Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina

Ensino

Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina

Transforma Ciência em soluções que mudam vidas.

A Genética Molecular e a Biomedicina são áreas de estudo fundamentais para o bem-estar e o aumento da esperança média de vida de qualquer ser humano. Os conhecimentos adquiridos através de estudos nestas áreas salvam a vida de milhões de seres humanos diariamente.

Das análises e pesquisas elaboradas por profissionais desta área surgem inúmeras soluções presentes nas fases de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, como vacinas e medicamentos.

O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina dá-te a oportunidade de participar ativamente na expansão dos limites do conhecimento científico e causar um impacto positivo e, por vezes, determinante na saúde humana e animal, a nível mundial.

Porquê este mestrado?

  • Plano curricular inspirador, com uma oferta educativa abrangente e estimulante;
  • Acesso a equipamento state-of-the-art na área das Ciências Biomoleculares;
  • Reconhecimento nacional e internacional deste curso pela boa formação dos alunos que o frequentam e concluem;
  • Excelentes perspetivas de empregabilidade: os profissionais que terminam este curso são muito procurados para integrar equipas multidisciplinares em vários setores do mercado de trabalho;
  • Acesso a um desenvolvimento científico-tecnológico mais avançado, correspondente a estudos de 3º ciclo (Doutoramento);
  • Aulas teóricas expositivas e dinâmicas, incluindo Seminários dados por Cientistas ou colaboradores da Indústria reconhecidos internacionalmente;
  • Aulas teórico-práticas de resolução de problemas avançados em Biomedicina e uma componente laboratorial intensiva.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 12 JUL. de 2024

Vagas: 30

Duração: 2 anos: 1º ano (1S, 2S), 2º ano (1S e 2S)

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Alexandra R. Fernandes, mgmbm.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciências da Vida e no Centro de Investigação UCIBIO, da NOVA FCT.
O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio das Ciências da Vida, nomeadamente em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biologia Celular e Molecular, Genética Microbiana, BioNanotecnologia e aplicações à Biotecnologia e Biomedicina.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Ciências Naturais ou Biotecnologia;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Saídas profissionais

  • Centros médicos e hospitalares;
  • Laboratórios clínicos e veterinários;
  • Saúde pública;
  • Ciência Forense;
  • Indústria Farmacêutica;
  • Indústria alimentar;
  • Indústria cosmética;
  • Indústria biotecnológica;
  • Consultadoria em organizações governamentais.

Testemunhos

Maria Soutilha

Maria Soutilha

Aluna de Mestrado

"A qualidade do ensino, o reconhecimento internacional da Faculdade e as oportunidades de estágio em instituições de referência estiveram na origem da minha escolha pela NOVA FCT.  O mestrado oferece uma perspetiva abrangente sobre as várias áreas de investigação e a sua respetiva aplicação na área da biomedicina. O grande leque de unidades curriculares opcionais permite refletir melhor sobre os meus interesses e o rumo que quero tomar". 

Sara Cardoso

Sara Cardoso

Investigadora na Fundação Champalimaud

"A cooperação entre os alunos e o modelo de avaliação contínua foram dois dos grandes fatores que me fizeram escolher a NOVA FCT para continuar os meus estudos. O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina surgiu como a escolha ideal, por oferecer uma visão abrangente de várias áreas da Biologia Molecular, o que me permitiu aprofundar conhecimentos e perceber melhor os meus interesses. Outro grande ponto forte deste mestrado é, sem dúvida, a proximidade na relação com os docentes, da qual beneficiei bastante para ter diversas perspetivas de carreira".

Anterior Próximo

Parcerias

O Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina tem colaborado desde a sua génese com instituições do ensino superior Nacional e Internacional e Institutos do Estado, Institutos de Investigação e empresas, permitindo aos alunos realizarem os seus trabalhos de dissertação nestas instituições.

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

Saber mais