O novo Mestrado em Engenharia Mecânica (MEMc) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA terá a sua 1.ª edição no ano letivo de 2021-2022 e resulta da desintegração do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, que funcionou desde 2008, e formou, desde então, mais de 600 Mestres em Engenharia Mecânica.
Com um corpo docente experiente e qualificado, o MEMc, à semelhança do anterior Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, é um curso de banda larga e espera-se que, por esse motivo, continue a apresentar elevados níveis de empregabilidade e a ter uma excelente recetividade por parte das empresas e empregadores.
O Mestrado em Engenharia Mecânica possibilita o exercício competente da profissão de Engenheiro Mecânico, em Portugal ou no estrangeiro. As Unidades Curriculares do curso incluem, a par com a Engenharia Mecânica, a lecionação de matérias de Engenharia e Gestão Industrial, de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, de Investigação Operacional e de Métodos Numéricos para a Engenharia.
O Mestrado em Engenharia Mecânica da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA tem como objetivo principal formar Engenheiros aptos a investigar, conceber, projetar, otimizar, automatizar, fabricar, implementar, operar, manter e gerir diversos sistemas mecânicos e eletromecânicos, complexos e de alto valor acrescentado, em ambientes de colaboração multidisciplinar, num mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo).
Paralelamente, é um mestrado que permite aos alunos:
desenvolver aptidões para projetar e gerir sistemas complexos;
caracterizar necessidades de mercado, defini-las, e deduzir um processo de conceção, projeto, fabrico e comercialização de produto;
elaborar planos de negócios para desenvolver uma ideia empreendedora;
adquirir competências para desenvolver pensamento crítico e estruturado que permita abordar problemas da sociedade e formular propostas de solução;
desenvolver competências para o prosseguimento de estudos de Doutoramento em qualquer universidade.
O Mestrado em Engenharia Mecânica destina-se a:
Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Engenharia Mecânica ou afim;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Engenharia Mecânica ou afim, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos com os princípios do Processo de Bolonha ou que seja reconhecido como tal pelo Conselho Científico da FCT NOVA.
Os candidatos serão seriados considerando os seguintes critérios:
A transversalidade e o caráter de banda larga da formação ministrada no Mestrado em Engenharia Mecânica conduzem à diversificação das saídas profissionais que lhe estão associadas. Simultaneamente, a computação e as tecnologias de informação nos domínios da Engenharia Mecânica têm aberto perspetivas de atividades profissionais muito aliciantes, nomeadamente na digitalização da conceção, do projeto e da produção; na automatização industrial e robótica; ou na simulação de sistemas.
Deste modo, o MEMc proporciona uma formação adequada para o desempenho de atividades nos seguintes domínios:
projeto de máquinas e de equipamento diverso;
tecnologia industrial e de produção;
termodinâmica e aerodinâmica;
mecânica estrutural;
equipamento hidráulico e pneumático;
gestão de recursos energéticos;
consultoria em engenharia;
ensino e investigação;
gestão e manutenção na área das diversas indústrias e serviços.
A maioria dos docentes do MEMc são também investigadores na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI), um centro de investigação com avaliação de Excelente, que está associado ao Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (https://www.unidemi.com/).
A existência de acordos inter-institucionais Erasmus+ com diversas Universidades Europeias permite a mobilidade dos estudantes do Mestrado em Engenharia Mecânica da FCT NOVA.
O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial mantém excelentes relações com o tecido empresarial e empregadores, proporcionando o envolvimento dos estudantes em estágios, projetos de investigação, e promovendo trabalhos de dissertação de mestrado realizados em colaboração.
A anunciar brevemente
Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual
Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
1.ª Fase: 15 fevereiro a 15 de março de 2022
2.ª Fase: 1 de junho a 12 de julho de 2022
3.ª Fase: 25 de julho a 28 de agosto de 2022
Vagas para 2022/2023:
10
Regras de acesso:
- Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Engenharia Mecânica ou afim;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Engenharia Mecânica ou afim, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos com os princípios do Processo de Bolonha ou que seja reconhecido como tal pelo Conselho Científico da FCT NOVA.
Critérios de seriação:
- Classificação do curso;
- Currículo académico e científico;
- Currículo profissional;
- Eventual entrevista.
Coordenador do curso:
Professor Rui Pereira Martins
DGES
Registo n.º R/A-Cr180/2020 em 22/12/2020
A3ES
Data de publicação da decisão de acreditação: 04/12/2020
Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 31/07/2020
O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica.
O DEMI conta atualmente com 5 funcionários e 44 docentes que se comprometem a oferecer a melhor experiência de ensino e os melhores conhecimentos aos seus alunos, ajudando-os a desenvolver as suas capacidades e a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.
Os professores do DEMI colaboram ainda, a diferentes níveis, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica, que têm em vista responder às necessidades da sociedade em que nos inserimos.
Junta-te a nós e deixa-nos ajudar-te também a fazer a diferença.
Saber mais