Mestrado em Ciências Gastronómicas

Ensino

Mestrado em Ciências Gastronómicas

Explora os sabores do conhecimento.

As Ciências Gastronómicas são um campo interdisciplinar que combina conhecimentos de várias áreas, incluindo gastronomia, ciência dos alimentos, nutrição, história da alimentação, cultura alimentar, tecnologia culinária, entre outros. 

Nesta área estudam-se as técnicas culinárias, as preferências e os hábitos alimentares, bem como os fatores socioeconómicos que influenciam a alimentação humana, e investigam-se novos ingredientes e técnicas de preparação, inovações na indústria alimentar e questões de sustentabilidade e segurança alimentar.

O Mestrado em Ciências Gastronómicas é a tua oportunidade para integrar uma área fundamental para a compreensão da relação entre alimentação, saúde, cultura e ambiente, e para o desenvolvimento de políticas alimentares e práticas culinárias mais conscientes e sustentáveis.

Porquê este mestrado?

  • É o único mestrado de Ciências Gastronómicas em Portugal;
  • Engloba aspetos culturais, técnicas e conhecimento científico que fazem a ponte entre o mundo do conhecimento e as diversas atividades económicas e culturais no âmbito da gastronomia;
  • Oferece um conhecimento holístico do que é a gastronomia, assentando fortemente no conhecimento que permite aos futuros profissionais darem respostas de qualidade, inovação e criatividade para os quais problemas associados a esta área em que o consumidor é cada vez mais exigente;
  • Teor muito prático, com predominância de aulas práticas;
  • Durante os 4 semestres deste Mestrado decorrem diversos seminários apresentados por especialistas externos e profissionais na área da gastronomia;
  • A NOVA FCT está na fase de projeto para construção de uma cozinha própria onde os alunos poderão desenvolver os seus projetos para dissertação.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 17 JUL. de 2024

Vagas: 20

Duração: 2 anos

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Ana Lourenço, mcg.coordenador@fct.unl.pt

Apoio académico: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O Mestrado em Ciências Gastronómicas apoia-se na investigação de excelência realizada no Departamento de Química e no Centro de Investigação LAQV (Laboratório Associado para a Química Verde) da NOVA FCT.

O corpo docente associado a este Mestrado desenvolve investigação em áreas de “ponta” no domínio da Engenharia Química e da Indústria Gastronómica.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal (curso de ensino superior com mínimo de 3 anos), nas áreas da Engenharia Química ou áreas afins;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas referidas no primeiro ponto;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico da NOVA FCT, nas áreas científicas referidas no primeiro ponto;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, nas áreas referidas no primeiro ponto, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento.

Saídas profissionais

  • Indústria alimentar: qualidade, criatividade e inovação na produção de alimentos;
  • Turismo;
  • Ensino e investigação nas áreas relacionadas com as ciências gastronómicas.

Testemunhos

Bernardo Mendonça

Bruno Mendonça

Sócio da WEAT Food For Thought 

Frequentar o Mestrado em Ciências Gastronómicas foi fundamental para ampliar a minha compreensão do universo gastronómico e perceber a ciência por detrás da confeção permite-nos ser mais criativos. Ao percebermos a ciência por detrás da confeção podemos criar muito mais coisas.

Frequentar o Mestrado em Ciências Gastronómicas foi fundamental para ampliar a minha compreensão do universo gastronómico. Ao percebermos a ciência por detrás da confeção podemos ser mais criativos na cozinha. Ainda hoje utilizo regularmente o que aprendi na minha empresa.

Anterior Próximo

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.

Saber mais