Mestrado em Ensino de Matemática

Ensino

Mestrado em Ensino de Matemática

Objetivos

São objectivos gerais do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar os conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:

  • alicerçando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.º ciclo, os desenvolva e aprofunde, permitindo e constituindo a base para desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
  • permita aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
  • desenvolva capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
  • desenvolva a capacidade de comunicar conclusões, conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • forneça as competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

São objectivos específicos do Ciclo de Estudos de Mestrado em Ensino de Matemática proporcionar:

  • a formação pessoal e social dos futuros docentes, favorecendo a adopção de atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação, bem como a interiorização de valores deontológicos e a capacidade de percepção de princípios;
  • completar a sua formação científica, tecnológica e técnica em matemática;
  • que os formandos adquiram a formação científica no domínio pedagógico-didáctico;
  • o desenvolvimento progressivo das competências docentes a integrar no exercício da prática pedagógica;
  • que os formandos desenvolvam capacidades e atitudes de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica.

Plano curricular

Saídas profissionais

O Mestrado em Ensino de Matemática, criado nos termos do  Decreto -Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro e reformulado nos termos do  Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, confere qualificação profissional para a docência de Matemática  em escolas, públicas ou privadas, do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e satisfaz as condições do nº2 b) do artigo 2º da  Portaria n.º 344/2008 de 30 de Abril.

Propinas

Estudantes nacionais: 1500 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
 
(Os estudantes de países da CPLP poderão candidatar-se a uma redução de até 50% da propina, mediante a avaliação das seguintes condições:

a) 1º Inscrição: os estudantes devem evidenciar através dos seus certificados académicos que o seu desempenho escolar se situa no primeiro quartil da escala de avaliação utilizada no sistema do seu país ou escola de origem;
b) Inscrições posteriores (independentemente do ano de ingresso): exclusivamente por mérito escolar, isto é, aprovação em todas as UC em que o estudante se inscreveu no ano anterior, perfazendo 60 ECTS em cada ano.)

Horário de funcionamento

Diurno
No ano letivo 2020/2021 as aulas do 1.º ano do curso decorreram às terças e sextas feiras durante todo o dia e às quintas feiras à tarde.

Em 2021/2022 prevê-se que as aulas do 1.º ano decorram na mesma mancha horária.

Candidaturas

1ª Fase: 17 de maio a 14 de junho
2ª Fase: 30 de agosto a 15 de setembro
3ª Fase: 3 de janeiro de 2022 a 30 de janeiro de 2022

Prova de Português
(A aprovação na prova de Português é um dos requisitos obrigatórios para admissão ao mestrado)

Data 2021 – 2.ª fase: dia 16 de setembro de 2021 às 10h (realizada on-line)

A prova tem a duração de uma hora e só poderá ser realizada pelos candidatos com candidatura submetida e taxa paga dentro do prazo.

Todos os candidatos devem registar-se, até 15 de setembro, na plataforma EDMODO. Aí terão todas as instruções sobre a prova de Português.
No dia da prova e à hora fixada, só poderão iniciá-la os candidatos registados, por isso é recomendável fazer o registo com antecedência para ter tempo de resolver eventuais problemas.
Não se inscreva como docente e, para entrar na plataforma, use a password: qxc6kq

Em caso de dificuldades, contacte o Prof. Carlos Ceia: cceia@fcsh.unl.pt

 

Data 2021 – 1.ª fase: dia 16 de junho de 2021 às 10h (realizada on-line)
A prova tem a duração de uma hora com quinze minutos de tolerância e só poderá ser realizada pelos candidatos com candidatura submetida e taxa paga dentro do prazo.

Todos os candidatos devem registar-se, antes de dia 16 de junho, na plataforma EDMODO. Aí terão todas as instruções sobre a prova de Português. 
No dia da prova e à hora fixada, só poderão iniciá-la os candidatos registados, por isso é recomendável fazer o registo até à véspera.
Não se inscreva como docente e, para entrar na plataforma, use a password: 48ypwx

Em caso de dificuldades, contacte o Prof. Carlos Ceia: cceia@fcsh.unl.pt

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2021/2022

Vagas para 2021/2022:

20

Regras de acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado do 1.º ciclo ou equivalente legal contendo 120 créditos nas áreas de Matemática ou Estatística;

  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;

  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

  5. Comprovativo de domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica (decreto-lei 79/2014, no artigo 17º, nº1).

Critérios de seriação:

  1. Classificação de curso;
  2. Curriculum académico e científico;
  3. Curriculum profissional;
  4. Eventual entrevista.

Coordenadora do curso:

Professora Helena Rocha

mem.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A -Ef 3110/2011/AL01 em 12/11/2015

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 02/07/2015

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por 83 docentes, dos quais 79 são doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática Atuarial, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário, pelo Doutoramento em Matemática da UNL e pelo Programa Doutoral em Estatística e Gestão do Risco. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área da Matemática dos diversos cursos da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

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