No futuro próximo, a aplicação dos Biomateriais e da Nanotecnologia à área da saúde levará a Medicina a um novo patamar. NanoMedicina é a designação dada ao conjunto de três áreas científicas que têm por denominador comum o aproveitamento das propriedades físicas, químicas e biológicas frequentemente únicas que os materiais à micro e nanoescala possuem. Essas áreas são: o nanodiagnóstico (diagnóstico in vitro e imagem in vivo); a nanoterapêutica (entrega dirigida e libertação controlada de fármacos); e a medicina regenerativa (engenharia de tecidos e terapias celulares).
A importância da utilização dos Biomateriais e da Nanotecnologia no desenvolvimento de plataformas para terapêuticas avançadas é reconhecida pela Agência Europeia do Medicamento na sua reflexão estratégica para 2025, que pode consultar aqui, que destaca a importância que estas tecnologias emergentes irão ter nos futuros cuidados de saúde.
O Mestrado em Biomateriais e NanoMedicina é um curso único em Portugal e com características invulgares no contexto internacional. Tem por objetivo formar mestres com conhecimento multidisciplinar avançado na área dos Materiais com aplicações Biomédicas e das Nanotecnologias de processamento de materiais e produção de dispositivos com aplicação à Biomedicina, tais como:
- novos biossensores para a deteção precoce de marcadores de doença através de métodos não invasivos;
- agentes de contraste para diagnóstico por imagem médica;
- novas formas de encapsulamento e controlo da entrega de fármacos que possam aumentar a sua eficácia terapêutica e minimizar efeitos secundários;
- criação de órgãos e tecidos bio-sintéticos para aplicação clínica e como modelos de in vitro para teste da segurança e eficácia de novos fármacos e cosméticos.
Adicionalmente, os mestres em Biomateriais e NanoMedicina adquirem competências para projetar e conduzir projetos/experiências científicas e interpretar os respetivos resultados e para comunicar de forma eficaz em ambiente académico e empresarial.
Os mestres em Biomateriais e NanoMedicina adquirem um conjunto único de conhecimentos e aptidões que faz deles profissionais essenciais tanto em grupos de investigação dedicados a estas áreas como em indústrias com elevado impacto económico para fazer face às necessidades de um mercado em desenvolvimento e inovação exponencial, por exemplo: as indústrias de dispositivos médicos, farmacêuticas, de cosméticos e de tecidos e órgãos bio-sintéticos.
Diurno
Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual
1.ª Fase: 27 de fevereiro a 24 de março de 2023
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2023
Vagas para 2023/2024:
24
Regras de acesso:
Critérios de seriação:
Coordenador do curso:
Professor Jorge Alexandre Monteiro de Carvalho e Silva
DGES
Registo n.º R/A-Cr 147/2020 em 02/10/2020
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 09/09/2020
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020
O mestrado em Biomateriais e Nanomedicina é uma iniciativa conjunta dos departamentos de Ciências da Vida, Ciência dos Materiais, Física e Química. A natureza multidisciplinar da área científica do mestrado levou estes 4 departamentos a colocar ao serviço dos estudantes deste mestrado os seus docentes e grupos e infraestruturas de investigação nas áreas dos Biomateriais e da Nanomedicina.
O corpo docente do mestrado é constituído por um conjunto de docentes experientes, pertencentes a centros de investigação de reconhecido mérito, com prática de coordenação de equipas e projectos de investigação e de orientação de estudantes de mestrado e de doutoramento.
O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA foi o primeiro a ser criado a nível Nacional, em 1976, por iniciativa do seu primeiro presidente, o Prof. Leopoldo Guimarães. O objetivo inicial foi o de criar cursos de extensão universitária na área dos materiais conducentes à criação de uma licenciatura de raiz que abrangesse uma vasta gama de domínios científicos, nomeadamente a metalurgia, os materiais semicondutores, os materiais poliméricos e mesomorfos, os materiais cerâmicos e vidros, a cristaloquímica e o controle de qualidade.
Desde então o Departamento de Ciência dos Materiais tem crescido e diversificado as suas atividades, devido essencialmente ao esforço do seu corpo docente e técnico, consubstanciado num vasto número de projetos (académicos e industriais) financiados por entidades Nacionais, Europeias e Internacionais. Tal permitiu a sua moderna adequação às novas tecnologias, dispondo para tal de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, de ensino e de investigação, reconhecidas internacionalmente e que têm permitido formar Engenheiros de Materiais de elevada qualidade científica e técnica, capazes de responderem às solicitações da sociedade atual.
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua atividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.
O DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1.º Ciclo), pelo Mestrado em Genética molecular e Biomedicina (2.º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3.º Ciclo), colaborando em vários cursos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e da NOVA.
O DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular. Desenvolve atividades de investigação científica e tecnológica em parcerias nacionais e internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.
Saber maisO Departamento de Física (DF) é uma unidade de ensino graduado e pós-graduado (1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino superior) e de investigação fundamental e aplicada nos domínios da Física, da Engenharia Física e da Engenharia Biomédica, estando ainda vocacionada para o desenvolvimento científico e tecnológico, para a prestação de serviços e para a divulgação científica. Para além de ser responsável pelos Mestrados Integrados em Engenharia Física e Engenharia Biomédica, bem como pelos Programas Doutorais nas mesmas áreas, em Física e pelos Programas Doutorais “NOVA Instrumentation for Health - NOVA I4H” e “Radiation Biology and Biophysics - RaBBiT", o DF assegura o ensino das unidades curriculares de Física básica a todos os cursos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.
Com origem num pequeno núcleo existente desde o nascimento da Escola, gerido pelo Prof. Manuel Laranjeira (então Reitor da NOVA), o Departamento de Física foi reconhecido formalmente em 1986, tendo mantido desde então um corpo docente de cerca de 30 pessoas. As suas atividades em Física e Engenharia Física foram alargadas em 2000 para incluir a Engenharia Biomédica.
A atividade científica do DF desenvolve-se essencialmente em duas Unidades de Investigação, o LIBPhys-UNL e o CEFITEC. A investigação abrange diversas áreas, tais como nanofísica e energia, física atómica e molecular, física nuclear e dos plasmas, física das interfaces, lasers e optoeletrónica, detetores, criogenia, técnicas analíticas aplicadas à saúde e património cultural, instrumentação médica e imagem médica.
Saber maisO Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica. O DQ, criado em 1981, tem reconhecida implementação no mercado de ensino e de trabalho, em particular devido à então novidade e especificidade introduzida pela Licenciatura em Química Aplicada, com o qual se iniciou o ensino da Química na Faculdade.
Saber mais