Faculdade

March 2026

Career Discovery Month

O Career Discovery Month (CDM) é um mês dedicado à exploração de percursos profissionais (incluindo carreiras na indústria, investigação e academia), que nem sempre são lineares entre aquilo que se imagina e aquilo que se concretiza, e ao desenvolvimento de competências para a entrada no mercado de trabalho.

Ao longo do mês de março, poderás contactar com empresas, conhecer trajetórias reais de carreira e descobrir novas oportunidades profissionais.

O evento é gratuito e inclui várias atividades — algumas com inscrição prévia — que te aproximam da realidade profissional.

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos para a nova UC de Atividades Complementares.

Mais informações: careers@fct.unl.pt

 

 

Porque deves participar?

 

• Contacto com empresas e profissionais

• Exploração de Carreiras e novas oportunidades

• Desenvolvimento de competências para a empregabilidade

• Networking com estudantes, Alumni e indústria

• Certificado de participação e acumulação pontos para a nova unidade curricular de Atividades Complementares

Ficaste com dúvidas se deves participar?
Descobre como foi a primeira primeira edição no nosso vídeo.

 

 

Estudar e viver em Portugal

Participantes

Estudantes da NOVA FCT de todos os ciclos de estudo (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento);

Outros interessados em construir ou transformar a sua carreira.

Estudar e viver em Portugal

Formato e Localização

O evento será realizado no Campus de Caparica, NOVA FCT. No cronograma do evento (brevemente disponível) poderás consultar a data e o espaço em que se realiza cada atividade.

Estudar e viver em Portugal

Inscrição

A participação nas atividades é gratuita, mas haverá algumas que irão exigir inscrição para participar.

 

Atividades com inscrição prévia

No cronograma do evento (a anunciar em breve) podes confirmar se a atividade requer inscrição e como a deves realizar.

 

Atividades sem inscrição prévia

Para as atividades que não requerem inscrição, a lotação é limitada à capacidade do espaço onde a mesma decorre. A entrada é feita por ordem de chegada.

 

Programa

Não percas esta experiência transformadora. Confirma as atividades e como podes participar no cronograma.

 

 

3 março
4 março
5 março
6 março
7 março
9 março
10 março
11 março
12 março
13 março
16 março
17 março
18 março
19 março
20 março
23 março
24 março
25 março
26 março
27 março
1 abril

 

Sessão de Abertura

14h00 às 15h00 | Pavilhão Multiusos

Este é o ponto de partida perfeito para quem quer preparar o futuro com mais clareza, confiança e propósito. Nesta sessão vais poder conhecer a organização do Career Discovery Month, as suas temáticas e porque é que participar pode realmente fazer a diferença no teu desenvolvimento.

Não precisas de inscrição mas atenção que só há 40 vagas disponíveis

 

Workshop Plataforma CareerOs

Pavilhão Multiusos

Sessões: 1.ª sessão das 15h00 às 16h00, 2.ª sessão das 16h00 às 17h00

A NOVA FCT disponibiliza gratuitamente aos seus estudantes o acesso à nova plataforma CareerOS, uma ferramenta que ajuda a organizar, gerir e implementar o teu plano de carreira.

Esta sessão irá dar a conhecer todas as funcionalidades da plataforma e irá dar dicas para a usar de forma prática. Para aproveitares ao máximo a experiência, e se possível, traz o teu computador portátil, pois haverá atividades práticas diretamente na plataforma.

Participa, descobre novas ferramentas para o teu futuro profissional e dá o próximo passo na tua carreira.

A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas! Reserva o teu lugar!

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos (que no final da tua licenciatura na NOVA FCT podem ser convertidos em ECTS) para a nova UC de Atividades Complementares.

Para mais informações contacta: careers@fct.unl.pt

Open Day In-Nova

14h30 às 17h30 | Sala Ágora

O Open Day da IN-NOVA tem como objetivo dar a conhecer melhor a júnior empresa da NOVA FCT à comunidade académica durante o período em que as candidaturas se encontram abertas. Esta iniciativa visa explicar o que é uma júnior empresa, qual a sua missão, o impacto que tem junto de empresas e estudantes, bem como apresentar os diferentes departamentos e as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional que oferece.

O evento permitirá ainda esclarecer dúvidas dos interessados, promovendo um contacto mais próximo e informal com a equipa. Conta com um dia dinâmico e de muita partilha!

Inscrições aqui!

Career Engineering: Constrói um Futuro com Significado

14h00 às 15h30 |Pavilhão Multiusos

O trabalho ocupa grande parte da tua vida—e merece ser mais do que uma rotina. Neste workshop, vais explorar como a autoliderança e a automotivação podem transformar a tua experiência profissional, ajudando-te a construir uma carreira com propósito. Através de reflexões práticas e estratégias aplicáveis, vais descobrir o teu papel na organização, desenvolver competências de liderança humanizada e criar um plano para aumentar a tua satisfação e equilíbrio no dia a dia.

A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas! Inscrição

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos (que no final da tua licenciatura na NOVA FCT podem ser convertidos em ECTS) para a nova UC de Atividades Complementares. Este workshop é dinamizado pela Happiness Business School.

Hackathon “Da NOVA FCT para o Mundo”

NOVA FCT

O Hackathon, organizado pela IN-NOVA em articulação com a NOVA FCT, é uma iniciativa intensiva de 48 horas e pretende reunir estudantes em equipas multidisciplinares para desenvolver soluções nas áreas da Sustentabilidade Energética e Ambiental e da Transformação Digital e Infraestrutura Tecnológica. Ao longo do evento, os participantes trabalham na conceção e prototipagem de propostas com aplicabilidade prática no campus e potencial de valorização externa, contando com mentoria de especialistas e avaliação final por um painel com representantes institucionais e empresariais, num ambiente orientado à inovação aplicada e à criação de impacto real.

Inscrição

Innovation Week

9h00 - 17h00 |NOVA FCT

A júnior empresa da NOVA FCT, In-Nova, stá de volta com a 5.ª edição da sua iniciativa de referência. Dois dias intensos de contacto direto com representantes de empresas, através de roundtables e workshops práticos. Este ano, com uma nova aplicação inovadora para potenciar a experiência.

Hoje espera-te:

• 09h00-17h00 | Networking empresarial

• 11h15-12h20- Sala Ágora | Roundtable Influencers

• 17h00-20h00-Auditório da Biblioteca | Momento Cinema

Mais informações aqui.

 

Innovation Week

9h00- 17h00 |NOVA FCT

A júnior empresa da NOVA FCT, In-Nova, stá de volta com a 5.ª edição da sua iniciativa de referência.Dois dias intensos de contacto direto com representantes de empresas, através de roundtables e workshops práticos. Este ano, com uma nova aplicação inovadora para potenciar a experiência.

Hoje espera-te:

• 09h-17h00 | Networking empresarial

• 11h15-12h20-Auditório da Biblioteca | Roundtable com representantes da EY, KPMG e Deloitte

• 17h00-18h00-Auditório da Biblioteca | Final do Hackathon

• 18h00-20h00-Auditório da Biblioteca | Momento Convívio

Mais informações aqui.

 

Round Table Consultoras

 

Carreiras com Impacto: Descobre o teu propósito

14h00 às 15h00|Pavilhão Multiusos

Este workshop, dinamizado pela TeachForPortugal, convida-te a explorar quem és, o que te move e como podes criar uma carreira alinhada com aquilo que realmente valorizas. Através de exercícios de autoconsciência, reflexão guiada e práticas de liderança colaborativa, vais identificar o teu propósito profissional e aprender a aplicá-lo no dia a dia. O objetivo é ajudar-te a construir um percurso com significado, equilíbrio e impacto positivo.

A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas! Inscreve-te aqui.

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos (que no final da tua licenciatura na NOVA FCT podem ser convertidos em ECTS) para a nova UC de Atividades Complementares.

Para mais informações contacta: careers@fct.unl.pt

 

Como Ser Professor? A Engenharia de Criar Impacto na Educação

15h30 às 16h30|Pavilhão Multiusos

Já alguma vez pensaste em ser professor? Este workshop mostra-te como a educação pode ser um caminho profissional tão desafiante e transformador quanto qualquer projeto de engenharia ou ciência. Vais descobrir de que forma as tuas competências analíticas, de resolução de problemas e de trabalho colaborativo podem gerar impacto sistémico nas escolas e na sociedade. A sessão explica, de forma clara, todos os requisitos e percursos possíveis para te tornares professor em Portugal e apresenta-te a Teach For Portugal — uma organização que forma, acompanha e capacita futuros docentes para liderarem salas de aula e comunidades com propósito. Uma oportunidade para explorares uma alternativa profissional onde o teu conhecimento pode mudar vidas.

A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas! Inscreve-te aqui.

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos (que no final da tua licenciatura na NOVA FCT podem ser convertidos em ECTS) para a nova UC de Atividades Complementares.

Este workshop está desenhado para estes cursos em particular:

Licenciaturas:

•Biologia Celular e Molecular

•Bioquímica

•Matemática

•Matemática aplicada à Gestão do Risco

•Química Aplicada

•Engenharia do Ambiente

•Engenharia Química e Biológica

Mestrados:

•Biologia Computacional e Bioinformática

•Biomateriais e Nanomedicina

•Bioquímica

•Biotecnologia

•Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

•Matemática Atuarial

•Matemática e Aplicações

•Química Biorgânica

Para mais informações contacta: careers@fct.unl.pt

 

Fotografia Profissional

12h30 às 14h30 |Edifício I

Queres uma fotografia profissional, para colocares no teu CV ou no teu perfil de Linkedin, que te represente verdadeiramente? Esta é a tua oportunidade!

No âmbito do Career Discovery Month, estamos a organizar uma sessão fotográfica exclusiva para os alunos da NOVA FCT, conduzida pelo nosso fotógrafo - João Lima-, que tão bem consegue captar o melhor de cada pessoa com naturalidade e qualidade.

A sessão será rápida, descontraída e pensada para te deixar confortável em frente à câmara.

Vem viver esta experiência e leva contigo uma fotografia que faz justiça ao teu potencial.

Cuidados e Preparação para a Sessão:

-Veste algo que te represente: roupa confortável, limpa e sem padrões demasiado chamativos.

-Evita acessórios em excesso: menos é mais quando o objetivo é destacar o rosto.

-Descansa bem no dia anterior: uma boa noite de sono faz diferença na expressão.

-Chega alguns minutos mais cedo: ajuda a relaxar e a entrar no ambiente da sessão.

-A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas! Reserva o teu lugar!

 

 

Fotografia Profissional

12h30 às 14h30 |Edifício I

Queres uma fotografia profissional, para colocares no teu CV ou no teu perfil de Linkedin, que te represente verdadeiramente? Esta é a tua oportunidade!

No âmbito do Career Discovery Month, estamos a organizar uma sessão fotográfica exclusiva para os alunos da NOVA FCT, conduzida pelo nosso fotógrafo - João Lima-, que tão bem consegue captar o melhor de cada pessoa com naturalidade e qualidade.

A sessão será rápida, descontraída e pensada para te deixar confortável em frente à câmara.

Vem viver esta experiência e leva contigo uma fotografia que faz justiça ao teu potencial.

Cuidados e Preparação para a Sessão:

-Veste algo que te represente: roupa confortável, limpa e sem padrões demasiado chamativos.

-Evita acessórios em excesso: menos é mais quando o objetivo é destacar o rosto.

-Descansa bem no dia anterior: uma boa noite de sono faz diferença na expressão.

-Chega alguns minutos mais cedo: ajuda a relaxar e a entrar no ambiente da sessão.

-A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas! Reserva o teu lugar!

 

 

Alumni Talks: Da Caparica para o Mundo do Trabalho

16h00 às 17h30 |Pavilhão Multiusos

As Alumni Talks são momentos de encontro entre gerações, onde histórias reais ganham vida e mostram caminhos possíveis. Nestas conversas, antigos alunos partilham de forma aberta as suas experiências, desafios e conquistas, oferecendo uma visão genuína sobre o percurso académico e profissional após a formação. A conversa aprofunda temas essenciais para quem está a preparar a entrada no mercado de trabalho, incluindo:

• Competências mais valorizadas pelos recrutadores;

• Dicas práticas para brilhar em entrevistas;

• Experiências profissionais e extracurriculares que fazem a diferença.

A sessão termina com uma dinâmica rápida e envolvente de “Speed Questions”, onde os participantes poderão colocar questões curtas e objetivas aos antigos alunos, promovendo interações espontâneas e conselhos imediatos.

Prepara as tuas questões e vem juntar-te a esta conversa.

A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas! Reserva o teu lugar!

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos (que no final da tua licenciatura na NOVA FCT podem ser convertidos em ECTS) para a nova UC de Atividades Complementares.

Oradores:

Henrique Marçal - Mestre em Engenharia Química e Bioquímica

Luís Quaresma - Mestre em Engenharia Informática

Ana Rita Duarte - Licenciatura em Biologia Celular e Molecular

 

Talk & Restore: Conversas que Transformam

14h30 às 15h30 | Pavilhão Multiusos

Tal como uma obra que atravessa séculos, também o percurso de cada conservador-restaurador é feito de camadas: escolhas, desafios, acasos felizes e momentos que deixam marca. Nesta conversa, convidamos-te a levantar o véu sobre essas camadas e descobrir as histórias por trás de quem já passou exatamente pelo lugar onde estás agora.

Vem ouvir relatos reais de quem transformou a paixão pelo património numa carreira viva e em constante evolução. Vais perceber como cada projeto, cada estágio, cada erro e cada descoberta funcionou como uma nova camada de proteção, ampliando competências e abrindo portas.

É um momento para te inspirares, fazer perguntas, ganhar clareza e perceber que o teu próprio caminho — tal como qualquer intervenção bem-sucedida — constrói-se com técnica, sensibilidade e, sobretudo, com partilhas que iluminam o processo.

A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas!

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos (que no final da tua licenciatura na NOVA FCT podem ser convertidos em ECTS) para a nova UC de Atividades Complementares.

Esta atividade está desenhada para estes cursos:

•Licenciatura em Conservação e Restauro

•Mestrado em Conservação e Restauro

•Doutoramento em Conservação e Restauro do Património

Inscreve-te aqui.

Para mais informações contacta: careers@fct.unl.pt

Vem descobrir como se restaura um futuro. O teu!

 

Património Digital: Onde o Passado encontra o Futuro

15h30 às 17h00| Pavilhão Multiusos

Neste workshop vais descobrir como a tecnologia está a transformar a forma como preservamos, estudamos e vivemos o património cultural. Através das mais avançadas técnicas de fotogrametria, luz estruturada e laser scanning, vais perceber como objetos emblemáticos dos museus, monumentos e sítios arqueológicos portugueses ganham uma nova vida no mundo digital.

Numa viagem onde a ciência, a arte e a tecnologia se encontram para garantir que o passado continua acessível no futuro surgem novas perspetivas para a fruição, apresentação, investigação, educação e transmissão de conhecimento, enquanto se preserva a materialidade e integridade dos bens físicos.

Atreve-te a imortalizar o património através das atividades que temos preparadas para ti:

- Experiências de Realidade Virtual e Realidade Aumentada

- Visitas Virtuais

- Hands-on Digitalização de um objeto 3D

A participação na sessão é gratuita mas requer inscrição. As vagas são limitadas!

Inscreve-te aqui.

A participação nas atividades do CDM dá direito a certificado, útil para complementar o teu percurso académico e profissional e permite-te acumular pontos (que no final da tua licenciatura na NOVA FCT podem ser convertidos em ECTS) para a nova UC de Atividades Complementares.

Workshop especialmente desenhado para os estudantes dos cursos:

•Licenciatura em Conservação e Restauro

•Mestrado em Conservação e Restauro

•Doutoramento em Conservação e Restauro do Património

Para mais informações contacta: careers@fct.unl.pt

 

Parceiros

Estas iniciativas ganharam força com o apoio inspirador dos nossos parceiros da indústria, das organizações estudantis e das redes de investigação. Vais conhecê-los em breve!

 

 

Alternar Informações