O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).
A Universidade Nova de Lisboa (UNL), através do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), confere o grau de mestre em Microbiologia Médica, registado na Direcção -Geral do Ensino Superior com o n.º R/B - AD - 5/2008 (acreditação preliminar A3ES– 2011 – CEF/0910/24292).
Em 2017/2018 funciona na FCM/UNL)
Duração: 2 anos lectivos – 4 semestres.
Este curso só funcionará se tiver 10 ou mais inscrições confirmadas, conforme decisão do Conselho Executivo da FCT NOVA.
O Mestrado em Microbiologia Médica tem como objectivo geral formar especialistas, numa perspectiva global e multidisciplinar, habilitados com sólida e integrada formação teórica e prática na área da Microbiologia, com capacidades na aplicação das tecnologias de diagnóstico laboratorial mais avançadas, de investigação microbiológica e de controlo e certificação de qualidade de laboratórios de Microbiologia.
A formação avançada em Microbiologia Médica permitirá o acesso a um desenvolvimento científico-tecnológico mais avançado correspondente ao 3.º ciclo (Doutoramento).
Pode, igualmente, facultar o acesso a áreas de investigação e desenvolvimento (I&D) em sectores de saúde pública nacional ou europeia nomeadamente em:
1.º Ano - Ano curricular, dividido em 2 semestres (módulos obrigatórios e opcionais), conferindo 60 ECTS.
As aulas serão leccionadas maioritariamente em Português. Em cada módulo, a admissão à avaliação, está condicionada à assistência de 2/3 das aulas. A admissão aos módulos opcionais está sujeita a numerus clausus.
2.º Ano - Preparação de uma dissertação original, conferindo 60 ECTS.
Pós-laboral
Estudantes nacionais: 2500 €/anual
Estudantes internacionais: 3500 €/anual
Sem ingressos em 18/19
Vagas para 2018/2019 :
Sem ingressos em 18/19
Edição na FCM/UNL
Regras de acesso:
Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Farmácia e outras áreas afins (a avaliar pela comissão científica do curso)..
Critérios de seriação:
DGES
Registo n.º R/A-Ef 3114/2011 em 18/03/2011
A3ES
Acreditação em 02/02/2018, por 6 anos
O Departamento de Ciências da Vida (DCV) incide a sua actividade no ensino e investigação em domínios da Biologia fundamental relevante para aplicação em áreas da Biotecnologia e Biomedicina.
O DCV é responsável pela Licenciatura em Biologia Celular e Molecular (1º Ciclo), peloMestrado em Genética molecular e Biomedicina (2º Ciclo) e pelo Programa de Doutoramento em Biologia (3º Ciclo), colaborando em vários cursos da FCT e da UNL.
O DCV integra uma Secção Científica que agrupa as áreas científicas de Microbiologia, Genética e Biologia Celular. Desenvolve actividades de investigação científica e tecnológica em parcerias Nacionais e Internacionais, participando em projectos de I&D em Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia e Biologia Celular.
Saber mais