O Mestrado em Engenharia Geológica (MEG) visa formar especialistas aptos a aplicar soluções de engenharia, em intervenções à superfície ou em meio subterrâneo, que envolvam os maciços rochosos, os solos, as águas subterrâneas, os georrecursos e os resíduos, contribuindo para o desenvolvimento sustentado e a adaptação às alterações climáticas.
Integra docentes com experiência profissional muito diversificada, não só nas áreas do mestrado – Geotecnia, Georrecursos e Geoambiente, mas também em áreas limítrofes – Geologia, Engenharia Civil e Segurança Ocupacional, visando o ensino aplicado, assim como o contato com profissionais de empresas da área no âmbito de visitas de estudo, estágios ou seminários. Contempla igualmente a formação complementar dos mestrandos, potenciando as suas aptidões de trabalho em equipa e a demonstração de competências adquiridas através de frequentes apresentações dos trabalhos realizados.
A formação do MEG visa a identificação e exploração responsável dos georrecursos, a construção de infraestruturas e estruturas resilientes às mudanças em curso no planeta, a valorização e reciclagem de resíduos, bem como a análise e recuperação de solos contaminados.
Oferece-se um conjunto de unidades abrangentes em áreas complementares na Engenharia Geológica – Geotecnia, Georrecursos e Geoambiente. O ensino apoia-se em aulas teórico-práticas hands-on, de forte componente laboratorial, seminários e visitas de estudo, fornecendo aos alunos os conhecimentos e as ferramentas necessárias à resolução dos problemas emergentes da atividade antrópica no meio, num contexto de sustentabilidade, qualidade e segurança.
Os Mestres terão capacidade para, por si só ou em equipas multidisciplinares, aplicar conhecimentos avançados de ciências e tecnologia na prática profissional ou investigação na Engenharia Geológica, possibilitando-lhes coordenar e desenvolver projetos, identificar, inovar e desenvolver as soluções mais adequadas aos problemas de engenharia em análise, de acordo com os melhores requisitos técnicos e considerando os impactes ambientais e socioeconómicos associados.
Curso de dois anos e 120 ECTS, está dividido em quatro semestres, o último dos quais ocupado apenas pela elaboração da dissertação de mestrado.
Os Engenheiros Geólogos da FCT NOVA integram equipas de empresas e instituições enquanto responsáveis ou técnicos especialistas nomeadamente de:
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
Diurno
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
3.ª Fase: 28 de agosto a 15 de setembro de 2023
Vagas para 2023/2024:
25
Regras de acesso:
Titulares do grau de licenciado (pré-Bolonha ou 1.º ciclo pós-Bolonha) em Engenharia Geológica, Engenharia Geológica e Mineira, Engenharia de Georrecursos, Geoengenharia, Engenharia Geoambiental, Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Geologia, Geofísica e Ciências da Terra e da Atmosfera, áreas afins ou equivalente legal, com um número mínimo de 180 ECTS;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro com as designações referidas no ponto anterior, reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado. Requer aprovação do Conselho Científico da FCT NOVA, após aceitação da candidatura pela Comissão Científica do Mestrado em Engenharia Geológica;
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.
Critérios de seriação:
Coordenador do curso:
Professor José António de Almeida
DGES
Registo n.º R/A-Cr 63/2014/AL01 em 07/07/2022
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 21/10/2020
Validade da acreditação:
2 anos contados a partir de 31/07/2020
O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.
Saber mais