O Mestrado em Engenharia de Fabrico Digital Avançado (MEFDA) é ministrado pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA em estreita parceria com o tecido empresarial.
O MEFDA forma profissionais de engenharia com uma visão multidisciplinar da indústria do futuro, no contexto de manufatura inteligente (I4.0), suportados pelas novas tecnologias digitais, processos de fabrico e logísticos.
Os objetivos do Mestrado em EFDA são:
O Mestrado em Engenharia de Fabrico Digital Avançado destina-se a titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em áreas das Engenharias ou ciências de Engenharia em geral, que pretendam alavancar competências para os novos desafios da Era Digital na indústria e na investigação, desenvolvimento e inovação (I&D&I).
O Mestrado em Engenharia de Fabrico Digital Avançado formará profissionais capazes de:
A duração do programa curricular é de dois anos letivos (4 semestres) com um total de 120 ECTS. O Conteúdo Programático envolve Unidades Curriculares complementares em áreas científicas de Engenharia e Gestão Industrial (40%), Engenharia Mecânica (30%), Engenharia Eletrotécnica e Computadores (18%) e Engenharia Informática (12%).
No 1.º e 2.º semestres existem 12 Unidades Curriculares obrigatórias e uma de opção, num total de 60 ECTS. Neste primeiro ano letivo, a componente curricular decorre presencialmente no campus da NOVA SST.
O 3.º semestre prevê cinco Unidades Curriculares e um projeto industrial a desenvolver numa empresa, num total de 30 ECTS. Este semestre, terá uma configuração em módulos, em que uma parte do semestre irá decorrer em ambiente empresarial.
No 4.º semestre, os estudantes podem optar entre uma dissertação científica ou um projeto industrial, num total de 30 ECTS, a desenvolver num centro de investigação ou ambiente empresarial.
O Mestrado será lecionado na integra em Inglês.
Estudantes nacionais: 3500 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Os alunos inscritos no mestrado terão acesso a um ambiente de aprendizagem inovador e uma rede de contatos empresariais, o que pode ser de grande ajuda na construção de sua carreira profissional, além de poderem usufruir de bolsas financiadas pelas empresas parceiras do mestrado. O número de bolsas é, contudo, limitado e a seriação será feita de acordo com critérios de mérito definidos pela Comissão Científica do curso.
Estão definidos, para o ano letivo de 2023/2024, os seguintes prémios de mérito:
1.º e 2.º lugar no ranking dos selecionados: bolsa que permite ter propinas a 1000 euros;
3.º, 4.º e 5.º lugar no ranking dos selecionados: bolsa que permite ter propinas a 1250 euros;
6.º, 7.º, 8.º e 9.º lugar no ranking dos selecionados: bolsa que permite ter propinas a 2000 euros.
Adicionalmente às bolsas de estudo, temos ainda para oferecer, a todos os alunos deste mestrado, um apoio monetário para as deslocações às empresas, em contexto de estágio, nos 3º e 4º semestres do curso.
O prémio de mérito será pago no final de cada ano letivo mediante o cumprimento de duas condições:
1) Aprovação em todas as disciplinas do ano letivo;
2) Pagamento integral da mensalidade do ano letivo.
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
3.ª Fase: 28 de agosto a 15 de setembro de 2023
Vagas para 2023/2024:
25
Regras de acesso:
São condições de ingresso pelo menos um dos seguintes requisitos:
A domínio da língua inglesa é obrigatório.
Critérios de seriação:
Os candidatos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
Poderá ser realizada uma entrevista com os candidatos e a Comissão Científica do mestrado.
Coordenador do curso:
Professor José Manuel Cardoso Xavier
DGES
Registo n.º R/A-Cr 215/2021 em 02/07/2021
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 02/06/2021
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2021
O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica.
O DEMI conta atualmente com 5 funcionários e 44 docentes que se comprometem a oferecer a melhor experiência de ensino e os melhores conhecimentos aos seus alunos, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades e a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.
Os professores do DEMI colaboram ainda, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica, que têm em vista responder às necessidades da sociedade em que nos inserimos.
Junta-te a nós e deixa-nos ajudar-te também a fazer a diferença.
Saber mais