de resultados como parte integrante dos projetos trabalhados.

O programa será um desafio, será único e inovador. Serão dadas condições para estimular e alimentar as necessidades dos estudantes que alcançaram uma competência, dedicação e entusiasmo no desenvolvimento do seu trabalho do mais elevado nível.

Plano curricular

Saídas profissionais

Pretende-se formar artistas e designers para que possam desenvolver uma actividade artística ou serem integrados nos quadros da indústria de design em cerâmica e vidro, de modo a contribuírem para o aumento da criatividade nestas áreas.

Este mestrado está também aberto a licenciados em ciências exactas tendo como finalidade a formação de mestres que façam a ponte entre a arte e a ciência e que contribuam para a inovação em diversos processos tecnológicos que envolvem estes materiais.

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 4000 euros (1º ano); 2000 Euros (2º ano)
 
Regulamento

Horário de funcionamento

Diurno

Candidaturas

1.ª Fase: 12 de fevereiro a 20 de maio de 2024

2.ª Fase: 3 de junho a 17 de julho de 2024

 
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

15

Regras de acesso:

Habilitações de acesso

  1. Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Belas-Artes, Design, Arquitectura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, assim como outras aceites pela Comissão Científica do mestrado e aprovadas pelo Conselho Científico de uma das Faculdades.
  2. Os titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo, nas áreas de Belas-Artes, Design, Arquitectura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, assim como outras aceites pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos e aprovadas pelo Conselho Científico de uma das Faculdades.
  3. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas de Belas-Artes, Design, Arquitectura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, assim como outras aceites pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos e que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico de uma das Faculdades.

Normas de candidatura:

Os candidatos devem juntar ao boletim de candidatura os seguintes documentos:

  1. Certidão de licenciatura ou grau académico equivalente.
  2. Currículo escolar, científico ou profissional com cópias dos documentos a que faz referência.
  3. Carta de candidatura e declaração de objetivos.
  4. Outros documentos que considere relevantes.
  5. Um portfólio, para os alunos oriundos de Escolas de Belas-Artes.

Critérios de seriação:

Na seleção dos candidatos à frequência do ciclo de estudos será efetuada uma avaliação global do seu percurso, considerando, por ordem de prioridade, os seguintes critérios:

  • Classificação do grau académico de que são titulares, nos termos da escala europeia de comparabilidade (artigo 19.º do Decreto-lei n.º 42/2005, 22 de Fevereiro) ou  do número de ordem da classificação do seu diploma nesse ano (n.º2, do artigo 20.º do Decreto-lei n.º 42/2005, 22 de Fevereiro).
  • Apreciação global do currículo académico, científico, artístico e profissional, pontuado de 0 a 20.

Poderá ser efetuada uma entrevista aos candidatos, se a Comissão Científica do Ciclo de Estudos considerar necessária, pontuada de 0 a 20.
Os candidatos serão seriados por ordem decrescente da soma das pontuações obtidas na seleção.

Coordenação:

Márcia Vilarigues (pela NOVA FCT)

Pedro Fortuna (pela FBA-UL)

Email: macvc.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 1834/2011/AL01 em 17/05/2018

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 18/04/2017

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2015 (processo ACEF 2020/2021 em avaliação)

Sobre o Departamento de Conservação e Restauro

O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.

A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.

A rede de colaborações e parcerias nacionais e internacionais possibilita o desenvolvimento de projetos estimulantes, com reconhecido mérito e ainda a criação de oportunidades únicas para estágios e saídas profissionais.

O DCR acredita que a partilha do entusiasmo pela conservação do património entre docentes e alunos é o seu principal compromisso.

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