Dia Internacional da Matemática

Cancelamento

As comemorações do Dia Internacional da Matemática foram canceladas na sequência das medidas de contingência adoptadas pela FCT NOVA para a prevenção da propagação da doença por COVID-19.

 

 

Logo DIM

 

O DM irá celebrar o Dia Internacional da Matemática nas tardes dos dias 13 e 14 de março de 2020, sendo as atividades do primeiro dia (sexta-feira) dirigidas a escolas do ensino básico e secundário, e as do segundo dia (sábado) a toda a população em geral. Todas as atividades serão de entrada livre, com exceção dos workshops.

O tema adoptado neste primeiro ano é a “A Matemática está em toda a parte”.

 

Atualmente, a matemática tornou-se uma ferramenta tão sofisticada que a maior parte das pessoas nem se apercebe da sua omnipresença nas nossas vidas. Podemos dizer que a matemática está em toda a parte”. 
(Christiane Rousseau, Presidente do comité administrativo do DIM)

Atividades

separador1

Sexta-feira, dia 13 de março (14:30 - 17:00)

Workshops (sob marcação) ESGOTADOS

A Matemática está na Indústria

A Matemática está na Natureza

A Matemática está na Economia

A Matemática está na História

A Matemática está na Biologia

A Matemática está na Web Search

A Matemática está na Saúde

A Matemática está no Cosmos

A Matemática está nos Transportes

A Matemática está nos Seguros

Dinamizadores:

Ana Luísa Custódio, Eurico Nogueira, Graça Gonçalves, Gracinda Guerreiro, Isabel Correia, Isabel Natário, Lídia Lourenço, Manuel Messias, Marta Faias, Nelson Chibeles Martins, Paula Amaral, Paulo Doutor

Palestra

O mundo está cheio de perguntas muito simples sem resposta. Segredos que ainda só a mãe natureza conhece. Nesta apresentação – que será mais que uma palestra e pouco menos que um show – vamos viajar pelo desconhecido e espreitar o mundo das coisas que sabemos… que não sabemos.
Para isso, vamos dobrar um mapa, fazer a corrente do ralo da banheira levitar e ver um sempre-em-pé esquisito a boiar num aquário. Mas não se preocupe, porque… Isto é Matemática!

Sábado, dia 14 de março (15:00 - 18:00)

Atividade desenvolvida em equipas, constituída por provas diversas (por exemplo, a resolução de um problema de cálculo, de um enigma lógico, ou de um problema de geometria). A resolução de uma das provas fornecerá à equipa uma pista sobre o local onde se realizará a prova seguinte.

Maratona de filmes sobre Matemática. E as πpocas não poderiam faltar!

Em condições ideais de visibilidade realizar-se-á uma experiência ilustrativa do conceito de escala, sendo efectuada a comparação dos tamanhos relativos do Sol e da Terra e respectiva distância, utilizando um modelo à escala.

A medição de alturas de objetos pode ser uma tarefa simples, no caso de pessoas ou objetos pouco volumosos, mas também pode ser um desafio matemático, quando se trata da altura de árvores, edifícios ou montanhas. Calcula a altura do edifício 7 do campus da FCT NOVA, recorrendo à matemática que conheces.

O número ou razão de ouro fascinou os artistas e matemáticos desde a antiguidade clássica. Foi utilizado na arquitetura, na pintura e está presente em muitos fenómenos da natureza. Nesta atividade poderás verificar se a razão de ouro também está presente em ti!

Utiliza uma balança de alta precisão para calculares de forma surpreendente o valor de pi. Precisarás de uma balança, de uma tesoura, de uma cartolina e... o resto descobrirás na FCT NOVA!

Descobre se é possível atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma!

Segue o algoritmo e verifica se consegues terminar não ordenado!

O π é um número irracional e isso significa que as suas casas decimais são infinitas e não seguem nenhum padrão. Neste jogo, duas equipas, lado a lado, vão competir para conseguir colocar corretamente o maior número de casas decimais do π. Velocidade e memória são o truque para vencer este desafio!

Desde a milenar descoberta da razão constante entre o perímetro da circunferência e o seu diâmetro, universalmente denotada pela letra grega π, têm-se inventado múltiplos métodos para obter boas aproximações deste número irracional. No entanto, ninguém teria imaginado que no século XVIII haveria alguém de propor atirar agulhas para o soalho a fim de calcular π. Assim foi esta a excêntrica proposta do Conde de Buffon, um nobre francês de nome Georges-Louis Leclerc (1707-1788). O seu método estatístico para o cálculo de π é hoje reconhecido como um dos métodos de Monte Carlo e, é vulgarmente designado por “Agulhas de Buffon”. No entanto, há dúvidas se Buffon alguma vez considerou uma abordagem experimental ao problema da agulha.

Vem conhecer algumas propriedades de alguns números enquanto jogas na nossa roleta!
A cada rotação, aumenta exponencialmente a diversão!!

O empacotamento de volumes em espaços limitados é um problema de elevada complexidade. A sua importância em aplicações industriais e comerciais torna-o objeto de investigação em Matemática.

Jogo desenvolvido pelo ClubeMath (Clube de Matemática da FCT NOVA), essencialmente dirigido a crianças e jovens com vista ao desenvolvimento do seu raciocínio lógico. É um jogo de cartas contendo 21 cartas de Dedução, 80 cartas de Ação e 46 cartas de Reação. O número de jogadores pode variar entre 3 e 7. O jogo pode ser personalizado com a inserção de nomes ou uma fotografia de cada jogador em 7 das suas cartas de Dedução.

Jogo com questões de escolha múltipla sobre Matemática, com vários níveis de dificuldade. Como forma de ultrapassar dificuldades, os jogadores podem dispor de três ajudas distintas: 50/50, ajuda telefónica e ajuda do público.

No mundo dos Grafos há muitas aplicações lúdicas e práticas que são de fácil implementação e que permitem a resolução de uma forma simples de alguns problemas. Nesta aventura, teremos a oferta de um leque de atividades que ilustrará as diversas aplicações da Teoria de Grafos desde aplicações simples, como avaliar a aplicabilidade de regras num torneio desportivo, até a mais complexas, como, por exemplo, encontrar percursos ótimos ou programar semáforos num cruzamento.

Atividades hands-on desenvolvidas no âmbito do projeto europeu MIma. Iremos construir triângulos equiláteros com técnicas de Origami, criar figuras geométricas e pavimentações com esses triângulos e aprender técnicas para criar pavimentações ao estilo das realizadas por Escher. Iremos ainda percorrer um "tapete lógico" e propor a resolução e criação de labirintos que podem ser percorridos utilizando regras lógicas.

Nesta atividade serão realizadas duas experiências nas quais se poderá observar as duas propriedades que fazem desta curva uma curva especial.

Workshops (sob marcação)

Palestras

Partindo da equação matemática para uma corda vibrante mostraremos como a sua adaptação a um instrumento musical permite obter música.
Matemática: Luís Trabucho | Piano: Inês Santos Gomes | Violino: Paulo Guilherme dos Santos

Durante esta palestra falaremos um pouco da Matemática que está em toda a parte, em particular de um dos seus conceitos mais fascinantes, o Infinito. Procuraremos, através de exemplos ilustrativos, descrever a sua evolução, primeiro como intuição, depois como conceito, desde os primórdios da civilização humana. Veremos, em particular, como a arte parece ter um papel fundamental na sua génese e desenvolvimento.

Visitas a exposições

Exposição desenvolvida no âmbito das comemorações do ano 2013 como o Ano da Matemática do Planeta Terra. É constituída pelos módulos Tempo, Espaço, Arte, Vida e Quotidiano e está em exibição permanente no Ed VII da FCT NOVA.

Exposição que retrata a história de Hipátia De Alexandria, Elena Lucrezia Cornaro Piscopia, Émilie Du Châtelet, Laura Maria Catarina Bassi, Maria Gaetana Agnesi, Marie-Sophie Germain, Mary Fairfax Greig Somerville, Augusta Ada King, Sofia Vasilyevna Kovalevskaya, Charlotte Angas Scott, Emmy Amalie Noether e Maryam Mirzakhani cujo trabalho foi determinante para o desenvolvimento da Matemática e para a sociedade.

Exposição de matemática e arte de Krystyna Burczyk.

Dinamizadores

Ana Cristina Casimiro, António Oliveira, Carlos Saiago, Cláudio Fernandes, Dora Gomes, Eurico Nogueira, Fátima Rodrigues, Filipe Marques, Inês Sequeira, Magda Rebelo, Manuel Messias, Maria do Céu Soares, Marta Faias, Paula Patrício, Paulo Doutor, Pedro Mota, Rita Ribeiro, Sofia Costa

Monitores

Beatriz Jorge, Bruno Baptista, David Fialho, Diogo Rodrigues, Ema Biscaia, Filipe Lopes, Francisca Bettencourt, Francisco Pires, Guilherme Correia, Hugo Calhau, João Carrilho, Tânia Paulista, Tiago Cordeiro, Vítor Canhão

 

Comissão Organizadora

Maria do Céu Soares

Ana Cristina Casimiro

Inês Sequeira

Magda Rebelo

Manuel Messias

Paula Patrício

Paulo Doutor

(DM FCT NOVA)