As unidades curriculares são integralmente ministradas em Inglês.
Este ciclo de estudos foi projetado preferencialmente para estudantes em Ciências de Engenharia. Os Departamentos de Ciência dos Materiais, de Ciências e Engenharia do Ambiente, de Química e Ciências da Terra da FCT NOVA, assim como os respetivos Centros de Investigação associados, englobando mais de 150 professores/investigadores doutorados, constituem o suporte essencial deste Mestrado em termos letivos e de enquadramento de tese.
Tem por objetivo proporcionar a aprendizagem dos conceitos e ferramentas necessárias para a avaliação da sustentabilidade de produtos e processos e dotá-los de capacidades inovadoras que conduzam à produção sustentável. Pretende-se conciliar a aprendizagem ao nível dos Materiais Avançados para desenvolver a produção inteligente de bens e equipamentos, com a compreensão da escala macro da Engenharia de Sistemas Complexos, que engloba a avaliação de impactos nas dimensões ambiental, económica e social na tomada de decisões. Estrutura-se no sentido de:
a) fornecer as competências e conhecimentos específicos essenciais ao exercício de uma profissão;
b) fornecer a indispensável articulação entre os conhecimentos adquiridos e as necessidades do mercado de trabalho;
c) garantir o desenvolvimento de uma postura crítica e de autonomia criativa;
d) fomentar as capacidades de trabalho de equipa, liderança e empreendedorismo.
Sendo uma formação inovadora e pioneira no país, pode ser antecipado que a visão que os graduados deste Mestrado terão da sustentabilidade de produtos e processos ao nível dos Materiais Avançados e Reciclagem Inovadora será especialmente adequada para o emprego em empresas que valorizem a componente de reciclagem e sustentabilidade. As funções do Mestre em Materiais Avançados e Reciclagem Inovadora são necessariamente abrangentes e especializadas, que incluem dimensões económicas e sociais importantes, nas atividades que preconizam otimização de processos, design de materiais, administração e gestão de fábrica, gestão de projetos entre outros. Outras profissões que os estudantes podem assumir após completar o programa serão na área da consultoria ou de planeamento estratégico das empresas ou de organizações do sector público. Áreas possíveis incluem tecnologias de informação e comunicação, energia, construção, equipamentos e mobilidade. Estão também qualificados para tarefas ligadas ao empreendedorismo e constituição das suas próprias empresas. O programa também prepara os alunos para prosseguirem doutoramento.
Estudantes nacionais: 2000 Euros/anual
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
Vagas para 2023/2024:
20
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenador do curso:
Prof. Alexandre Velhinho
DGES
Registo n.º R/A-Cr 42/2019 em 26/07/2019
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 05/06/2019
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2019
O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA foi o primeiro a ser criado a nível Nacional, em 1976, por iniciativa do seu primeiro presidente, o Prof. Leopoldo Guimarães. O objetivo inicial foi o de criar cursos de extensão universitária na área dos materiais conducentes à criação de uma licenciatura de raiz que abrangesse uma vasta gama de domínios científicos, nomeadamente a metalurgia, os materiais semicondutores, os materiais poliméricos e mesomorfos, os materiais cerâmicos e vidros, a cristaloquímica e o controle de qualidade.
Desde então o Departamento de Ciência dos Materiais tem crescido e diversificado as suas atividades, devido essencialmente ao esforço do seu corpo docente e técnico, consubstanciado num vasto número de projetos (académicos e industriais) financiados por entidades Nacionais, Europeias e Internacionais. Tal permitiu a sua moderna adequação às novas tecnologias, dispondo para tal de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, de ensino e de investigação, reconhecidas internacionalmente e que têm permitido formar Engenheiros de Materiais de elevada qualidade científica e técnica, capazes de responderem às solicitações da sociedade atual.