A produção de alimentos tornou-se, em muitas circunstâncias, um acto de carácter tão industrializado quanto possível, preocupando-se os seus responsáveis mais com os aspectos quantitativos do processo do que com a qualidade dos produtos. A complexidade das cadeias alimentares é crescente, traduzindo-se em interacções múltiplas que podem estar na base de riscos para os consumidores, cujo controlo se vai assim tornando mais difícil. A Segurança Alimentar impõe por isso uma aproximação integrada e responsável, que se estende da produção ao consumidor de modo coerente, efectivo e dinâmico.
Com o Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar pretende-se assegurar as seguintes valências específicas:
Os mestres em Tecnologia e Segurança Alimentar estarão aptos a trabalhar a nível de produção, controlo de qualidade e segurança alimentar nas indústrias agro-alimentares, bem como a desenvolver novos produtos e/ou melhorar os existentes. Poderão ainda desempenhar tarefas de investigação e desenvolvimento, bem como prestar serviços de consultadoria em Tecnologia e/ou Segurança Alimentar.
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
Horário compactado - um dia e meio por semana(quinta-feira à tarde, sexta-feira o dia completo) e Horário pós-laboral (segunda a sexta-feira após as 18h00).
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
3.ª Fase: 28 de agosto a 22 de setembro de 2023
Vagas para 2023/2024:
30
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Ana Luísa Fernando
DGES
Registo n.º R/A-Ef 3115/2011 em 18/03/2011
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 09/06/2022
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.
Saber mais