CEFITEC/ FCT-UNL na vanguarda do desenvolvimento de laser bombeado por luz solar

18-09-2012

A equipa de investigação coordenada pelo Prof. Doutor Dawei Liang, do CEFITEC, Departamento de Física da FCT-UNL, tem feito progressos significativos no desenvolvimento de laser bombeado por luz solar.

O artigo "Design of ultrahigh brightness solar-pumped disk laser", publicado em Applied Optics, foi seleccionado para inclusão no jornal de alto prestígio "Spotlight on Optics", da Sociedade Óptica da América (OSA), em Setembro de 2012. O trabalho foi considerado a próxima etapa importante para o acesso a um fornecimento conveniente de energia renovável e limpa, tal como foi referido pelo Professor Andrey N. Kuzmin da Universidade de
Buffalo, EUA.

http://www.opticsinfobase.org/spotlight/summary.cfm?uri=ao-51-26-6382

O seu trabalho realizado no PROMES-CNRS, em França, os investigadores (Prof. Dr. Dawei Liang e Mª Joana Almeida) conseguiram ultrapassar o recorde mundial de eficiência de colecção do laser solar, bombeado através de um espelho parabólico, em cerca de 43%.

http://social.csptoday.com/technology/sfera-flushes-out-groundbreaking-csp-research

O laboratório de laser solar tem actualmente dois projectos de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
http://www.cefitec.fct.unl.pt/en/lasers