News

News

Announce of a Gradute Scholarship (Introduction to Research)

25-07-2014

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BIC - LICENCIADO), DUAS VAGAS

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA NO ÂMBITO DE PROJECTOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

 

Título: BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BIC - Licenciado), duas vagas.

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BIC -Licenciado) no âmbito dos Projetos "GoBusiness Finance – Modelos Não Normais para Mercados Financeiros" e “InspireBiz – Text Mining numa Arquitetura Orientada a Serviços Semânticos” a decorrer no CITI (Center of Informatics and Information Tecnology), Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

Área Científica: Extração de Informação em Fontes de Texto e Dados (Text Mining and Ubiquitous Data Mining), Engenharia Informática, ou áreas afins.

Requisitos de admissão: O candidato deve possuir formação numa área científica, preferencialmente nas áreas mencionadas acima e dominar a linguagem Java, SQL. Dá-se preferência a conhecimentos nas áreas de Estatística, Linguagens Octave/Matlab, PhP e Unix/Linux. Deverá possuir Licenciatura em Informática ou Matemática aplicada.

Plano de trabalhos: A atividade dos Bolseiros centrar-se-á em dar assistência ao desenvolvimento de trabalhos de investigação na área da gestão de streams de informação financeira e na gestão de documentos em plataforma Web. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto com a redação que lhe foi dada pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CITI, DI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e, opcionalmente, em instalações das empresas parceiras, sob a orientação científica do Prof. Doutor Nuno C. Marques.

Duração da(s) bolsa(s): Quatro meses, renovável por igual período.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 385,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e experiência de trabalho com sistemas inteligentes para analise de dados financeiros ou com sistemas de análise de texto, com a respectiva valoração de 70% e 30%.

Composição do Júri de Seleção:

  • Presidente do Júri:  - Prof. Doutor Nuno Cavalheiro Marques
  • Vogais Efetivos:  - Prof. Doutor Joaquim Ferreira da Silva, Dr. Carlos Gomes e Eng. Paulo Bengala
  • Vogais Suplentes:  - Doutor Gabriel Pereira Lopes

 

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada na página http://ssdi.di.fct.unl.pt/~nmm e em local visível e público do CITI, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 25 de Julho a 8 de Agosto de 2014. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de motivação (máximo uma página) acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado e certificado de habilitações (os alunos que tenham realizado licenciatura na FCT/UNL estão dispensados de apresentar certificado de hablitações, através da indicação do número de aluno). A candidatura pode ser acompanhada por cartas de referência e outros documentos considerados relevantes, por correio eletrónico para o endereço indicado no final deste anúncio.

As candidaturas deverão ser entregues da seguinte forma: pessoalmente, entre as 9h30 e as 17h30 na morada a seguir indicada, por correio registado para a morada a seguir indicada, ou remetidas por correio electrónico para nmm@fct.unl.pt com assunto “Candidatura BIC”. Relativamente às candidaturas enviadas por correio electrónico, apenas serão consideradas as candidaturas que tenham sido confirmadas até dia 8 de Agosto (inclusive).

 

Morada para envio de candidaturas:

  Departamento de Informática da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

  Campus da FCT-UNL

  Quinta da Torre, 2829-516 Caparica