Mestrado em Biomateriais e NanoMedicina

Ensino

Mestrado em Biomateriais e NanoMedicina

Revoluciona a Saúde com Ciência de Ponta.

No futuro próximo, a aplicação dos Biomateriais e da Nanotecnologia à área da saúde levará a Medicina a um novo patamar. NanoMedicina é a designação dada ao conjunto de três áreas científicas que têm por denominador comum o aproveitamento das propriedades físicas, químicas e biológicas frequentemente únicas que os materiais à micro e nanoescala possuem. Essas áreas são: o nanodiagnóstico (diagnóstico in vitro e imagem in vivo); a nanoterapêutica (entrega dirigida e libertação controlada de fármacos); e a medicina regenerativa (engenharia de tecidos e terapias celulares).

A importância da utilização dos Biomateriais e da Nanotecnologia no desenvolvimento de plataformas para terapêuticas avançadas é reconhecida pela Agência Europeia do Medicamento na sua reflexão estratégica para 2025, que pode consultar aqui,  que destaca a importância que estas tecnologias emergentes irão ter nos futuros cuidados de saúde.

O Mestrado em Biomateriais e Nanomedicina permitir-te-á trabalhar em àreas que têm o potencial de revolucionar a medicina, oferecendo soluções inovadoras para uma variedade de doenças e condições médicas.

Master’s Talks

Participa na sessão de esclarecimentos sobre este Mestrado para obteres a resposta a todas as tuas dúvidas. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória.
Data: 21 de junho 2024
Hora: 10H30
Formato: Online
Regista-te aqui.

Porquê este mestrado?

  • O Mestrado em Biomateriais e NanoMedicina é um curso único em Portugal e com características invulgares no contexto internacional;
  • Proporciona uma formação avançada nas três áreas da Nanomedicina: Nanodiagnóstico, Nanoterapia e Medicina Regenerativa;
  • Forte carácter prático, com estudos de caso reais;
  • Permite a aquisição de um conjunto único de conhecimentos e aptidões cruciais na formação de profissionais essenciais tanto em grupos de investigação dedicados a estas áreas, como em indústrias com elevado impacto económico.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

TENS DÚVIDAS?

Coordenador do curso: Luís Branco, mbnm.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O mestrado em Biomateriais e Nanomedicina é uma iniciativa conjunta dos departamentos de Ciências da Vida, Ciência dos Materiais, Física e Química. A natureza multidisciplinar da área científica do mestrado levou estes 4 departamentos a colocar ao serviço dos estudantes deste mestrado os seus docentes e grupos e infraestruturas de investigação nas áreas dos Biomateriais e da Nanomedicina.

O corpo docente do mestrado é constituído por um conjunto de docentes experientes, pertencentes a centros de investigação de reconhecido mérito, com prática de coordenação de equipas e projectos de investigação e de orientação de estudantes de mestrado e de doutoramento.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal na área das Ciências de Engenharia, Ciências Exatas ou Ciências Naturais;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da NOVA FCT, nas áreas científicas referidas no primeiro ponto;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, nas áreas referidas no primeiro ponto, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Ciência dos Materiais.

Saídas profissionais

  • Indústria de Dispositivos Médicos;
  • Indústria Farmacêutica;
  • Indústria Cosmética;
  • Indústria de Tecidos e Orgãos Bio-sintéticos.

Sobre o Departamento de Ciência dos Materiais

O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT dispõe de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, reconhecidas internacionalmente, que, junto do ensino de excelência pelo qual primamos, têm permitido formar Engenheiros de Materiais com elevada qualidade científica e técnica.

Saber mais