Mestrado em Matemática e Aplicações

Ensino

Mestrado em Matemática e Aplicações

Objetivos

O Mestrado em Matemática e Aplicações da FCT Nova alia a investigação científica a um leque diverso de tópicos em Matemática ou em Matemática Aplicada. Tem como objetivo fornecer uma sólida base científica com elevado nível de interdisciplinaridade, formando profissionais conhecedores das mais recentes técnicas matemáticas usadas na resolução de problemas.

O mestrado oferece três perfis: Atuariado, Estatística e Investigação Operacional (AEIO), Matemática Financeira (MF) e Matemática Pura (MP).
O perfil de AEIO constitui uma referência antiga do Departamento de Matemática da FCT Nova. Este perfil forma matemáticos capazes de compreender, enquadrar, modelar e resolver problemas concretos das empresas e organizações do mundo. A interdisciplinaridade deste perfil assim como o recurso intensivo a dados dota os seus alunos de competências que são fundamentais no processo de tomada de decisão, um desafio constante em qualquer empresa.
O perfil de MF oferece um conhecimento sistemático dos modelos matemáticos e dos métodos quantitativos fundamentais na indústria financeira atual.
Nestes dois perfis, os modelos e as técnicas matemáticas são implementados recorrendo ao uso intensivo do computador quer através da construção de algoritmos utilizando linguagens como Python, R, Mathlab, quer através da utilização linguagem de programação de alto nível como o GAMS ou AMPL.
O perfil de MP dota os seus alunos de uma sólida formação científica em matemática, permitindo a especialização em áreas como a álgebra, a análise, a geométrica algébrica, as equações diferenciais, a lógica matemática, entre outras.

Em qualquer dos perfis, as dissertações poderão ser desenvolvidas em ambiente empresarial ou no seio das equipas de investigação do Departamento de Matemática e do Centro de Matemática e Aplicações.

Regulamento

Plano curricular

Saídas profissionais

A polivalência da formação em matemática permite o acesso a qualquer empresa

  • do Sector Industrial,
  • Serviços Públicos e Empresas de Serviços,
  • Transportes e Comunicações,
  • Bancos e Seguros,
  • Consultoria,
  • Saúde e Segurança Social,
  • Administração Pública e
  • Laboratórios de Investigação.

Dá ainda acesso à Docência e Investigação no Ensino Superior.

Informação adicional

O currículo deste ciclo está atualmente em processo de alteração devido à renovação da acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Consequentemente, os planos de estudos dos três perfis deste curso poderão sofrer algumas alterações após o processo de candidatura ter terminado.

PERfil MATEMÁTICA FINANCEIRA

PERfil ACTUARIADO, ESTATÍSTICA E INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL

PERfil MATEMÁTICA PURA

Propinas 

Estudantes nacionais: 2000 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

 

Horário de funcionamento

Diurno

Candidaturas

1ª Fase: 17 a 28 de fevereiro 2021
2ª Fase: 18 de junho a 22 de julho 2021
3ª Fase: 30 de agosto a 15 de setembro

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 300 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

30

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal das áreas de Ciências Exactas, Tecnologias, Economia, Gestão ou Finanças, com preparação mínima de base em Matemática;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º. ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Maria Isabel Azevedo Gomes

mma.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3113/2011/AL01 em 23/02/2016

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 16/07/2015

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de