Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Sistemas Alimentares e Recurs

Education

Diploma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias de Sistemas Alimentares e Recursos Naturais

 

Fundamentos e objetivos

O curso de Pós-Graduação em Tecnologias de Sistemas Alimentares e Recursos Naturais enquadra-se no domínio do conhecimento com forte impacto no desenvolvimento socioeconómico e no bem-estar social.

A tecnologia associada aos sistemas produtivos e de transformação de alimentos, bem como, o conhecimento e compreensão dos recursos naturais (solo, água, biodiversidade e nutrientes), são a base para a idealização de modernos e inteligentes sistemas alimentares. Estes baseiam-se substancialmente na industrialização, na sustentabilidade e na eficiência, para obtenção de mais alimentos com menos recursos.

A eficiência na utilização de recursos compreende ainda a redução e a reutilização de matérias-primas, bem como, a opção por dietas alimentares baseadas em novos produtos.

Os sistemas alimentares, os recursos naturais e o ambiente são áreas estratégicas que irão potenciar ações inovadoras e de desenvolvimento. Estas visam a produção eficiente e sustentável de alimentos, sem comprometer a preservação integral, presente e futura, do solo, da água e das matérias-primas, em consonância com os fundamentos da Indústria 4.0 e a segurança alimentar.

 

Estrutura do curso

O curso está estruturado de modo a obter, num ano letivo (2 semestres), no final da formação, um total de 30 ECTS, dos quais, 12 ECTS são obtidos pela frequência em unidades curriculares obrigatórias e 18 ECTS pela frequência em unidades curriculares optativas, permitindo, deste modo, concretizar percursos alternativos adequados aos objetivos e ao perfil individual dos candidatos. 

Para maior abrangência temática e versatilidade formativa são organizados semanalmente seminários, nos setores produtivos animal e vegetal, com oradores convidados, internos e externos à NOVA FCT, para apresentação de temas de I&D que envolvam aspetos relacionados com o cultivo, colheita, transformação, embalamento, transporte, comercialização, consumo, redução e reciclagem de resíduos.

 

Horário de funcionamento

O curso funciona maioritariamente em regime pós-laboral, em aulas presencias. Contudo, dependendo das unidades curriculares escolhidas, estas poderão funcionar em regime diurno e em aulas online, em articulação com o horário das unidades curriculares comuns aos mestrados de Tecnologias de Produção e Transformação Agroindustrial, Tecnologias em Agricultura de Precisão e de Fitotecnologia Nutricional para a Saúde Humana.

 

Destinatários / Saídas profissionais

Este curso está vocacionado para licenciados Pós e Pré Bolonha em qualquer área científica de Ciências e Engenharia, afins das Ciências Agronómicas, Engenharia Alimentar, Biologia, Química, Bioquímica e outras, que pretendam obter especialização em Tecnologia Alimentar.

Finda a formação, esta poderá evoluir e culminar com a obtenção do grau de Mestre em Tecnologias de Produção e Transformação Agroindustrial (curso da NOVA FCT), em Tecnologias em Agricultura de Precisão (curso da FCT-NOVA) ou em Fitotecnologia Nutricional para a Saúde Humana (curso da NOVA FCT), se for cumprido o plano curricular destes mestrados nos anos consequentes.  

As atividades económicas relacionadas com os sistemas alimentares são caracterizadas por possuírem elevada empregabilidade e mobilidade de recursos humanos, sendo por isso expectável tratar-se de um curso de Pós-Graduação com garantidas saídas profissionais.

  

Curriculum

Tuition fee

830€ anual

Applications

1.ª Fase: 19 a 30 de julho de 2023

2.ª Fase: 25 de agosto a 15 de setembro de 2023

Applications

Entrance requirements for the 2023/2024 academic year

Vacancies for 2023/2024:

20

Admission rules:

Ser detentor do grau de licenciado em Ciências Naturais, Físicas, Químicas e Biológicas, Ciências de Engenharia e Engenharia Agrária e Agronómica ou em qualquer área científica afim das mencionadas.

Ranking:

Os candidatos serão seriados com base na classificação obtida na licenciatura.

Em caso de empate, é considerada a experiência profissional relevante.

Course coordinator:

Professora Maria Manuela Malhado Simões Ribeiro

mmsr@fct.unl.pt

About the Departamento de Ciências da Terra

O Departamento de Ciências da Terra (DCT) da NOVA FCT, cujo regulamento foi revisto (DR 99, 2.º série de 23 de Maio de 2011), constitui unidade de ensino graduado e pós-graduado e de investigação, nos domínios da Ciência e Engenharia Geológica e nos destes afins ou interdisciplinares. Cabe-lhe promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a prestação de serviços, atividades de extensão universitária e desenvolvimento de atividades de divulgação.

More info