Marca de qualidade EUR-ACE atribuída a todos os Cursos de Engenharia da FCT NOVA

20-07-2017

Todos os cursos de Engenharia da FCT NOVA são reconhecidos pela ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) e dispõem da Marca de Qualidade EUR-ACE®.

O EUR-ACE® é um sistema de acreditação que fornece um conjunto de padrões que identificam programas na área da engenharia de alta qualidade na Europa e no exterior. O rótulo EUR-ACE® é um certificado concedido a cursos de Engenharia do Ensino Superior, com base nas visões e perspetivas dos principais interessados (estudantes, instituições de ensino superior, empregadores, organizações profissionais e agências de credenciamento). Uma das grandes vantagens deste sistema de acreditação consubstancia-se na valorização acrescida dos diplomados da FCT NOVA perante o mercado de trabalho, tanto nacional, como internacional.

Neste contexto, o elevado reconhecimento internacional do EUR-ACE é um elemento facilitador da mobilidade académica e profissional. Entre os benefícios para os estudantes e profissionais de engenharia destacam-se:

• a garantia de que o curso acreditado possui elevados níveis de qualidade europeus reconhecidos pelos empregadores europeus;
  • facilita a candidatura a mestrados ou doutoramentos noutras instituições que igualmente tenham cursos acreditados pelo sistema;
  • a garantia de que o curso vai de encontro aos requisitos pedagógicos para o acesso ao registo junto das associações que regulam a profissão (em Portugal, a Ordem dos Engenheiros);
  • facilita a mobilidade no espaço europeu de acordo com a diretiva (Diretiva 2005/36/EC);
  • o processo de obtenção do cartão de profissional de engenharia "ENGINEERing CARD", promovido pela FEANI (European Federation of National Engineering Associations);
  • o acesso simplificado do cartão de engenheiro europeu EUR-ING atribuído pela FEANI, que automaticamente incluiu os cursos com o selo EUR-ACE® na sua lista de cursos.

Em Portugal, a entidade emissora deste selo de qualidade europeu às instituições académicas é a Ordem dos Engenheiros, devidamente credenciada pela ENAEE. A Marca de Qualidade EUR-ACE® representa, assim, o início de um novo ciclo de acreditação a nível Europeu, visando a mútua acreditação de cursos de Engenharia com critérios de reconhecida exigência.

Cursos de Engenharia da FCT NOVA com Marca de Qualidade EUR-ACE®:
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente, Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, Mestrado Integrado Engenharia Civil, Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Mestrado Integrado em Engenharia Física, Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, Mestrado Integrado Engenharia Informática, Mestrado em Engenharia de Materiais, Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Mestrado Integrado Engenharia Química e Bioquímica, Mestrado em Engenharia Geológica e Licenciatura em Engenharia Geológica.

A FCT NOVA é Membro Honorário da Ordem dos Engenheiros e todos os cursos de Engenharia são reconhecidos pela Ordem dos Engenheiros e FEANI. Acreditação pela A3ES.

Mais informações: