Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica

Ensino

Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica

Um futuro onde os materiais, a arte e a ciência se encontram.

O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica da NOVA FCT, em associação com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, oferece uma abordagem inovadora sobre estes dois materiais, através de um caminho além das disciplinas convencionais.

Movendo-se entre a Arte e a Ciência, este mestrado trata o vidro e a cerâmica não apenas como materiais através dos quais os alunos desenvolvem competências de prática laboratorial e artística, mas também como motores para o desenvolvimento de espírito crítico e criatividade, apoiados no conhecimento resultante da investigação multidisciplinar. Na profundidade deste tratamento paralelo e cruzado, na sua reflexão e prática, criam-se as condições para o surgimento de novos projetos artísticos e científicos.

Este Mestrado permite a investigação transdisciplinar aplicada à Cerâmica e ao Vidro, a exploração das intersecções entre a Arte a Ciência e a promoção e partilha de conhecimentos e metodologias entre os dois campos. A VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, estabelece o palco onde os nossos artistas e cientistas do vidro e da cerâmica atuam.

Porquê este mestrado?

  • Programa único e competitivo a nível nacional e internacional, contando com uma participação interinstitucional alargada;
  • Combinação de competências e conhecimentos de áreas diferentes, possibilitando uma visão integrada e a aquisição de ferramentas para o desenvolvimento de projetos de investigação científica e artística;
  • Metodologia prática / hands-on, privilegiando o ensino em estúdio e laboratório, a análise crítica, montagem de exposições, a elaboração de relatórios e apresentações, bem como a realização de trabalho de campo em instalações de instituições parceiras (ex. Oficinas do Convento);
  • Exploração e importância da sinalização autoral;
  • O ambiente científico das unidades de investigação envolvidas no mestrado permite a integração de novos projetos de investigação associados a este curso;
  • A rede de parcerias nacionais e internacionais possibilitam o desenvolvimento de projetos estimulantes e oportunidades únicas para estágios e saídas profissionais;
  • Corpo docente com experiência internacional.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 15

Duração: 2 anos letivos

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Márcia Gomes Vilarigues (NOVA FCT) e Pedro Fortuna (FBAUL), macvc.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

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Programa

Este Mestrado permite desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências que constituam uma base sólida para:

  • Conceber, projetar, adaptar e realizar projetos artísticos e investigação científica de elevada qualidade;
  • Realizar trabalhos consistentes originais e inovadores;
  • Desenvolver uma visão integradora de diferentes áreas disciplinares;
  • Potenciar a comunicação e a transmissão de conhecimento;
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa e de realização de projetos interdisciplinares, numa filosofia de Interdisciplinary Creative Practice.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Belas-Artes, Design, Arquitetura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, assim como outras aceites pela Comissão Científica do mestrado e aprovadas pelo Conselho Científico de uma das Faculdades.
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo, nas áreas de Belas-Artes, Design, Arquitetura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, assim como outras aceites pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos e aprovadas pelo Conselho Científico de uma das Faculdades.
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas de Belas-Artes, Design, Arquitetura, Química, Física, Materiais, Conservação e Restauro, assim como outras aceites pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos e que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico de uma das Faculdades.

Saídas profissionais

  • Pretende-se formar artistas e designers para que possam desenvolver uma atividade artística ou serem integrados nos quadros da indústria de design em cerâmica e vidro, de modo a contribuírem para o aumento da criatividade nestas áreas;
  • Este mestrado está também aberto a licenciados em ciências exatas tendo como finalidade a formação de mestres que façam a ponte entre a arte e a ciência e que contribuam para a inovação em diversos processos tecnológicos que envolvem estes materiais.

Sobre a VICARTE

A Unidade de Investigação VICARTE é um centro de referência internacional para o estudo da cerâmica e do vidro. O nosso objetivo principal é desenvolver investigação sustentável e inovadora que explora o diálogo entre Arte e Ciência, combinando o conhecimento científico, a prática artística e o saber-fazer tradicional com a tecnologia. A VICARTE explora sinergias entre diferentes abordagens disciplinares, maximizando o seu impacto conjunto e a concretização dos objetivos. Esta Unidade e Investigação encontra-se numa posição estratégica para contribuir para a educação e a promoção do uso do vidro e da cerâmica como meios de expressão artística e artesanal, sendo responsável pelo mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). O conhecimento criado na VICARTE explora a forma como a nossa relação com o vidro e a cerâmica mudou ao longo do tempo, e porque continua a captar a nossa curiosidade, atenção e imaginação.

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Sobre o Departamento de Conservação e Restauro

O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação na área do Património, promovendo o seu conhecimento, conservação e usufruto.

A equipa docente com valências interdisciplinares e os laboratórios devidamente equipados contribuem para a criação de ambientes de aprendizagem e investigação nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à conservação, considerada na sua relação entre teoria e prática.

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