Mestrado em Matemática e Aplicações

Ensino

Mestrado em Matemática e Aplicações

O mundo dos números é teu. Um futuro de sucesso também.

O Mestrado em Matemática e Aplicações alia a investigação científica a um leque diverso de tópicos em Matemática ou em Matemática Aplicada.

Tem como objetivo fornecer uma sólida base científica com elevado nível de interdisciplinaridade, formando profissionais conhecedores das mais recentes técnicas matemáticas usadas na resolução de problemas.

O Mestrado em Matemática e Aplicações oferece três ramos de especialização:

  • Especialização em Ciências dos Dados e da Decisão
    Este ramo oferece uma formação sólida e atual em Estatística e Investigação Operacional.
    Estas são áreas da Matemática essenciais para manusear e transformar em informação útil o crescente número de dados decorrentes da evolução tecnológica e para integrar a informação desses dados na otimização de processos.

 

  • Especialização em Matemática Financeira Computacional
    Este ramo oferece uma formação sólida e atual dos modelos financeiros e das metodologias matemáticas que os sustentam.
    Os mercados financeiros lidam com produtos financeiros cada vez mais complexos e dispõem de um crescente número de dados decorrentes da evolução tecnológica. As metodologias matemáticas abordadas neste ramo de especialização são fundamentais para extrair essa informação dos dados e torná-la útil nos modelos de apreçamento de produtos financeiros complexos, na gestão ótima dos investimentos financeiros e na mitigação e gestão do risco.

 

  • Especialização em Matemática Pura
    Este ramo dota os seus alunos de uma sólida formação científica, permitindo a especialização em áreas diversas da matemática como: álgebra, análise, geometria algébrica, equações diferenciais, lógica matemática, entre outras, sendo que o aluno pode personalizar a sua formação. A especialização em Matemática Pura permite seguir a atividade de investigação.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 30

Duração: 2 anos letivos

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português e/ou Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Marta Faias, mma.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Testemunhos

Matilde Oliveira

Matilde Oliveira

Atuária, Departamento de Resseguro, Solvência e Capital da Santander Totta Seguros

"O Mestrado em Matemática e Aplicações – Ramo Atuariado, Estatística e Investigação Operacional da NOVA FCT foi uma escolha natural para mim, dada a sua dimensão eminentemente prática e a reputação dos seus professores. A vertente prática é a característica mais relevante que reconheço a este curso pois, além de me ter permitido aprofundar a teoria das minhas áreas de preferência, fomentou o contacto direto e contínuo com softwares absolutamente essenciais para a minha carreira enquanto Atuária".

Conceição Almeida

Conceição Veiga de Almeida

 Técnica de Data Analyst no Departamento de Poupanças e Investimentos

"Optei pelo Mestrado em Matemática e Aplicações no ramo de Matemática Financeira na NOVA/FCT devido ao meu interesse em Matemática e Finanças. Este mestrado combinou essas áreas de forma a enriquecer meu currículo. Possuindo uma licenciatura em Gestão, o mestrado proporcionou-me um percurso diferenciado e atraente para o mercado de trabalho, especialmente pelas ferramentas de programação e habilidades de resolução de problemas que adquiri. Recomendo este mestrado para quem deseja um currículo competitivo, gosta de matemática aplicada a finanças, quer aprender programação e valoriza ter bons professores disponíveis para esclarecer dúvidas".

Anterior Próximo

DESCOBRE TUDO SOBRE CADA UMA DAS ESPECIALIZAÇÕES DESTE MESTRADO AQUI:

Especialização em Ciências dos Dados e da Decisão
Especialização em Matemática Financeira Computacional
Especialização em Matemática Pura

 

 

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática da NOVA FCT é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. Constituído por mais de 70 docentes doutorados, no Departamento de Matemática são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade.

Saber mais