Mestrado em Educação

Ensino

Mestrado em Educação

Objetivos

Promover uma formação académica que permita o desenvolvimento pessoal e profissional de professores e outros profissionais na área da educação, numa lógica de formação ao longo da vida, proporcionando o enriquecimento das práticas profissionais e a melhoria das organizações em que trabalham;

Responder a necessidades e motivações formativas nas diversas áreas de especialidade, refletindo sobre os conhecimentos teóricos respeitantes ao ensino-aprendizagem, complementando os conhecimentos científicos lecionados, problematizando práticas letivas e formas de organização escolar e educativa e ainda promovendo a formação de profissionais reflexivos;

Aprofundar competências em áreas como aprendizagem, interdisciplinaridade, desenvolvimento curricular, metodologias de investigação, tecnologias, ciências, educação e interligação com aprendizagens não-escolares;

Perspetivar a escola e a educação, de forma global e multidisciplinar, integrando vários atores e níveis de escolaridade. 

Os candidatos titulares do grau de licenciatura pré-Bolonha ou de um 2.º ciclo, de um curso que os habilite para o exercício da profissão de educador ou professor dos diferentes níveis de escolaridade, poderão solicitar creditação às unidades curriculares dos respetivos cursos.

Áreas de especialização

  • Especialização em Tecnologias no Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (CTEM)
  • Especialização em História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia
  • Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade
  • Especialização em Complementos de Geologia para o Ensino

Propinas

Estudantes nacionais: 1250 euros (1.º ano); 900 euros/2.º ano

Estudantes internacionais: 3500 euros/semestre

 

Plano curricular

Regulamento

Horário de funcionamento

Prevê-se que as aulas das unidades curriculares comuns a todos os mestrandos decorram às sextas-feira de tarde (15h00-21h00). As aulas das unidades curriculares das áreas de especialização deverão decorrer às quintas-feiras em horário pós-laboral ou noutro horário definido conjuntamente pelos docentes e pelos mestrandos inscritos numa dada área de especialização. Pontualmente, poderão ter lugar atividades letivas também aos sábados de manhã.

Candidaturas

1.ª Fase: 12 de fevereiro a 22 de março de 2024

2.ª Fase: 3 de junho a 17 de julho de 2024

Os candidatos aceites terão de pagar (no prazo máximo de 7 dias seguidos a partir da data de colocação) uma taxa no valor de 100 euros, não reembolsável, a deduzir, após a matrícula, no valor total da propina.
O não-pagamento dentro deste prazo implica a exclusão automática do candidato. Não são consideradas exceções  nem pagamentos em atrasoQualquer pagamento realizado fora de prazo não será restituídomantendo-se o candidato excluído.

Candidaturas

Candidaturas Internacionais

Condições de acesso para o ano letivo de 2024/2025

Vagas para 2024/2025:

40

Regras de acesso:

  1. Os candidatos deverão ser titulares de um curso que os habilite para o exercício da profissão de educador ou professor dos diferentes níveis de escolaridade. A experiência profissional prévia no desempenho dessas atividades é valorizada no processo de avaliação das candidaturas e na seriação de candidatos;

  2. Poderão também ingressar neste curso de mestrado, titulares de outras licenciaturas, desde que exerçam atualmente (ou tenham exercido anteriormente) atividades profissionais na área da educação, por exemplo como técnicos de educação ou como animadores e mediadores socioculturais.

Todas estas condições serão enquadradas de acordo com o estabelecido no artigo 17.º do decreto-lei n.º 74/2006 de 24 de março.

Critérios de seriação:

  1. Currículo académico e científico;
  2. Currículo profissional;
  3. Carta de motivação;
  4. Eventual entrevista.

Coordenador do curso:

Professor João Correia de Freitas

me.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Cr 61/2014 em 20/05/2014

A3ES

Data de publicação da decisão de acreditação: 04/10/2022

Validade da acreditação:
3 anos contados a partir de 31/07/2021

Sobre o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) assegura, na NOVA FCT, o ensino e a investigação em áreas exteriores às ciências fundamentais e às engenharias, dando, assim, aos nosso alunos uma formação estruturada na área das ciências sociais aplicadas, que passa por competências nos campos da expressão e comunicação, das relações entre ciência/tecnologia/sociedade (história, filosofia e pensamento contemporâneo) da ética,  da organização do trabalho e da economia, gestão e empreendedorismo.

Saber mais