Mestrado em Bioquímica para a Saúde

Ensino

Mestrado em Bioquímica para a Saúde

O futuro da Saúde Humana começa contigo.

O Mestrado em Bioquímica para a Saúde é um programa conjunto da NOVA FCT, ITQB NOVA e NOVA Medical School. O primeiro ano curricular é realizado na NOVA FCT e no ITQB NOVA e o segundo ano, dedicado inteiramente à dissertação, pode ser realizado num dos parceiros (NOVA FCT, ITQB NOVA ou NOVA Medical School) ou mesmo outra instituição de investigação nacional ou estrangeira.

O Mestrado oferece uma sólida formação académica na área da Bioquímica com uma vertente multidisciplinar que abrange áreas da investigação e do desenvolvimento da Saúde Humana, incluindo setores como a Indústria Farmacêutica, Análises clínicas e Biotecnologia.

Com uma forte componente experimental em ambiente de laboratório, que permite o desenvolvimento de uma perspetiva crítica e analítica de questões Bioquímicas relacionadas com a Saúde Humana, o Mestrado em Bioquímica para a Saúde abrange também outras vertentes como Biofísica, Biologia, Biotecnologia, Química (na perspetiva medicinal) e Ciências Humanas e Sociais. Adicionalmente, e reforçando a componente diferenciadora deste programa, está a possibilidade de escolha do percurso académico através de uma vasta gama de Unidades Curriculares optativas.

Master’s Talks

Participa na sessão de esclarecimentos sobre este Mestrado para obteres a resposta a todas as tuas dúvidas. A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória.
Data: 20 de junho 2024
Hora: 19H00
Formato: Online
Regista-te aqui.

Porquê este mestrado?

  • Aprendizagem multidisciplinar, com conhecimento aprofundado nas áreas de Bioquímica, Biologia, Biotecnologia e Química;
  • Forte componente prática, promovendo análise crítica e competências laboratoriais;
  • Possibilidade de customização do percurso curricular através da escolha de uma vasta gama de Unidades Curriculares optativas;
  • Competências únicas de 3 instituições de renome da Universidade NOVA de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT), Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) e NOVA Medical School, contando ainda com a colaboração de docentes e investigadores do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica e dos centros de investigação da NOVA Medical School;
  • Experiência direta com projetos de investigação e desenvolvimento de projetos em serviços e indústrias na área da saúde, como é o caso da Indústria Farmacêutica, Análises Clínicas e Biotecnologia.

Candidaturas 2024/25

1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024

2.ª Fase: 3 JUN. a 24 JUL. de 2024

Vagas: 25

Duração: 2 anos

Formato: Presencial, Diurno

Idioma: Português ou Inglês

TENS DÚVIDAS?

Coordenadora do curso: Teresa Catarino, mbps.coordenador@fct.unl.pt

Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt

Quero candidatar-me:

Programa

O Mestrado oferece seis unidades curriculares obrigatórias que permitem a aquisição de conhecimentos teórico-práticos na área da Bioquímica e que incluem temas como: Bioquímica analítica; caracterização estrutural de moléculas; base molecular de doenças; e bioinformática.

Adicionalmente, os estudantes podem customizar o seu percurso académico através da escolha de várias Unidades Curriculares optativas que incluem temas como: ingredientes ativos; biofármacos; bionanotecnologia; imunologia; genética humana; bioética; glicobiologia e doença; toxicologia; entre muitos outros.

Plano curricular

Para quem

  • Titulares do grau de licenciado, mestrado, mestrado integrado ou equivalente legal em Bioquímica, Química, Biologia, Ciências da Saúde ou áreas afins;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia – NOVA FCT.

Saídas profissionais

  • Investigação e Desenvolvimento de Fármacos e Biofármacos
  • Investigação Médica e temas relacionados com Doença
  • Laboratórios de Análises Clínicas
  • Indústria Cosmética e Farmacêutica
  • Saúde Pública
  • Organismos e Comissões Reguladoras

Sobre o Departamento de Química

O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.

Saber mais