Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias

Ensino

Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias

Desvenda o poder do infinitamente pequeno.

A Engenharia de Micro e Nanotecnologias é um campo altamente especializado que se concentra na manipulação e utilização de materiais e dispositivos em escalas extremamente pequenas, na ordem de nanômetros (bilionésimos de metro) e micrômetros (milionésimos de metro).

Combinando princípios da engenharia, física, química e biologia, permite projetar, fabricar e caracterizar estruturas e sistemas em dimensões nano e microscópicas que impulsionam a inovação e o progresso em diversos setores da ciência e da tecnologia.

O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias dá-te a oportunidade de estudar uma área fascinante e em constante evolução, com o potencial de transformar radicalmente a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor.

Porquê este mestrado?

  • Oferece características únicas a nível nacional para estudo e investigação na área de Micro e Nanotecnologias, com 2 Laboratórios de Câmara Limpa equipados ao mais alto nível para a produção de dispositivos da Microeletrónica, Células Solares, Sensores, Biossensores, Eletrónica Flexível, Eletrónica em Papel; Laboratórios de Química para Síntese de Nanomateriais; e Laboratórios de Caracterização Avançada de Materiais com equipamentos topo de gama, tais como TEM, SEM, Raman, XRD, etc;
  • Conta com o apoio do centro de Investigação CENIMAT/I3N, que possui grande reconhecimento internacional, sendo líder em diversas áreas como: Eletrónica Transparente; Papel Eletrónico; Nanotecnologias aplicadas à eletrónica; Processamento de nano dispositivos; Células Solares Fotovoltaicas; Nanomateriais inteligentes e Nanobiossensores;
  • Tem uma elevada componente prática, com a maioria das aulas a decorrerem em regimes teórico-prático e prático, em ambiente de laboratório;
  • É um mestrado com elevada taxa de empregabilidade. 

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 60

Duração: 2 anos: 1º ano (1S, 2S, 3S), 2º ano (1S e 2S)

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português e / ou Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenador do curso: Hugo Manuel Brito Águas, memn.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Ciência dos Materiais e nos Centros de Investigação CENIMAT/I3N e CEMOP, da NOVA FCT.

O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio da Ciência dos Materiais, nomeadamente nas áreas de Nanoestruturas; Nanomodelação; Nanofabricação; Filmes Finos; Nanotecnologias e as suas aplicações (materiais e dispositivos).

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Engenharia de Micro e Nanotecnologias, Eng. de Materiais, Eng. Física ou Eng. Eletrotécnica. Candidatos com formações similares serão avaliados com base no seu Curriculum e experiência profissional.
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia sob proposta da Comissão de Curso do ciclo de estudos.

Saídas profissionais

  • Áreas ligadas às Tecnologias de Ponta;
  • Indústria Automóvel;
  • Indústria Espacial;
  • Indústria Farmacêutica;
  • Biotecnologia;
  • Indústria da Microeletrónica;
  • Consultadoria Informática;
  • Investigação;
  • Educação.

Testemunhos

Paul Grey

Pul Grey

Application Engineer

Altiuma

“Depois de ter terminado o meu mestrado consegui fazer o meu doutoramento na mesma área no instituto do CENIMAT. Os Professoresde excelência espectaculares e com um gosto pelo ensino, foram muito importantes no meu percurso académico. A tecnologia de ponta que tive oportunidade de usar nas aulas práticas e o facto de o curso oferecer cadeiras opcionais mediante os seus interesses, são fatores que acrescentam valor a este mestrado. Os alunos que saem deste curso estão preparados para o mundo do emprego não só com um conhecimento aprofundado da tecnologia, como também com as soft skills necessários para o mundo do trabalho”. 

Diogo Vaz

Diogo Vaz

Phototonic IC Packaging Manager

PICadvanced 

"A NOVA FCT é uma das mais prestigiadas escolas em Portugal, tendo uma oferta curricular diferenciadora, fruto do excelente trabalho dos seus docentes e investigadores. Está bem localizada, com um campus magnifico, perto das praias da Costa da Caparica e de Lisboa. O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias proporcionou-me competências altamente procuradas pelo mercado de trabalho nacional e internacional". 

Anterior Próximo

Parcerias

O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias tem colaborado desde a sua génese com Instituições de Ensino Superior nacionais, Institutos do Estado, Centros de Investigação e empresas, permitindo aos alunos realizarem os seus trabalhos de dissertação em parceria com estas instituições.

Sobre o Departamento de Ciência dos Materiais

O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT dispõe de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, reconhecidas internacionalmente, que, junto do ensino de excelência pelo qual primamos, têm permitido formar Engenheiros de Materiais com elevada qualidade científica e técnica.

Saber mais