Professor Doutor José Júlio Alferes toma posse como novo diretor da FCT NOVA no próximo dia 23 de junho

20-06-2022

A tomada de posse do novo diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA terá lugar no próximo dia 23 de junho, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. O Professor Doutor José Júlio Alferes é quem vai ocupar o cargo no quadriénio 2022-2026. A eleição decorreu no passado dia 6 de junho, no Campus de Caparica.

No plano de ação que apresentou durante a sua campanha, o novo Diretor, Professor Catedrático do Departamento de Informática, explica que a escola deve contribuir para uma sociedade sustentável e baseada em conhecimento, através do desenvolvimento de uma comunidade de criação e partilha de conhecimento, orientada para o futuro e focada numa combinação interdisciplinar de Ciências e Engenharias. Para esta missão, o novo diretor irá apostar em cinco eixos de intervenção: formação com qualidade, moderna, com uma marca identificável (Ensino e Aprendizagem); produção de conhecimento científico com impacto (Investigação); participação da FCT NOVA na sociedade a nível regional, nacional e global (Sociedade e Inovação); comunidade motivada e mobilizada (Governação e Comunidade); Campus aberto à região, com condições, moderno e adaptado ao ensino, à investigação e à inovação (Campus e Sustentabilidade).

O Professor Doutor José Júlio Alferes é Licenciado em Engenharia Informática pela FCT NOVA, contando também com o Doutoramento em Informática – Inteligência Artificial, pela mesma Faculdade. Em 1995, coordenou a equipa que lançou a Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade de Évora, estando na origem da criação do Departamento de Informática daquela universidade. No ano 2000, regressou à FCT NOVA, onde desde cedo exerceu cargos de gestão universitária, tendo nos últimos quatro anos integrado a equipa reitoral da NOVA, primeiro como Pró-Reitor e, mais recentemente, como Vice-Reitor para a Transformação Digital. É na área da Inteligência Artificial que tem vindo a desenvolver o seu trabalho de investigação, contando com a publicação de mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências em Inteligência Artificial e Informática. Em 2012, foi distinguido com o Fellow da Sociedade Europeia em Inteligência Artificial.

“Servir a FCT NOVA, agora como seu Diretor, é um enorme desafio, que abraço com sentido de responsabilidade, com empenho e entusiasmo e para o qual darei o meu melhor nos próximos anos”, explicou o novo diretor.

A Cerimónia é pública e realiza-se às 14h00 na Sala do Senado da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.