Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde

Ensino

Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde

A abrangência das áreas da saúde gera grandes quantidades de dados que devem ser convertidos em informação útil para a sociedade e para a tomada de decisões, através de uma aplicação correta e apropriada da estatística e de uma interdisciplinaridade essencial à complexidade das questões modernas nesta área.

O Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde trata-se de um programa conjunto entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA, com a colaboração da Nova Medical School, da Escola Nacional de Saúde Pública, da NOVA-IMS e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, conseguindo-se uma diversidade de unidades curriculares que favorecem as experiências multidisciplinares do mercado de trabalho.

É oferecido em formato de ensino a distância (EaD), mais flexível e abrangente.

Compreende dois anos letivos (120 ECTS). Os alunos que no final do segundo semestre tenham completado 60 ECTS podem requerer o Diploma de Pós-graduação em Estatística Aplicada a Saúde.

Mensagem das coordenadoras

"Os alunos têm a oportunidade de estudar num ambiente de investigação muito rico e variado, onde os diversos tipos de estudos e análises de dados são utilizados para melhorar a saúde e a qualidade dos cuidados de saúde das populações. A flexibilidade deste 2º ciclo em termos de conteúdos programáticos e a diversidade de estratégias de ensino-aprendizagem a distância, com forte componente de utilização de Tecnologias de Informação, software estatístico e conteúdos em língua portuguesa, representam uma mais-valia para os candidatos, para os docentes e para as instituições envolvidas."

Isabel Natário | FCT NOVA

Luzia Gonçalves | IHMT NOVA

Objetivos

Os objetivos do Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde são formar profissionais com conhecimentos e competências teóricas fundamentais em estatística e com competências práticas inovadoras e necessárias para aplicar corretamente os métodos estatísticos adequados a estudos na área das ciências da saúde, na investigação médica e na epidemiologia. Num ambiente multidisciplinar, promove partilhas com áreas como a demografia, sistemas de informação geográfica, avaliação em saúde, epidemiologia, bioinformática, gestão em saúde, entre outras.

Destinatários

Destina-se a candidatos com perfis diferenciados, em áreas da saúde, matemática e estatística, detentores de um 1º ciclo em ciências da vida, engenharias, matemática, estatística, ciências sociais ou áreas afins. Sendo oferecido a distância, através de plataformas de eLearning e sistema de streaming (webinars), em língua portuguesa e utilizando tecnologias e modelos pedagógicos modernos, é especialmente adaptado a profissionais estudantes, também remotamente localizados.

Saídas profissionais

Fornece uma formação avançada a profissionais, colmatando uma necessidade crescente de peritos em estatística no contexto da saúde para a indústria, organizações governamentais,  serviços de saúde, investigação e academia.

Funcionamento do curso

O curso é oferecido integralmente a distância, fazendo uso de uma diversidade de estratégias de ensino-aprendizagem a distância, apoiadas por ferramentas tecnológicas que permitem criar um ambiente propício e adequado a este tipo de aprendizagem.

Estrutura do Curso e Duração

O curso está estruturado em 3 semestres de unidades curriculares e 1 semestre de tese. No 3º semestre três das disciplinas, Espaço Webinar em Estatística para a Saúde, Journal Club em Estatística e Seminário de Investigação, são já direcionadas para a investigação em saúde que terão de desenvolver no contexto da tese.

Plano curricular

Docentes

Coordenadoras:

Isabel Natário (FCT-NOVA)

Luzia Augusta Pires Gonçalves (IHMT-NOVA)

 

Docentes:

Ana Abecasis (IHMT NOVA)

Ana Cristina Costa (NOVA IMS)

Ana Luísa Papoila (NMS)

Ayana Mateus (FCT NOVA)

Frederico Caeiro (FCT NOVA)

Inês Fronteira (ENSP NOVA)

Isabel Natário (FCT NOVA)

Isabel Craveiro (IHMT NOVA)

Isabel Gomes (FCT NOVA)

Luzia Gonçalves (IHMT NOVA)

Maria do Rosário O. Martins (IHMT NOVA)

Marta Faias (FCT NOVA)

Nelson Martins (FCT NOVA)

Pedro Mota (FCT NOVA)

Regina Bispo (FCT NOVA)

André Oliveira (NOVA IMS)

Teresa Rodrigues (FCSH NOVA)

Calendário Escolar

Duração

4 semestres

Total de Créditos

120 ECTS

Calendário 2024/25

Inicio das aulas: Setembro 2024

Final do 1º ano: Julho 2025

Propinas

1º ano: 2000€

2º ano: 1000€

Candidaturas

1ª Fase: 12 de fevereiro a 22 de março de 2024

Comunicação de resultados provisórios: 8 abril 2024

Matrículas: a ser anunciado

 

2ª Fase: 3 junho a 17 julho 2024

Comunicação de resultados provisórios: 31 julho 2024

Matrículas: a ser anunciado

 

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.
 

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

30

Regras de acesso:

Podem candidatar-se titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em áreas das Ciências da Saúde tais como Medicina, Enfermagem, Técnico de Saúde..., das Ciências Exatas como Matemática, Estatística, Engenharias, das Ciências Económicas, e de áreas afins, sujeito a apreciação curricular do candidato. 

Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, nestas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

Titulares de um grau académico superior estrangeiro, nestas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do Mestrado;

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.

Critérios de seriação:

- Curriculum académico e científico;

- Curriculum profissional;

Coordenadora do curso:

Professora Isabel Natário

mests.coordenadora@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 60/2023 em 01/08/2023

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 14/07/2023

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2023

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por mais de 70 docentes doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática Atuarial, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática, pelo Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde, pelo Programa Doutoral em Matemática da NOVA. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área da Matemática dos diversos cursos da NOVA FCT.

Saber mais