FCT NOVA candidata ao Concurso Separa e Ganha no Amarelo e Azul

03-12-2018

mini ecoponto

Em 2017 foram produzidos no campus da FCT NOVA 300 toneladas de resíduos indiferenciados que foram depositadas em aterro sanitário. Foram separadas e encaminhadas para reciclagem 18,7 toneladas de papel/cartão, 4,7 toneladas de embalagens e 5,3 toneladas e vidro. Ou seja, em 2017 apenas encaminhamos para reciclagem 9% dos resíduos equiparados a urbanos. Das 300 toneladas que foram para o aterro, 35% são resíduos de embalagem que se tivessem sido colocados nos ecopontos teriam sido reciclados.

Este ano podemos fazer muito melhor e aumentar a nossa taxa de reciclagem para os 30%.

É com este objetivo em mente que a FCT NOVA se junta à competição Separa e Ganha no Amarelo e Azul.

A competição, promovida pela AMARSUL, pretende incentivar instituições a serem mais conscientes no seu tratamento do lixo e vai premiar a que melhor se comportar no período que vai de dezembro de 2018 a 15 de junho de 2019. Além disso, esta prova pretende aumentar as quantidades de plástico, metal, pacotes de bebida, papel e cartão encaminhados para reciclagem; sensibilizar e educar a comunidade escolar para a correta utilização dos contentores amarelo (embalagens) e azul (papel/cartão).

Os estabelecimentos de ensino serão premiados de acordo com as quantidades separadas para reciclar. Será atribuído prémio a todos os estabelecimentos de ensino que atinjam o mínimo de 70 sacos no amarelo e/ou 1 tonelada de papel/cartão, durante o ano letivo 2018/19.

Para facilitar o comportamento de deposição seletiva dos resíduos de embalagens e papel/cartão dos FCTenses vão ser instalados no campus vários suportes para os sacos destinados aos resíduos de embalagens.

O Campus fica assim com uma boa rede de recolha dos recicláveis – 5 ecopontos no exterior (para o vidro, embalagens e papel/cartão), 23 suportes com sacos para as embalagens e vários mini-ecopontos no interior de vários edifícios para o papel/cartão, embalagens e vidro.

Um grupo de alunos da ECOZOIC, do Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e do Núcleo de Ambiente e Sustentabilidade da AEFCT  estão a desenvolver uma aplicação que permitirá à comunidade da Faculdade localizar o sítio correto e mais próximo de si para depositarem os resíduos recicláveis.

Se a FCT NOVA ganhou em tempos o concurso dos gelados, também consegue ganhar este concurso. Ganhar e contribuir para a economia circular e para uma vida mais ecológica e sustentável. Tudo depende do empenho de cada um! Necessitamos de todos, nem mais uma embalagem ou papel colocados nos sítios errados!

 

Regulamento aqui.

Mais sobre o Departamento de Engenharia e Ciências do Ambiente aqui.