Mestrado em Engenharia Biomédica

Ensino

Mestrado em Engenharia Biomédica

Com ciência e engenho, inovamos em saúde.

Na Engenharia Biomédica desenvolvem-se tecnologias inovadoras para a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, contribuindo para uma melhoria nos cuidados de saúde e na compreensão do funcionamento do corpo humano.

Com um currículo flexível e multidisciplinar, os estudantes são incentivados a desenvolver projetos integradores dos conhecimentos adquiridos, usando abordagens inovadoras, que os preparam para liderar o futuro da indústria biomédica global.

Porquê este mestrado?

  • Possui uma forte componente experimental e multidisciplinar;
  • Desenvolve a capacidade de aperfeiçoar métodos existentes e conceber novas soluções, melhorando a qualidade dos serviços de saúde, respondendo, assim, aos desafios sociais;
  • Proporciona aos estudantes a realização de dissertações de mestrado com elevada qualidade científica, tanto em ambiente académico quanto em ambiente empresarial em Portugal ou em instituições internacionais com as quais o curso tem relações estabelecidas.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 60

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial / Diurno

Idioma: Português e/ou Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Célia Reis Henriques, meb.coordenador@fct.unl.pt

Apoio académico: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O curso foi criado de forma a estimular a criatividade, a autonomia e o empreendedorismo.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Engenharia Biomédica ou afim;
  • Titulares de um grau académico superior que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA FCT.

Saídas profissionais

  • Empresas de equipamento e instrumentação médica;
  • Empresas de material farmacêutico;
  • Hospitais, nas áreas de física hospitalar, engenharia clínica e manutenção de equipamento;
  • Laboratórios de investigação e desenvolvimento de grandes empresas;
  • Laboratórios de faculdades de medicina, universidades e organismos estatais;
  • Indústria de biomateriais.

Testemunhos

João Miranda

João Miranda

Healthcare Solutions Lead
Roche

"Juntei-me em 2005 ao Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica, sendo que a segunda componente de estudos teve uma importância capital para a minha entrada no mercado de trabalho, através do maior enfoque prático na minha área de eleição da altura, a imagem médica, e (principalmente) com a possibilidade de realização da tese de mestrado em contexto empresarial. Recomendo por isso, vivamente, a conclusão do ciclo de estudos com a realização do mestrado em Engenharia Biomédica, porque foi apenas nestes dois últimos anos que percebi o verdadeiro potencial do curso e da dinâmica que o mesmo poderia trazer ao mercado de trabalho no curto prazo.Terminei o meu mestrado em dezembro de 2010, tendo entrado no mercado de trabalho ainda antes do mesmo, na empresa onde realizei a minha tese de mestrado. Atualmente sou Healthcare Solutions Lead na Roche".

Anterior Próximo

Parcerias

Parceiros Empresariais
Empresas parceiras
Parceiros Institucionais
Parcerias Universidades

Sobre o Departamento de Física

O Departamento de Física (DF), formalmente criado em 1986, foi pioneiro em Portugal no ensino da Engenharia Física. A atividade científica do DF desenvolve-se essencialmente em duas Unidades de Investigação, o LIBPhys e o CEFITEC. Entre as atividades de investigação e desenvolvimento destacam-se: instrumentação de física atómica, molecular, nuclear e de automação eletrónica e industrial com aplicações em métodos analíticos, deteção de radiação e engenharia biomédica, óptica e fotónica, metrologia e espectrometrias.

Saber mais