FCT NOVA recebe encontro sobre Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

04-07-2019

A 7.ª edição do TIC@Portugal'19, encontro de professores sobre utilização educativa das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), começa esta sexta-feira, 5 de julho.

Este evento tem como objetivo refletir sobre as práticas do uso das TIC na Educação. Pretende ouvir os educadores e professores que no terreno usam as TIC, através da apresentação do seu trabalho, e convida especialistas a contribuírem com o que de mais recente se sabe neste domínio. É uma oportunidade para divulgar e debater a utilização das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.

A exemplo de anos anteriores, a iniciativa tem um carácter nacional e descentralizado, a levar a cabo em colaboração com diversos Centros de Competência TIC da ERTE/Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação que integram e complementam, com sessões locais e por videoconferência.

As sessões plenárias são emitidas por videoconferência a partir das sessões EDUCOM (associação de professores que dedica ao uso educativo dos computadores e Internet) a decorrer em Faro e no Monte de Caparica, sede da associação, nas instalações cedidas pela FCT NOVA,  com o apoio do Lab.eLearning, como acontece desde a sua primeira edição. 

Este modelo descentralizado resultou no ano passado no envolvimento direto de mais de 500 docentes, que com a sua presença na sessão plenária e no painel dedicado às aprendizagens essenciais, nas 73 apresentações de boas práticas e nos 40 workshops locais tornaram uma vez mais este evento um marco assinalável no panorama das iniciativas nacionais no domínio do uso educativo das TIC e das literacias digitais.

A FCT NOVA dá assim continuidade a uma presença constante no domínio do uso educativo das TIC, iniciada no tempo pioneiro do Projecto MINERVA, em 1985 e continuada no Programa Nónio (1996-2004), Internet na Escola (1997-2002) e iniciativas seguintes do Ministério da Educação, que julgamos muito contribuir para a proximidade com a comunidade educativa da região.

A sessão de abertura tem lugar às 9h30 no Anfiteatro 2A do Edifício VII do campus da Caparica e vai contar com a presença do Diretor-Geral da Educação e do Diretor da FCT NOVA.

O encontro é uma iniciativa da Associação EDUCOM – APTE (Associação Portuguesa de Telemática Educativa), através do seu Centro de Competência TIC e do seu Centro de Formação de Professores.

Conheça o programa do Monte da Caparica aqui.