O Mestrado em Ensino de Matemática está alinhado com as exigências educativas contemporâneas, com enfoque nos programas mais atuais e nas práticas inovadoras para o ensino da Matemática.
Através de uma abordagem próxima, este mestrado permite completar a formação científica, tecnológica e técnica, elementares ao sucesso profissional. O Mestrado em Ensino de Matemática promove ainda a formação pessoal e social dos futuros docentes incutindo atitudes de reflexão, autonomia, cooperação e participação ativa na comunidade educativa, mas também de análise crítica, de inovação e investigação pedagógica.
Ao influenciar positivamente o ensino e a aprendizagem da Matemática, os/as mestres em Ensino de Matemática serão também eles agentes de mudança e desenvolvimento social.
A Fundação Santander está a atribuir bolsas de apoio financeiro, no valor de 750€, a estudantes do primeiro ano de mestrados em ensino para o 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. A NOVA FCT é uma das instituições aderentes e tem 14 bolsas disponíveis. Esta iniciativa visa atrair mais candidatos para a carreira docente e contribuir para mitigar a escassez de professores em Portugal.
Candidaturas 2025/26
1.ª Fase: 03 FEV. a 22 de MAR.
2.ª Fase: 02 JUN. a 18 JUL.
Vagas: 25
Duração: 2 anos (120 ECTS)
Formato: Presencial / Diurno (prevê-se que as aulas do 1.º ano decorram às terças e quintas-feiras a partir das 13h00 e às sextas durante todo o dia).
Idioma: Português
Coordenadora do curso: Maria do Céu Soares , mem.coordenador@fct.unl.pt
Divisão Académica: mestrados@fct.unl.pt
a) estejam nas condições das alíneas a) a c) do n.º 1 do artigo 17.º do DL 74/2006 de 24 de março, na sua redação atual;
b) estejam nas condições da alínea d) do n.º 1 do artigo 17.º do DL 74/2006 de 24 de março, na sua redação atual e cumpram as condições de acesso à prática de ensino supervisionada nos termos previstos no n.º 3 do artigo 11.º do DL 9A-2025 de 14 de fevereiro.
No âmbito do ponto dois, é igualmente admitida a candidatura de quem, à data, detenha pelo menos 75% dos créditos exigidos (artigo 18.º, n.º 7 do DL n.º 79/2014 de 14 de maio, na sua redação atual) devendo os créditos em falta ser obtidos até à conclusão da formação.
*É possível a candidatura a quem não tenha todos os ECTS de formação matemática. Nesse caso, é elaborado um plano de formação matemática adequado ao perfil do candidato, para que este possa completar a sua formação e ingressar no mestrado.
Importante:
No caso de candidatos não licenciados que tenham fundadas expetativas de concluir a licenciatura no corrente ano letivo, será considerada a média, arredondada às unidades, de todas as unidades curriculares já concluídas na área de Matemática e que constam no certificado que acompanha a candidatura.
Para candidatos cuja licenciatura não seja na área de Matemática, será considerada a média, arredondada às unidades, de todas as unidades curriculares já concluídas na área de Matemática e que constam no certificado que acompanha a candidatura.
Documentos
Currículo Vitae (CV)
Comprovação das Informações
Critérios de Desempate
Prova de Português
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1500€
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Mestrado em Ensino da Matemática tem parcerias com Escolas onde os alunos fazem estágio/início à prática profissional.
A Universidade NOVA de Lisboa reforça o seu compromisso com a equidade no ensino superior, através da atribuição de bolsas que promovem a inclusão e a igualdade de oportunidades.
Mais informações aqui.
O Departamento de Matemática da NOVA FCT é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. Constituído por mais de 70 docentes doutorados, no Departamento de Matemática são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade.
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