O Mestrado em Biotecnologia da FCT NOVA confere a formação ideal para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso no domínio da Biotecnologia. Oferece um currículo multidisciplinar, essencial para o desenvolvimento de soluções para problemas complexos do mundo real, abrangendo tanto áreas científicas bem estabelecidas, como emergentes, e proporciona ainda conhecimentos de desenvolvimento de negócios e competências para a inovação baseada na ciência.
Através da oferta de unidades curriculares optativas, ajustada todos os anos lectivos, são flexibilizados os perfis de formação, que podem ser mais orientados para a área dos biofarmacêuticos, indústria alimentar, nanobiotecnologia, biotecnologia marinha, biotecnologia ambiental, ou transferência de tecnologia.
Os estudantes são acolhidos num ambiente de elevada qualidade de investigação, realizada em dois centros - LAQV e UCBIO – classificados como Excelente e Excepcional, respectivamente, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia . Estes centros mantêm colaborações fortes com o ITQB NOVA e o iBET. O ITQB NOVA é uma das unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa, e o iBET é uma associação privada sem fins lucrativos, criada para promover a investigação no campo da biologia, da química e da biotecnologia, com vista ao desenvolvimento de novos processos e produtos.
Este ambiente dinâmico, com uma forte componente de investigação, é uma característica marcante da formação conferida, e realça a relevância das contribuições científicas para o desenvolvimento de novos produtos da Biotecnologia.
A versatilidade e a elevada qualidade da formação em Biotecnologia abrem excelentes oportunidades profissionais em ID&T, transferência de tecnologia, gestão e serviços comerciais, em diversas empresas, centros de investigação, e instituições académicas, relacionadas com bio(farmacêuticos), indústria agro-alimentar, ambiente, aplicações biomédicas, entre outras.
Os títulos das dissertações do Mestrado em Biotecnologia (60 ECTS) realizadas nos últimos três anos, bem como os orientadores das mesmas e os locais onde foram realizadas, podem ser vistos aqui.
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Idioma de Ensino: Inglês
Diurno.
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
Vagas para 2023/2024:
25
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Ana Rita Cruz Duarte
DGES
Registo n.º R/A-Ef 3094/2011/AL03 em 11/01/2019
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 23/03/2021
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.
Saber mais