Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secun

Ensino

Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ensinar Matemática é criar a raiz de um futuro promissor.

O Mestrado em Ensino de Matemática está alinhado com as exigências educativas contemporâneas, com enfoque nos programas mais atuais e nas práticas inovadoras para o ensino da Matemática. 

Através de uma abordagem próxima, este mestrado permite completar a formação científica, tecnológica e técnica, elementares ao sucesso profissional. O Mestrado em Ensino de Matemática promove ainda a formação pessoal e social dos futuros docentes incutindo atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação ativa na comunidade educativa, mas também de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica. 

Ao influenciar positivamente o ensino e a aprendizagem da Matemática, os/as mestres em Ensino de Matemática serão também eles agentes de mudança e desenvolvimento social. 

Bolsas Santander de Incentivo à Carreira Docente

A Fundação Santander está a atribuir bolsas de apoio financeiro, no valor de 750€, a estudantes do primeiro ano de mestrados em ensino para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. A NOVA FCT é uma das instituições aderentes e tem 14 bolsas disponíveis. Esta iniciativa visa atrair mais candidatos para a carreira docente e contribuir para mitigar a escassez de professores em Portugal.  

Condições de acesso

Porquê este mestrado?

  • Plano curricular estruturado em função da futura atividade profissional (docência);
  • Forte componente inovadora (aprender como ensinar matemática com recurso a tecnologias, materiais manipuláveis, jogos, aplicações da matemática, etc.);
  • Componente letiva organizada de forma compacta para reduzir número de deslocações;
  • Possibilidade de frequência a tempo parcial para trabalhadores estudantes (com a correspondente redução de propina);
  • Acompanhamento próximo dos alunos.

Candidaturas 2025/26

1.ª Fase: 03 FEV. a 22 de MAR.

2.ª Fase: 02 JUN. a 18 JUL.

Vagas: 25

Duração: 2 anos (120 ECTS)

Formato: Presencial / Diurno (prevê-se que as aulas do 1.º ano decorram às terças e quintas-feiras a partir das 13h00 e às sextas durante todo o dia).

Idioma: Português

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Maria do Céu Soares , mem.coordenador@fct.unl.pt

Divisão Académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

 

Plano curricular

Para quem

  1. Detentores de comprovativo de domínio oral e escrito da língua portuguesa e das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (artigo 17.º, n.º1 do DL n.º 79/2014 de 14 de maio na sua redação atual).
  2. Candidatos com, no mínimo, 120 ECTS na área da Matemática*, conforme o Anexo ao DL nº 9-A/2025 de 14 de fevereiro, e que:

a) estejam nas condições das alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do DL 74/2006 de 24 de março, na sua redação atual;

b) estejam nas condições da alínea d) do n.º 1 do artigo 17.º do DL 74/2006 de 24 de março, na sua redação atual e cumpram as condições de acesso à prática de ensino supervisionada nos termos previstos no n.º 3 do artigo 11.º do DL 9A-2025 de 14 de fevereiro.

No âmbito do ponto dois, é igualmente admitida a candidatura de quem, à data, detenha pelo menos 75% dos créditos exigidos (artigo 18.º, n.º 7 do DL n.º 79/2014 de 14 de maio, na sua redação atual) devendo os créditos em falta ser obtidos até à conclusão da formação.

*É possível a candidatura a quem não tenha todos os ECTS de formação matemática. Nesse caso, é elaborado um plano de formação matemática adequado ao perfil do candidato, para que este possa completar a sua formação e ingressar no mestrado.

 

Importante:

  • Para além do certificado de licenciatura, todas as candidaturas deverão incluir obrigatoriamente um certificado que liste todas as unidades curriculares realizadas pelo candidato ao nível do ensino superior, data de realização, classificação obtida e, sempre que possível, número de ECTS.
  • No caso de candidatos não licenciados que tenham fundadas expetativas de concluir a licenciatura no corrente ano letivo, será considerada a média, arredondada às unidades, de todas as unidades curriculares já concluídas na área de Matemática e que constam no certificado que acompanha a candidatura.

  • Para candidatos cuja licenciatura não seja na área de Matemática, será considerada a média, arredondada às unidades, de todas as unidades curriculares já concluídas na área de Matemática e que constam no certificado que acompanha a candidatura.

  • A divulgação dos resultados não cumprirá o prazo estabelecido pela faculdade para os restantes mestrados em virtude de, neste caso, ser necessária a realização de uma prova de Português.

Saídas profissionais

  • Docência (Professor de Matemática - 3.º ciclo e ensino secundário | grupo 500);
  • Área editorial com publicações na área do ensino, entre outras.

Parcerias

O Mestrado em Ensino da Matemática tem parcerias com Escolas onde os alunos fazem estágio/início à prática profissional. 

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática da NOVA FCT é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. Constituído por mais de 70 docentes doutorados, no Departamento de Matemática são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade.

Saber mais

NOVA FCT em Números