Aviso de Abertura do Concurso 2017 de Bolsa de Doutoramento em Matemática

31-07-2017

Nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, alterado ainda pelo Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro, e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013, de 9 de julho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa abre concurso para financiamento de uma bolsa de doutoramento.

 

A bolsa de doutoramento destina-se a candidatos que pretendem desenvolver trabalhos de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor e que se encontrem aceites no Programa Doutoral em Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Destinando-se a bolsa a atribuir no presente concurso a novos estudantes do Programa Doutoral em Matemática, os candidatos devem ter sido aceites, ou estar inscritos, como estudantes de doutoramento pela 1ª vez no ano letivo de 2017/2018. A duração da bolsa é anual, renovável, não podendo a sua duração máxima exceder quatro anos, nem podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos. A esta bolsa corresponde um subsídio mensal de manutenção com um valor de 980€ mensais (12 meses por ano). Esta bolsa não inclui subsídio para o pagamento de propinas. As funções do bolseiro são exercidas em regime de dedicação exclusiva, nos termos previstos no Estatuto do Bolseiro de Investigação, devendo garantir-se a exequibilidade do plano de trabalhos sob pena de não atribuição ou cancelamento da bolsa. A renovação da bolsa está dependente, nomeadamente, da verificação do cumprimento do plano de trabalhos.

 

Início da bolsa 

A bolsa aprovadas tem início em data a definir pelo candidato desde que observadas, cumulativamente, as seguintes condições:

 

  • A bolsa não pode ter início após o dia 1 de setembro de 2018;
  • A bolsa não pode ter início antes da assinatura do contrato de bolsa, a qual deverá ocorrer no prazo máximo de trinta dias úteis, contados a partir da data de comunicação definitiva da concessão ao candidato da bolsa.

 

A emissão, pelos serviços da Faculdade de Ciências da Universidade NOVA de Lisboa, do respetivo contrato de bolsa fica dependente da verificação da respetiva disponibilidade orçamental. A Comissão Científica do Programa do Programa Doutoral em Matemática reserva-se o direito de não preencher a vaga colocada a concurso neste edital.

 

DESTINATÁRIOS

 

Requisitos gerais de candidatura 

Podem candidatar-se ao presente concurso:

 

  • Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros estados membros da União Europeia;
  • Cidadãos de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei n.º 29/2012, de 9 de agosto;
  • Cidadãos de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade com objeto equivalente.

 

Requisitos específicos de candidatura 

  • Ter sido aceite, ou estar inscrito, pela 1ª vez no ano letivo de 2017/2018, como estudante de doutoramento no Programa Doutoral em Matemática;
  • Ter concluído, obrigatoriamente até à data de submissão da candidatura, um curso de mestrado ou equivalente na área de Matemática ou numa área afim. Podem ainda ser aceites candidatos detentores de um curso de licenciatura pré-Bolonha;
  • Ter obtido média igual ou superior a 14 valores em curso de mestrado pós-Bolonha ou de licenciatura pré-Bolonha;
  • Nunca ter usufruído de uma Bolsa de Doutoramento diretamente financiada, independentemente da sua origem e duração;
  • Não ter sido selecionado para atribuição de bolsa, no âmbito de Programas Doutorais da Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
  • Não ser titular do grau de Doutor ou equivalente.

 

FINANCIAMENTO 

A bolsa atribuída no âmbito do presente concurso será financiada por verbas do orçamento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Sempre que possível a

Faculdade de Ciências e Tecnologia procurará a colaboração de mecenas que comparticipem, total ou parcialmente, os custos correspondentes.

 

PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS 

O concurso está aberto entre o dia 1 de setembro de 2017 e o dia 15 de setembro de 2017.

 

CANDIDATURAS 

As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico ao Sr. Coordenador do Programa Doutoral em Matemática (pdm.coordenador@fct.unl.pt), onde devem ser anexados os documentos de apoio à candidatura. Não são aceites candidaturas submetidas por outros meios.

 

A candidatura é composta das seguintes secções:

  1. Identificação da candidatura;
  2. Curriculum vitae do candidato;
  3. Proposta do plano de trabalhos.

 

A informação constante da Identificação da Candidatura integra os seguintes elementos:

  1. Nome completo;
  2. Data de início de bolsa, anterior a 1 de setembro de 2018.

 

A informação constante do Curriculum vitae do candidato integra os seguintes elementos:

  1. Nome completo;
  2. Morada, Código postal, Localidade e País;
  3. Endereço de correio eletrónico;
  4. Número de telefone;
  5. Data de nascimento;
  6. Nacionalidade;
  7. Tipo de documento de identificação;
  8. Número do documento de identificação;
  9. Data de validade do documento de identificação;
  10. Número de contribuinte (NIF);
  11. Habilitações académicas:

Para cada Grau deve ser indicado:

  • Designação do grau (Licenciatura pré-Bolonha, Licenciatura pós-Bolonha, Mestrado, Mestrado integrado, Doutoramento, Outro;
  • Domínio científico/Ramo;
  • Instituição conferente do grau;
  • Ano de conclusão;
  • Classificação;
  • Duração (em anos).
  1. Ocupação atual, científica e/ou profissional (opcional):
  • Cargo/Função;
  • Data de início;
  • Instituição;
  • País.
  1. Para cada ocupação anterior, de natureza científica e/ou profissional, (opcional):
  • Cargo/Função;
  • Período;
  • Instituição;
  • País.
  1. Para cada prémio ou distinção (opcional):
  • Nome do prémio ou distinção;
  • Ano;
  • Entidade promotora.
  1. Interesses científicos (máximo 500 caracteres, incluindo espaços);
  2. Participação em projetos (opcional, máximo 2000 caracteres incluindo espaços)
  3. Outra informação considerada relevante (máximo 2000 caracteres incluindo espaços).

 

Esta informação deve ser introduzida através de um ficheiro pdf.

 

Para cada grau académico indicado, deve ser anexado um ficheiro tipo pdf, com cópia do documento comprovativo do grau, indicando a respetiva classificação final (no caso de mestrado integrado as classificações correspondentes ao 1º e ao 2º ciclo, com exceção do caso de candidatos cujas instituições não emitam certificados com discriminação das classificações finais de 1º e 2º ciclo), a classificação nas diferentes unidades curriculares e o comprovativo do reconhecimento de habilitações estrangeiras, quando aplicável.

 

Exceto nos casos em que é explicitamente referido como opcional, todos os restantes elementos são de preenchimento ou fornecimento obrigatório.

 

A informação constante do plano de trabalhos proposto integra os seguintes elementos:

  1. Título do plano de trabalhos proposto;
  2. Sumário;
  3. Estado da arte;
  4. Objetivos;
  5. Descrição e calendarização dos trabalhos;
  6. Resultados esperados, incluindo publicações, protótipos, comunicações, etc.;
  7. Bibliografia.

Esta informação deve ser introduzida através de um ficheiro pdf.

 

Os graus académicos obtidos no estrangeiro, a considerar para efeitos da candidatura, devem ter sido objeto de reconhecimento ou equivalência, no momento da submissão da candidatura, e, sempre que ao grau estrangeiro tenha sido conferida uma classificação final, conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa, de acordo com a legislação aplicável, designadamente mediante reconhecimento da Direção-Geral do Ensino Superior ou de uma Instituição de Ensino Superior pública portuguesa, no cumprimento do previsto na legislação aplicável em matéria de reconhecimento de qualificações estrangeiras, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro, e no Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho.

 

AVALIAÇÃO 

Cada candidatura admitida a concurso é avaliada pelo painel nomeado pela Comissão Científica do Programa Doutoral em Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. A avaliação das candidaturas é feita tendo em conta o mérito do candidato e o mérito e exequibilidade da proposta de plano de trabalhos.

 

A concessão da bolsa encontra-se dependente do resultado da avaliação, da receção da documentação exigida no prazo fixado e da disponibilidade orçamental das entidades financiadoras. A Comissão Científica do Programa do Programa Doutoral em Matemática reserva-se o direito de não preencher a vaga colocada a concurso neste edital.