Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data

Ensino

Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data

A transformação digital da sociedade, a explosão da Internet e a popularização das redes sociais, gera atualmente grandes volumes de dados de forma contínua e crescente referidos usualmente por “Big Data”, em setores chave como a saúde, a administração pública, media e comunicação social, marketing e comércio electrónico, finanças, energia, ambiente e urbanismo, telecomunicações, indústria farmacêutica e bioinformática.

A área da Análise e Engenharia de Big Data apresenta uma crescente procura e empregabilidade, e os especialistas na mesma irão desempenhar nos próximos anos um papel cada vez mais interventivo e gerador de valor nos processos de gestão e inovação em todos os domínios da indústria e dos serviços.

Objetivos

O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data tem como objetivo formar especialistas, a nível de um 2.º ciclo de estudos, no domínio emergente de Ciência de Dados e Engenharia de Dados, e destina-se a candidatos com formação ao nível de um 1.º ciclo de estudos, possuidores de bases matemáticas e de programação.

O curso desenvolve competências relativamente ao processamento e análise de grandes volumes de dados por métodos computacionais e matemáticos avançados, e metodologias para procurar e encontrar respostas necessárias aos processos de gestão, monitorização, e otimização, ou extrair conhecimento, tendências, correlações, ou previsões, em particular através de aprendizagem automática.

Os objetivos do curso estão alinhados com a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030“, nos eixos da especialização (item qualificação e criação de maior valor acrescentado na economia) e de investigação (item big data).

Plano curricular

Saídas profissionais

O Mestrado em Análise e Engenharia de Big Data visa a educação de analistas, líderes de desenvolvimento do projeto e especialistas em inovação no campo emergente da Ciência de Dados e Engenharia. Os especialistas nesta área de Big Data são especialmente procurados por todas as empresas e instituições onde são gerados ou são consumidos grandes volumes de dados, nomeadamente na saúde, na administração pública, comércio eletrónico e marketing, finanças, energia, meio ambiente e urbanismo, telecomunicações, media e comunicação social, indústria farmacêutica ou biotecnológica.

Estrutura Curricular

Plano de estudos

O Mestrado decorre em dois anos letivos, sendo o primeiro ano dedicado à componente letiva e o segundo ano exclusivamente dedicado à dissertação. O primeiro semestre consiste em cinco Unidades Curriculares obrigatórias destinadas a criar formações de base comum para alunos de diferentes proveniências. O segundo semestre inclui duas UCs obrigatórias (Seminário e Empreendedorismo) e quatro opcionais escolhidas pelo aluno de entre um bloco de UCs que irão definir o seu perfil de especialização (uma delas poderá ser de um bloco comum oferecido pelos vários Departamentos da NOVA FCT). 

 

1.º Semestre

2.º Semestre

  • Empreendedorismo (3 ECTS, EG)
  • Seminário (3 ECTS, INF/MAT)
  • Bloco de Especialização (6 ECTS, INF)
  • Bloco de Especialização (6 ECTS, MAT)
  • Bloco de Especialização (6 ECTS, INF/MAT)
  • Bloco Livre (6 ECTS, QQ)

3.º/4.º Semestre

  • Dissertação (60 ECTS, INF)

Bloco de Especialização

Funcionamento

As aulas são lecionadas no campus da Caparica, podendo ser lecionadas em regime remoto, dependendo da evolução da pandemia COVID 19. O horário de funcionamento do mestrado é diurno. No entanto para permitir a frequência de alunos trabalhadores, está previsto que:

  • As aulas do primeiro semestre tenham lugar ao final do dia (todos os dias da semana das 16h00 às 20h00), e que no segundo semestre, a maioria das UCs sejam também disponibilizadas com este horário, embora algumas UCs opcionais possam decorrer noutros horários.
  • O curso possa ser realizado em part-time. Segundo as regras da NOVA FCT, os alunos podem fazer o curso no dobro do tempo, fazendo metade das unidades curriculares previstas em cada semestre e pagando metade das propinas por semestre.

Propinas

Estudantes nacionais: 2000 Euros/anual

Estudantes internacionais: 7000 Euros/anual
Regulamento

Candidaturas

1.ª Fase: 12 de fevereiro a 22 de março de 2024

2.ª Fase: 3 de junho a 17 de julho de 2024

TAXA DE ACEITAÇÃO NO MESTRADO:

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 300 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções nem pagamentos em atraso. Qualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituído, mantendo-se o candidato excluído.
 

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

25

Regras de acesso:

Podem candidatar-se:

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em licenciaturas das áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Ciências Naturais ou Economia, sujeito a apreciação curricular do candidato. O programa requer bases matemáticas e noções de computação e programação ao nível de um primeiro ciclo geral de engenharia.;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado, naquelas áreas, de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, naquelas áreas, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA FCT;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do curso.

Critérios de seriação:

  • Classificação de curso;
  • Curriculum académico e científico;
  • Curriculum profissional;
  • Eventual entrevista

Coordenador do curso:

Professor João Moura Pires

maebd.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 33/2017 em 24/05/2017

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 05/04/2017

Validade da acreditação:
6 anos contados a partir de 05/04/2017

Sobre o Departamento de Informática

O Departamento de Informática é uma instituição pioneira e de referência no ensino superior e na investigação científica em Informática em Portugal, tendo já formado milhares de engenheiros informáticos. Atualmente é responsável pela formação de mais de 1200 alunos inscritos em vários cursos e em diversos níveis de formação.

Muitos dos nossos docentes estão associados ao desenvolvimento da Informática no País, por exemplo, na primeira ligação nacional à Internet, na formação dos primeiros doutorados, e na afirmação de Portugal na investigação e inovação em Informática.

Saber mais

Sobre o Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática (DM) é uma unidade de ensino e investigação permanente da NOVA FCT. No DM são desenvolvidas múltiplas atividades no domínio da Matemática que vão do ensino e da investigação à promoção e divulgação, passando pela formação ao longo da vida e pela prestação de serviços à comunidade. O DM é constituído por mais de 70 docentes doutorados.

O DM é responsável pela Licenciatura em Matemática, pela Licenciatura em Matemática Aplicada à Gestão do Risco, pelo Mestrado em Matemática Atuarial, pelo Mestrado em Matemática e Aplicações, pelo Mestrado em Ensino de Matemática, pelo Mestrado em Estatística Aplicada à Saúde, pelo Programa Doutoral em Matemática da NOVA. O DM assegura ainda o ensino das disciplinas propedêuticas da área da Matemática dos diversos cursos da NOVA FCT.

Saber mais