Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ensino

Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial

O Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (MEGI) da Nova School of Science & Technology | FCT NOVA visa formar profissionais com o perfil transversal que caracteriza a formação nesta área da Engenharia. O Mestrado aprofunda temáticas e desenvolve competências mais especificas em Logística, Produção e Projetos, Qualidade, Fatores Humanos, Sistemas de Informação, Dados e Decisão, entre outras. Esta formação de natureza transversal é muito ajustada às necessidades das actuais organizações, o que se traduz em excelentes níveis de empregabilidade.

O MEGI corresponde ao segundo ciclo da desintegração do Mestrado Intregrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) e decorre em quatro semestres, três deles com diferentes unidades curriculares, com um variado leque de opções, e o último dedicado à Dissertação.

Objetivos

A natureza transversal da Engenharia Industrial leva a que os profissionais desta área sejam procurados por organizações muito diversificadas, de empresas de telecomunicações à indústria automóvel ou às empresas de consultoria. Assim, o objectivo do MEGI é o de formar profissionais com competências multidisciplinares que lhes permitam:

  • Trabalhar em diferentes sectores de actividade, desde a indústria tradicional ao sector financeiro
  • Combinar competências técnicas de Engenharia e Gestão, com uma visão empresarial e conhecimento do mercado em que actuam
  • Saber como analisar grandes volumes de dados para uma melhor tomada de decisão , nomeadamente no contexto e desafios da Indústria 4.0
  • Estar muito focados em processos, desde a sua concepção até à sua implementação e controlo
  • Seleccionar e propor soluções que sejam técnica e economicamente competitivas
  • Ter espírito empreendedor, sendo capaz de identificar ideias e oportunidades, compreendendo os desafios de novos projectos
  • Conceber, coordenar e executar projectos empresariais e/ou de I&D

Corpo Docente

O Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial tem o mesmo corpo docente do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, por isso com uma vasta experiência, acumulada ao longo de mais de uma década.

A maioria dos docentes são investigadores na Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica e Industrial, um centro de investigação com avaliação de Excelente que está associado ao Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (UNIDEMI, https://www.unidemi.com/).

Ligações externas

Programa Erasmus+ - Ao abrigo do programa Erasmus+, os estudantes têm a possibilidade de realizar um período de estudos numa universidade europeia, como parte integrante do programa de estudos da licenciatura. É uma experiência muito gratificante tanto a nível académico como pessoal.

Tecido empresarial - O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial mantém excelentes relações com o tecido empresarial e empregadores, proporcionando o envolvimento dos estudantes em estágios, projetos de investigação, e promovendo trabalhos de dissertação de mestrado que, numerosas vezes, culminam na contratação do estudante.

Destinatários

O MEGI destina-se a licenciados provenientes das áreas de Engenharia e Gestão Industrial, Ciências de Engenharia e Gestão Industrial e afins, que procurem aprofundar o seu conhecimento na área científica de Engenharia Industrial ou diversificar as competências adquiridas num primeiro ciclo de formação.

Assim, o MEGI é vocacionado para os estudantes que procurem combinar competências técnicas de Engenharia com uma visão empresarial e conhecimento dos mercados em que atuam.

Saídas profissionais

A transversalidade da formação em Engenharia e Gestão Industrial conduz à diversificação das saídas profissionais que lhe estão associadas. As atividades desenvolvidas poderão ser de cariz mais técnico ou de gestão, em diferentes sectores de atividade:

  • Indústria da construção automóvel e de componentes; química; alimentar; metalomecânica; eletromecânica e máquinas-ferramentas; entre outras
  • Empresas de consultoria de engenharia, gestão industrial e de sistemas de informação
  • Sector dos serviços de transportes; financeiros; hospitais e unidades de saúde; companhias aéreas; logística e distribuição; gestão de projetos; retalhistas; organismos de certificação
  • Atividade docente ou de investigação
  • Atividade no sector público

Propinas (aguardam aprovação do Conselho Geral da NOVA)

Estudantes nacionais: 1250 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual

Horário de funcionamento

A anunciar brevemente

Candidaturas

FaseDatas Comunicação de resultados
1ª Fase17 a 28 de fevereiro 2021

(não aplicável)

2ª Fase18 de junho a 22 de julho 2021

Até 27 de julho

3ª Fase

30 de agosto a 5 de setembro

Até 8 de setembro

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

A anunciar brevemente

Coordenador do curso:

miegi.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr29/2021 em 29/01/2021

A3ES

Acreditação em 31/07/2020, por 6 anos

Sobre o Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial

O Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial (DEMI) é uma unidade orgânica permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, vocacionada para o ensino, para a investigação científica fundamental e aplicada e para a prestação de serviços nos domínios da Engenharia Industrial e da Engenharia Mecânica. O DEMI tem a seu cargo dois mestrados integrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica), quatro mestrados (Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial e Engenharia da Soldadura), dois programas de doutoramento e ainda várias pós-graduações.

O DEMI conta atualmente com 38 docentes e com cinco funcionários. Os professores do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial colaboram, a diferentes títulos, com diversas instituições públicas e privadas, nomeadamente no desenvolvimento de projetos de investigação em áreas científicas e tecnológicas de relevância para a Engenharia Industrial e para a Engenharia Mecânica.

Saber mais