(em associação com a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)
A cerâmica e o vidro fazem parte de um grupo diversificado de materiais partilham vários matérias primas, a similaridade de alguns processos e propriedades dos produtos finais, bem como outras de carácter projectual e de atitudes. Essa afinidade e o prazer de trabalhar em territórios comuns levaram à fundação da VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes (www.vicarte.org), e à investigação transdisciplinar aplicada à Cerâmica e ao Vidro, à exploração das intersecções entre a Arte a Ciência e à promoção e partilha de conhecimentos e metodologias entre os dois campos.
O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica (MACVC) agora resulta de uma evolução do anterior Mestrado em Arte e Ciência do Vidro (MACV).
O Mestrado em Arte e Ciência do Vidro e da Cerâmica cria, um programa de paridade inovadora e a possibilidade de efectiva transdisciplinaridade entre os campos relacionados com a arte e a ciência. Com este curso pretende-se introduzir o vidro e a cerâmica como materiais a explorar para utilização em arte. Na profundidade desse tratamento paralelo e cruzado, na sua reflexão e prática, criam-se as condições para o surgimento de novos resultados. Espera-se que percorrendo este caminho, os alunos explorem as referidas relações no âmbito da sinalização autoral, melhorem as capacidades críticas e beneficiem do treino e agilização das capacidades de comunicação e divulgação de resultados como parte integrante dos projectos trabalhados.
O programa será um desafio, será único e inovador. Serão dadas condições para estimular e alimentar as necessidades dos estudantes que alcançaram uma competência, dedicação e entusiasmo no desenvolvimento do seu trabalho do mais elevado nível.
Pretende-se formar artistas e designers para que possam desenvolver uma actividade artística ou serem integrados nos quadros da indústria de design em cerâmica e vidro, de modo a contribuírem para o aumento da criatividade nestas áreas.
Este mestrado está também aberto a licenciados em ciências exactas tendo como finalidade a formação de mestres que façam a ponte entre a arte e a ciência e que contribuam para a inovação em diversos processos tecnológicos que envolvem estes materiais.
Estudantes nacionais (já inscritos em 2019/20): 1063,47 €/anual
Estudantes nacionais (ingresso em 2020/21): 1500 €/anual
Estudantes internacionais: 4000 €/anual
Diurno
1ª Fase: 1 de maio a 24 de julho
2ª Fase: 26 de agosto a 25 de setembro 2020
Vagas para 2020/2021:
15
Regras de acesso:
Habilitações de acesso
Normas de candidatura
Os candidatos devem juntar ao boletim de candidatura os seguintes documentos:
Critérios de seriação:
Na selecção dos candidatos à frequência do ciclo de estudos será efectuada uma avaliação global do seu percurso, considerando, por ordem de prioridade, os seguintes critérios:
Poderá ser efectuada uma entrevista aos candidatos, se a Comissão Científica do Ciclo de Estudos considerar necessária, pontuada de 0 a 20.
Os candidatos serão seriados por ordem decrescente da soma das pontuações obtidas na selecção.
Coordenação:
Márcia Vilarigues (pela FCT-NOVA)
Pedro Fortuna (pela FBA-UL)
DGES
Registo n.º R/A-Ef 1834/2011/AL01 em 17/05/2018
A3ES
Acreditação em 18/04/2017, por 3 anos
O Departamento de Conservação e Restauro (DCR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa tem como missão o ensino e a investigação que contribua para uma melhor conservação e usufruto do património, nomeadamente da valiosa e quase milenar herança cultural portuguesa, que urge preservar para as gerações futuras.
Laboratórios e oficinas devidamente equipados permitem investigação de qualidade em ciências da conservação e suas aplicações ao restauro. Uma rede de colaborações nacionais e internacionais permite o desenvolvimento de projetos estimulantes, de reconhecida qualidade, bem como criar oportunidades únicas para estágios de mestrado e saídas profissionais.
O DCR acredita que a paixão pela investigação e o entusiasmo pela conservação e restauro do património devem ser partilhados com os seus alunos. Assim, no próximo ano letivo, a partir do 2.ºsemestre, os alunos serão convidados a escolher um laboratório/atelier, a integrar a sua equipa para participar nas atividades do dia-a-dia bem como nos projetos inovadores em curso. Irão formular novas ideias, saber como adquirir e processar novos dados, desafiar/questionar as fronteiras do senso comum, descobrir coisas nunca antes pensadas e aplicá-las para melhor conservar, restaurar e apreciar as obras de arte!
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