Mestrado em Engenharia Geológica

Ensino

Mestrado em Engenharia Geológica

Sinergias entre as ciências geológicas e a engenharia do futuro para uma Terra sustentável.

A Engenharia Geológica é uma especialidade de Engenharia que aplica princípios, conceitos e técnicas das Ciências Geológicas na resolução de problemas de engenharia que envolvem a Terra e o seu funcionamento como um sistema geodinâmico.

A procura e exploração dos recursos naturais, as questões associadas a adequado planeamento regional e urbano e à resolução e mitigação de problemas ambientais deles decorrentes, são algumas das actividades essenciais do Engenheiro Geólogo.

O Mestrado em Engenharia Geológica (MEG) visa formar especialistas aptos a aplicar soluções de engenharia, em intervenções à superfície ou em meio subterrâneo, que envolvam os maciços rochosos, os solos, as águas subterrâneas, os georrecursos e os resíduos, contribuindo para o desenvolvimento sustentado e a adaptação às alterações climáticas.

Porquê este mestrado?

  • O ensino apoia-se em aulas teórico-práticas hands-on, de forte componente laboratorial, seminários e visitas de estudo, fornecendo aos alunos os conhecimentos e as ferramentas necessárias à resolução dos problemas emergentes da atividade antrópica no meio, num contexto de sustentabilidade, qualidade e segurança.
  • Integra docentes com experiência profissional muito diversificada, não só nas áreas do mestrado – Geotecnia, Georrecursos e Geoambiente, mas também em áreas limítrofes – Geologia, Engenharia Civil e Segurança Ocupacional, visando o ensino aplicado, assim como o contato com profissionais de empresas da área no âmbito de visitas de estudo, estágios ou seminários. 

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 25

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial / Diurno

Idioma: Português

TENS DÚVIDAS?

Coordenador do curso: José António de Almeida, meg.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

Aprendizagem teórico-prática direcionada com grande enfoque nas áreas da Geotecnia (caracterização e zonamento geotécnico, ensaios, análise de risco, melhoramento de terrenos), Georrecursos (prospeção, exploração) e Geoambiente (caracterização de locais contaminados, remediação de solos e água subterrânea).

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha ou 1.º ciclo pós-Bolonha) em Engenharia Geológica, Engenharia Geológica e Mineira, Engenharia de Georrecursos, Geoengenharia, Engenharia Geoambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Geologia, Geofísica e Ciências da Terra e da Atmosfera, áreas afins ou equivalente legal, com um número mínimo de 180 ECTS;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro com as designações referidas no ponto anterior, reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado. Requer aprovação do Conselho Científico da NOVA FCT, após aceitação da candidatura pela Comissão Científica do Mestrado em Engenharia Geológica;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.

Saídas profissionais

  • Consultoria e projeto de obras geotécnicas;
  • Consultoria e projetos de requalificação de áreas industriais contaminadas;
  • Consultoria e projetos de gestão e planeamento de georrecursos, incluindo a respetiva modelação digital;
  • Acompanhamento técnico de obras de construção civil ou projetos de requalificação ambiental;
  • Gestão de riscos geológicos, geotécnicos ou geoambientais;
  • Responsável por campanhas de prospeção geofísica, mecânica, ensaios de campo e amostragem (no contexto de estudos geotécnicos, geoquímicos ou geoambientais);
  • Responsável pela qualidade ou segurança em obra;
  • Gestão de ativos geotécnicos de infraestruturas;
  • Investigação.

Testemunhos

Mário Cândido

Mário Cândido

Diretor de Operações Mineiras
Somincor - Sociedade Mineira de Neves Corvo, S.A.

"A localização em ambiente tranquilo, fora da azáfama da cidade, uma Faculdade com muito boas infraestruturas e ser o curso que pretendia, fizeram da NOVA FCT a minha escolha para realizar o meu mestrado. Proporcionou-me a criação de bases sólidas para a minha evolução profissional, mas também pessoal. Permitiu-me obter uma definição mais clara do mundo laboral. Foi a oportunidade de aliar uma paixão (geologia) à futura vida profissional. Atualmente, as saídas profissionais do curso estão com tendência claramente crescente, uma vez que existe falta de profissionais, a nível nacional e internacional, para satisfazer este mercado de trabalho emergente.”

Anterior Próximo

Reconhecimento Europeu

Marca de qualidade EUR-ACE

Sobre o Departamento de Ciências da Terra

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT constitui uma unidade de ensino graduado, pós-graduado e de investigação, organizado atualmente em 3 áreas científicas: Geologia, Engenharia Geológica e Agroindústria.

Saber mais