Bolsa de Investigação (BI, Mestre)

21-12-2011

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI)

Título: BOLSA DE INVESTIGAÇÃO (BI, Mestre), uma vaga
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI, Mestre) no CENIMAT/I3N da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no âmbito do Projecto de Investigação Científica IMPACT - Integrated Memory PAper using oxide based Channel thin film Transistors, ref. PTDC/CTM/103465/2008, financiado pela FCT-MCTES, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Materiais, Engenharia Física.

Requisitos de admissão: O candidato deve possuir Mestrado ou Mestrado Integrado numa das áreas acima mencionadas, preferencialmente com conhecimentos na área de deposição de filmes finos e/ou tecnologia de vácuo (outras áreas podem ser consideradas com os conhecimentos requeridos) e domínio da língua inglesa. A actividade a realizar envolve o desenvolvimento de novos materiais para aplicação em circuitos electrónicos em papel.

Plano de trabalhos: Desenvolvimento de óxidos condutores e semicondutores para aplicação em circuitos electrónicos. Todo o trabalho terá por base os desenvolvimentos conseguidos pelo grupo de Materiais da Electrónica e Optoelectrónica na área em que é líder Europeu. O principal objectivo é depositar estes materiais na forma de filmes finos e caracterizá-los de modo a obter a sua estrutura e composição e a relação com o seu desempenho electrico. Posteriormente estes materiais serão integrados em transístores produzidos em substratos de baixo custo tal como o papel, contribuindo para os desenvolvimentos na área da electrónica de papel, Paper-E®, conceito patenteado pelo CENIMAT/I3N. O grande desafio deste trabalho consiste no desenvolvimento de materiais compatíveis com o uso do papel.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no CENIMAT/I3N da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professor Catedrático Rodrigo Martins.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de seis meses renováveis até ao máximo de 36 meses, com início previsto em 1 de Fevereiro de 2012.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será de 980,00€ (novecentos e oitenta euros).
Métodos de selecção: A selecção dos candidatos será feita em duas fases: análise curricular e entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV.
Composição do Júri de Selecção:
Presidente do Júri -  Rodrigo Ferrão de Paiva Martins
Vogais Efectivos – Luis Miguel Nunes Pereira
Vogais Suplentes – Elvira Maria Correia Fortunato e Isabel Maria Mercês Ferreira
Publicitação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do CENIMAT/I3N, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de Dezembro de 2011 a 20 de Janeiro de 2012.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: CV, fotocópia do certificado de habilitações e do BI e outros documentos comprovativos considerados relevantes para a candidatura.
As candidaturas deverão ser entregues da seguinte forma: pessoalmente, durante o período das 9h às 18h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio para a/o CENIMAT/I3N - Campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, ou por correio electrónico para sec-cenimat@fct.unl.pt e rm@uninova.pt.