Scott Parazynski: Conversa com um Astronauta | Odisseia no Espaço da FCT

10-03-2011

Scott Parazynski: Conversa com um Astronauta
Odisseia no Espaço da FCT

No âmbito das actividades do American Corner da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, o Astronauta Scott Parazynski dará uma conferência, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no dia 14 de Março, às 14H00horas.

Nota Biográfica
Scott Parazynski é médico e astronauta veterano norte-americano, com cinco missões no espaço e 7 “space walks”, num total de 1.019 horas no espaço (equivalente a seis semanas) e vinte horas em actividades extra-veiculares.
Astronauta da NASA desde Março de 1992, Scott Parazynski (1961 - ) fez  a primeira das cinco viagens ao espaço em Novembro de 1994, na nave Atlantis. Três anos após o seu primeiro voo, voltou ao espaço na missão STS-86 da Atlantis. Em 1998 integrou a missão STS-95 da Discovery.
Em 2001, a sua quarta missão, foi a bordo da nave espacial Endeavour, que o levou pela primeira vez à Estação Espacial Internacional, na qual realizou dois passeios espaciais para instalar antenas de UHF e braços robóticos de última geração.
A última missão teve lugar em Outubro de 2007, a bordo da Discovery, tendo a tarefa de consertar um conjunto de painéis solares danificados na Estação Espacial Internacional (ISS).
Os seus gostos pessoais passam pela escalada, montanhismo, voo, mergulho e ski. Em 2009 tornou-se o primeiro astronauta a escalar o Monte Evereste.

http://bibliotecaunl.blogspot.com/

Vídeo-difusão através do canal http://elearning.fct.unl.pt/live.html