O projeto, a produção e a gestão de sistemas mecânicos, electromecânicos e energéticos complexos exige profissionais com competências para desenvolver pensamento crítico e estruturado em ambientes de colaboração multidisciplinar. O Mestrado em Engenharia Mecânica tem como objetivo formar Engenheiros aptos a investigar, conceber, projetar, produzir, implementar, operar, manter e gerir sistemas complexos e de alto valor acrescentado em qualquer parte do mundo.
A computação e as tecnologias de informação nos domínios da Engenharia Mecânica têm aberto perspetivas de atividades profissionais muito aliciantes, nomeadamente na digitalização da conceção, do projeto e da produção; na automação industrial e robótica ou na simulação de sistemas.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024
3.ª Fase: 20 AGO. a 6 SET. de 2024
Vagas: 60
Duração: 2 anos (120 ECTCS)
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português e/ou Inglês
Coordenador do curso: Rui Fernando Pereira Martins, memc.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Engenharia Mecânica apresenta um programa curricular com uma vertente laboratorial, experimental e de simulação, alargada.
As Unidades Curriculares do MEMc incluem, a par com a Engenharia Mecânica, a lecionação de matérias de Engenharia e Gestão Industrial, de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, de Investigação Operacional e de Métodos Numéricos para a Engenharia. Além disso, a realização de diversos trabalhos teórico-práticos, laboratoriais, computacionais e de projeto, nas diversas Unidades Curriculares lecionadas, permite complementar a aprendizagem das matérias teóricas com a sua aplicação prática, desenvolvendo competências de pensamento crítico e de trabalho em equipa.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1250€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA FCT vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Mecânica e da Engenharia e Gestão Industrial. Neste âmbito, os professores do DEMI colaboram, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.
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