O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias (MEMN) é um programa multidisciplinar que oferece formação em três vertentes principais: Eletrónica, Biotecnologia e Energia, combinando engenharia, física, química, biologia, gestão e empreendorismo.
Ao longo de dois anos, o MEMN prepara os alunos para a linha da frente da inovação, explorando ciência aplicada e tecnologias disruptivas tais como a (opto)eletrónica transparente e/ou flexível, (nano)biossensores, células solares e fotónica, em câmaras limpas e diversos laboratórios equipados com equipamentos de ponta para fabrico à nano/micro-escala e caraterização avançada de materiais e dispositivos.
Com o apoio de centros de investigação de excelência e diversas parcerias com instituições e empresas por todo o mundo, os mestres em Micro e Nanotecnologias ficam aptos para carreiras em setores de ponta com alta empregabilidade, como a (micro/nano)eletrónica, automação, mobilidade, aero-espacial, saúde e energias sustentáveis.
Lecionado em português e inglês, o programa atrai estudantes de diversas nacionalidades que desejam transformar as suas carreiras.
Inscreve-te e vem descobrir o potencial do infinitamente pequeno para o avanço da ciência e tecnologia!
These scholarships, worth 450 euros, are available to all students from the School or other Higher Education Institutions who are applying for the first time to the first year of a Master’s programme at NOVA FCT and have a final undergraduate grade of 15 or higher.
Check the regulations (in Portuguese only)!
Applications 2025/26
1st Phase: 3 FEV. a 22 de MAR.
2nd Phase: 2 JUN. a 18 JUL.
Vacancies: 60
Duration: 2 anos: 1.º ano (1S, 2S, 3S), 2.º ano (1S e 2S)
Format: Presencial, Diurno
Language: Português e / ou Inglês
Course Coordinator: Manuel João de Moura Dias Mendes, memn.coordenador@fct.unl.pt
Academic division: mestrados@fct.unl.pt
O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias é estruturado em dois anos, com um currículo que enfatiza a componente prática, incluindo sessões teórico-práticas e em ambiente laboratorial, apoiado pela excelência em investigação desenvolvida pelo corpo docente integrado nos centros CENIMAT e CEMOP associados ao Departamento de Ciência dos Materiais (DCM). Tais centros de I&D são reconhecidos internacionalmente como líderes em várias áreas tecnológicas como: Eletrónica Transparente, Flexível e Sustentável; Nanotecnologias aplicadas à Medicina; Fotónica para Fotovoltaico; Nanomateriais e Dispositivos Inteligentes; entre outras.
O objetivo principal é formar profissionais capacitados para atuar em áreas de ponta no domínio da Ciência dos Materiais e Micro/Nanotecnologias e suas aplicações, com foco nos campos da Eletrónica, Biotecnologia e Energia, fornecendo conhecimentos base e competências experimentais únicas para o entendimento e manipulação de materiais e dispositivos em escalas nano e microscópicas, assim como competências transversais em Empreendorismo e Gestão para Inovação.
O compromisso do programa com a inovação posiciona os alunos na vanguarda da ciência e tecnologia, pelo que os mestres de MEMN ficam preparados para atuar em indústrias de relevo internacional, com amplas perspetivas de carreira e taxa de empregabilidade máxima, em sectores como:
Desde a sua origem que o programa mantém diversas colaborações nacionais e internacionais com instituições de ensino superior, institutos estatais, centros de investigação e empresas. Essas parcerias permitem que os alunos realizem projetos de dissertação em diferentes ambientes académicos ou empresarias, conectando a formação universitária com aplicações práticas e oportunidades de networking, o que contribui para uma alta taxa de empregabilidade no mercado global.
Tuition fee - Portuguese students: 1250€ / ano
Tuition fee - Foreign students: 7000€ / ano
TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:
Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da NOVA FCT dispõe de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, reconhecidas internacionalmente, que, junto do ensino de excelência pelo qual primamos, têm permitido formar Engenheiros de Materiais com elevada qualidade científica e técnica.
More info