O Mestrado em Bioquímica para a Saúde é um programa conjunto da NOVA FCT, ITQB NOVA e NOVA Medical School. O primeiro ano curricular é realizado na NOVA FCT e no ITQB NOVA e o segundo ano, dedicado inteiramente à dissertação, pode ser realizado num dos parceiros (NOVA FCT, ITQB NOVA ou NOVA Medical School) ou mesmo outra instituição de investigação nacional ou estrangeira.
O Mestrado oferece uma sólida formação académica na área da Bioquímica com uma vertente multidisciplinar que abrange áreas da investigação e do desenvolvimento da Saúde Humana, incluindo setores como a Indústria Farmacêutica, Análises clínicas e Biotecnologia.
Com uma forte componente experimental em ambiente de laboratório, que permite o desenvolvimento de uma perspetiva crítica e analítica de questões Bioquímicas relacionadas com a Saúde Humana, o Mestrado em Bioquímica para a Saúde abrange também outras vertentes como Biofísica, Biologia, Biotecnologia, Química (na perspetiva medicinal) e Ciências Humanas e Sociais. Adicionalmente, e reforçando a componente diferenciadora deste programa, está a possibilidade de escolha do percurso académico através de uma vasta gama de Unidades Curriculares optativas.
Candidaturas 2024/25
1.ª Fase: 12 FEV. a 22 de MAR. de 2024
2.ª Fase: 3 JUN. a 24 JUL. de 2024
Vagas: 25
Duração: 2 anos
Formato: Presencial, Diurno
Idioma: Português ou Inglês
Coordenadora do curso: Teresa Catarino, mbps.coordenador@fct.unl.pt
Divisão académica: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado oferece seis unidades curriculares obrigatórias que permitem a aquisição de conhecimentos teórico-práticos na área da Bioquímica e que incluem temas como: Bioquímica analítica; caracterização estrutural de moléculas; base molecular de doenças; e bioinformática.
Adicionalmente, os estudantes podem customizar o seu percurso académico através da escolha de várias Unidades Curriculares optativas que incluem temas como: ingredientes ativos; biofármacos; bionanotecnologia; imunologia; genética humana; bioética; glicobiologia e doença; toxicologia; entre muitos outros.
Valor da Propina - Estudantes nacionais: 1100€ / ano
Valor da Propina - Estudantes internacionais: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática dos candidatos. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se os candidatos excluídos.
O Departamento de Química (DQ) constitui uma unidade de ensino e de investigação da NOVA FCT vocacionada para a qualidade do ensino, o progresso da investigação e a prestação de serviços especializados à comunidade nas áreas fundamentais da Química, Engenharia Química e Bioquímica e Biofísica.
Saber mais