O MEG visa formar especialistas aptos a aplicar soluções de engenharia, em intervenções à superfície ou em meio subterrâneo, que envolvam os maciços rochosos, os solos, as águas subterrâneas, os georrecursos e os resíduos, contribuindo para o desenvolvimento sustentado e a adaptação às alterações climáticas.
Integra docentes com experiência profissional muito diversificada, não só nas áreas do mestrado – Geotecnia, Georrecursos e Geoambiente, mas também em áreas limítrofes – Geologia, Engenharia Civil e Segurança Ocupacional, visando o ensino aplicado, assim como o contato com profissionais de empresas da área no âmbito de visitas de estudo, estágios ou seminários. Contempla igualmente a formação complementar dos mestrandos, potenciando as suas aptidões de trabalho em equipa e a demonstração de competências adquiridas através de frequentes apresentações dos trabalhos realizados.
A formação do MEG visa a identificação e exploração responsável dos georrecursos, a construção de infraestruturas e estruturas resilientes às mudanças em curso no planeta, a valorização e reciclagem de resíduos, bem como a análise e recuperação de solos contaminados.
Oferece-se um conjunto de unidades abrangentes em áreas complementares na Engenharia Geológica – Geotecnia, Georrecursos e Geoambiente. O ensino apoia-se em aulas teórico-práticas “hands-on”, de forte componente laboratorial, seminários e visitas de estudo, fornecendo aos alunos os conhecimentos e as ferramentas necessárias à resolução dos problemas emergentes da atividade antrópica no meio, num contexto de sustentabilidade, qualidade e segurança.
Os Mestres terão capacidade para, por si só ou em equipas multidisciplinares, aplicar conhecimentos avançados de ciências e tecnologia na prática profissional ou investigação na Engenharia Geológica, possibilitando-lhes coordenar e desenvolver projetos, identificar, inovar e desenvolver as soluções mais adequadas aos problemas de engenharia em análise, de acordo com os melhores requisitos técnicos e considerando os impactes ambientais e socioeconómicos associados.
Curso de 2 anos e 120 ECTS, dividido em 4 semestres, o último dos quais ocupado apenas pela elaboração da dissertação de mestrado.
Os Engenheiros Geólogos da FCT NOVA integram equipas de empresas e instituições enquanto responsáveis ou técnicos especialistas nomeadamente de:
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)
Diurno
1ª Fase: 17 a 28 de fevereiro 2021
2ª Fase: 18 de junho a 22 de julho 2021
3ª Fase: 30 de agosto a 5 de setembro
Vagas para 2021/2022:
25
Regras de acesso:
Titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha ou 1º ciclo pós-Bolonha) em Engenharia Geológica, Engenharia Geológica e Mineira, Engenharia de Georrecursos, Geoengenharia, Engenharia Geoambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Geologia, Geofísica e Ciências da Terra e da Atmosfera, áreas afins ou equivalente legal, com um número mínimo de 180 ECTS;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro com as designações referidas no ponto anterior, reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado. Requer aprovação do Conselho Científico da FCT-UNL, após aceitação da candidatura pela Comissão Científica do Mestrado em Engenharia Geológica;
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Ana Paula Silva
DGES
Registo n.º R/A-Cr 63/2014 em 20/05/2014
A3ES
Acreditação prévia em 08/04/2014, por 6 anos
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.
Saber mais