Workshop: Elaboração e submissão de propostas ao FP7 - Programa Cooperação

30-03-2011

Neste workshop, apresentado pelo GPPQ, abordar-se-á os procedimentos envolvidos na elaboração e submissão de propostas ao Programa Cooperação do 7º PQ. Estarão presentes as National Contact Points do Programa Cooperação para os temas Saúde, KBBE, NMP, Energia, Ambiente e SSH, e para o Programa Ideias, Pessoas e Euroatom. Haverá também um exercício sobre os aspectos legais e financeiros do 7º PQ.

A participação é gratuita, mas o registo é obrigatório através do Conselho Científico (sec-cc@fct.unl.pt ou 15101) ou de Filipa Duarte (fc.duarte@fct.unl.pt ou 15038) até dia 4 de Abril de 2011.

Programa:

Workshop:

Elaboração e submissão de propostas ao FP7 - Programa Cooperação

 6 de Abril de 2011

Auditório da Biblioteca FCT/UNL

14.00h 

Abertura (Gabinete de Apoio à Direcção FCT/UNL & GPPQ)

14:15h

Introdução ao 7º Programa Quadro de I&DT (Ana Malfalda Dourado): Oportunidades de financiamento no 7º PQ; Diferenças entre os programas específicos; Quem é elegível, as regras de participação.

14:45h

Antes de começar (Maria João Fernandes): Como são preparados os programas de trabalho; Quando começar; Como encontrar uma call; Os documentos de referência; Perceber o Programa de Trabalhos. 

15:15h

COFFEE BREAK

15:30h 

Processo de escrita e submissão de uma proposta (Paula Galvão): Como construir o consórcio; O planeamento da proposta; Critérios de Avaliação das propostas; Estrutura de uma Proposta; Erros Frequentes; Conselhos para futuros candidatos; Calendário (estimado) do processo de preparação, submissão e assinatura contracto. 

16:30h

Aspectos legais e financeiros (Joana Camilo) 

17.15h

Perguntas & Respostas 

17.30h

Final da Sessão