Mestrado em Microbiologia Médica

Ensino

Mestrado em Microbiologia Médica

O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

A Universidade Nova de Lisboa (UNL), através do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), confere o grau de mestre em Microbiologia Médica, registado na Direcção -Geral do Ensino Superior com o n.º R/B - AD - 5/2008 (acreditação preliminar A3ES– 2011 – CEF/0910/24292).

Em 2017/2018 funciona na FCM/UNL)

Duração:  2 anos lectivos – 4 semestres.

Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.

Objetivos

O Mestrado em Microbiologia Médica tem como objectivo geral formar especialistas, numa perspectiva global e multidisciplinar, habilitados com sólida e integrada formação teórica e prática na área da Microbiologia, com capacidades na aplicação das tecnologias de diagnóstico laboratorial mais avançadas, de investigação microbiológica e de controlo e certificação de qualidade de laboratórios de Microbiologia.

Plano curricular

Saídas profissionais

A formação avançada em Microbiologia Médica permitirá o acesso a um desenvolvimento científico-tecnológico mais avançado correspondente ao 3.º ciclo (Doutoramento). 
Pode, igualmente, facultar o acesso a áreas de investigação e desenvolvimento (I&D) em sectores de saúde pública nacional ou europeia nomeadamente em:

  • Centros médicos e hospitalares 
  • Laboratórios clínicos e veterinários 
  • Saúde pública 
  • Laboratórios de investigação nas áreas da Microbiologia

Estrutura e organização

1.º Ano - Ano curricular, dividido em 2 semestres (módulos obrigatórios e opcionais), conferindo 60 ECTS.
As aulas serão leccionadas maioritariamente em Português. Em cada módulo, a admissão à avaliação, está condicionada à assistência de 2/3 das aulas. A admissão aos módulos opcionais está sujeita a numerus clausus.

2.º Ano - Preparação de uma dissertação original, conferindo 60 ECTS.

 

Regulamento

Horário de funcionamento:

Pós-laboral

Propinas:

Estudantes nacionais: 2.500,00 €/anual

Estudantes internacionais: 7000 €/anual

Prazo de candidatura:

Consulte o portal da Faculdade de Ciências Médicas, onde decorrerá a edição de 2017/18

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

Edição na FCM/UNL

Regras de acesso:

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Farmácia e outras áreas afins (a avaliar pela comissão científica do curso)..

Critérios de seriação:

  1. Classificação da licenciatura ou de outros graus já obtidos pelo candidato;
  2. Currículo académico, científico e técnico -profissional;
  3. Desempenho prévio em área específica do curso e aptidão e interesse
    para a realização de estudos nas áreas de aplicação do mesmo;
  4. Resultado de eventual entrevista.

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3114/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação preliminar em 14/12/2011

Sobre o Departamento de Ciências da Vida

Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua actividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.

DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1º Ciclo), peloMestrado em Genética molecular e Biomedicina (2º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3º Ciclo), colaborando em vários cursos da FCT e da UNL.

DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular.  Desenvolve actividades de investigação científica e tecnológica em parcerias Nacionais e Internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.

Saber mais